Chá de hibisco é termogênico e ajuda a controlar os níveis de gordura no sangue

0 3.119

O chá de hibisco possui uma cor linda e um sabor bem agradável. Ele é muito utilizado como um termogênico, pois auxilia na queima de gordura corporal. Descubra todos os benefícios:

 

Pra que serve o chá de hibisco?

 

O chá de hibisco é feito a partir das partes secas do hibisco, uma flor de aparência encantadora. Ele possui tonalidade vermelha e um sabor adocicado, com um fundinho azedo, muito semelhante ao cranberry. Pode ser consumido tanto quente quanto gelado.

Segundo informações do site Medical News Today, o chá de hibisco possui uso histórico nos países africanos para diminuir a temperatura corporal, tratar doenças cardíacas e aliviar a dor de garganta. Também é muito usado no Irã  para tratar a pressão alta.

 

Auxilia no controle da pressão cardíaca e dos níveis de colesterol

 

Primeiramente, vale lembrar que o uso possui embasamento científico. Isso porque diversos estudos recentes analisaram o possível papel do hibisco no tratamento da pressão alta e do colesterol alto.

Os participantes do primeiro estudo consumiram três porções de de chá de hibisco ou uma bebida placebo diariamente por 6 semanas. De fato, aqueles que beberam o chá verdadeiro viram uma redução significativa na pressão arterial sistólica, em comparação com aqueles que consumiram a bebida placebo.

Uma meta-análise de estudos publicados em 2015 descobriu que beber chá de hibisco também reduz significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica.

Já outros estudos, incluindo uma revisão de 2014 de vários ensaios clínicos, mostraram que consumir chá ou extrato de hibisco aumentou o colesterol bom e também diminuiu os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos.

 

pra que serve chá de hibisco
My Food Story

 

Pode ajudar na perda de peso e no controle dos níveis de gordura no sangue

 

Além de diminuir a pressão arterial, alguns estudos descobriram que o chá de hibisco pode ajudar a diminuir os níveis de gordura no sangue, que são outro fator de risco para doenças cardíacas.

Em um estudo, 60 pessoas com diabetes receberam chá de hibisco ou chá preto. Após um mês, aqueles que beberam chá de hibisco experimentaram aumento do colesterol HDL “bom” e diminuição do colesterol total, colesterol LDL “ruim” e triglicerídeos. (1)

Vários estudos também sugerem que o chá de hibisco pode estar associado à perda de peso e também possui propriedades que combatem a obesidade.

Em uma pesquisa, 36 participantes foram divididos entre 2 grupos. O primeiro ingeriu extrato de hibisco, enquanto o segundo ingeriu um placebo. Após 12 semanas, o grupo que consumiu extrato de hibisco  demonstrou reduções no peso corporal, gordura corporal, índice de massa corporal e também na de medidas entre quadril e cintura. (2)

No entanto, apesar do resultado promissor, vale observar que os ensaios clínicos utilizam o extrato concentrado de hibisco. Por esse motivo, é preciso entender que, embora o chá apresente as mesmas propriedades, as concentrações são menores.

 

É um bom aliado da saúde do fígado

 

Por fim, outra propriedade interessante desse chá herbal diz respeito à saude do fígado. Desde a produção de proteínas até a secreção de bile e a quebra de gordura, o bom funcionamento do fígado é essencial para a manutenção do corpo. Curiosamente, estudos mostraram que o hibisco certamente pode promover a saúde do fígado e ajudar a mantê-lo funcionando com eficiência.

Um estudo em 19 pessoas com sobrepeso descobriu que tomar extrato de hibisco por 12 semanas melhorou a esteatose hepática. Essa condição é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode levar à insuficiência hepática. (3)

Mais pesquisas são necessárias para compreender melhor o papel do chá de hibisco para o bom funcionamento do fígado.

 

benefícios do hibisco para a saúde
Imagem: Caroline’s Cooking

 

Efeitos colaterais e contra-indicações

 

Se usado em excesso, o hibisco pode causar dor de estômago, gases, constipação, náusea, micção dolorosa, dor de cabeça e zumbido nos ouvidos. Mesmo o consumo excessivo de chá de hibisco pode causar tonturas e fadiga transitórias devido ao seu efeito na pressão sanguínea.

Pacientes que sofrem com refluxo gástrico ou úlceras estomacais devem evitar o chá, pois ele pode provocar acidez. Crianças, gestantes e lactantes não devem consumir sem orientação médica.

 

Como fazer chá de hibisco?

 

A receita básica do chá de hibisco é muito fácil. Basta ferver 1 xícara de água, desligar o fogo e acrescentar 1 colher (chá) de folhas de hibisco. Tampe e deixe abafar por 3 a 5 minutos, depois é só coar. Pode ser bebido quente ou gelado e você adoça como preferir.

 

receita de chá de hibisco termogênico
Imagem: Cupcake Project

 

Chá termogênico de hibisco, canela, gravo e gengibre

 

Na sequência, uma receita poderosa para turbinar a perda de peso. Todos esses ingredientes possuem propriedades termogênicas ou diuréticas, por isso a mistura funciona.

O ideal é preparar 1 litro pela manhã e tomar ao longo do dia. Mas cuidado: o consumo de termogênicos perto do horário da noite pode atrapalhar o sono de pessoas que sofrem com insônia.

Se for o seu caso, deixe o consumo para a parte da manhã e após as 15 h dê preferência para chás calmantes naturais.

 

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 a 2 colheres (sopa) de gengibre;
  • Cerca de 2 cm de raiz de gengibre fresco, sem casca;
  • 2 paus de canela
  • 5 cravos-da-índia

 

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, misture a água, o gengibre, o cravo e a canela e leve para ferver.
  2. Assim que levantar fervura, aguarde 5 minutos e desligue o fogo.
  3. Então acrescente as folhas de hibisco e abafe por mais 3 a 5 minutos.
  4. Depois é só coar e adoçar, se preferir.
  5. E, por fim, você escolhe a maneira de degustar. Beba frio ou gelado.

 

Conheça outros aliados naturais da dieta:

 

Suco de chuchu ajuda a perder peso e controlar a hipertensão

Semente de chia é rica em proteínas e pode ajudar no emagrecimento

Chá verde acelera o metabolismo e é rico em antioxidantes. Aprenda a preparar!

Chá de folha de manga ajuda no controle de diabetes e combate a inflamação

 

Chá de hibisco faz o cabelo crescer naturalmente

 

Além de todos os benefícios incríveis para a saúde, o hibisco ainda promove o crescimento capilar. Seja em forma de tônico ou shampoo de hibisco, suas propriedades também aparecem na rotina da beleza.

Isso ocorre porque o hibisco estimula o crescimento capilar, deixa os fios fortes e ainda ajuda a reduzir a oleosidade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy