Chá de folha de manga ajuda no controle de diabetes e combate a inflamação

0 17.556

O chá de folha de manga possui propriedades expectorantes e ainda ajuda a controlar a pressão sanguínea. Essa bebida é muito apreciada na Índia, país de origem das mangas. E é na medicina ayurvédica que a bebida herbal brilha graças às suas características e benefícios para a saúde:

 

Pra que serve o chá de folha de manga?

cha de folha de manga beneficios
Reprodução

 

 

As propriedades antioxidantes e antimicrobianas das folhas de manga podem ajudar a tratar várias doenças de maneira eficaz, como regular a diabetes, diminuir a pressão sanguínea e tratar as dores de ouvido. Agora vejamos o que diz a ciência:

 

Ajuda no controle da diabetes

 

Em primeiro lugar, o chá feito com folhas de manga é muito recomendado na medicina ayurvédica para o controle de diabetes. As folhas tenras da mangueira contêm taninos – chamados antocianidinas – que podem ajudar no tratamento precoce. Também ajuda no tratamento da angiopatia diabética e da retinopatia diabética. Além disso, a infusão também pode auxiliar no tratamento da hiperglicemia. (1)

Outro remédio natural interessante para o controle dos níveis de açúcar no sangue é chá de folha de goiaba. Mas é importante lembrar que os chás, sozinhos, não devem ser encarados como um tratamento. Procure sempre acompanhamento médico.

 

Reduz a inflamação

 

Além disso, as folhas de manga têm sido usadas em medicamentos antigos para reduzir a inflamação nas células. Isso porque a presença de mangiferina nas folhas de manga ajuda a reduzir a inflamação causada por várias razões. De fato, também ajuda a melhorar as habilidades cognitivas e a saúde do cérebro, reduzindo a inflamação causada nas células cerebrais. (2)

Estudos preliminares em roedores sugerem que as propriedades antiinflamatórias das folhas de manga podem até proteger seu cérebro de doenças como a de Alzheimer ou de Parkinson. Em um estudo, o extrato de folhas de manga administrado a ratos com 2,3 mg por libra de peso corporal (5 mg por kg) ajudou a neutralizar biomarcadores oxidativos e inflamatórios induzidos artificialmente no cérebro. (3)

 

Pode auxiliar no emagrecimento

 

Em seguida, outro ponto positivo das folhas de manga: o chá possui propriedades termogênicas, que incentivam a perda de peso. O extrato de folhas de manga pode ajudar a controlar a obesidade, diabetes e síndrome metabólica, interferindo no metabolismo da gordura. (4)

Vários estudos em animais descobriram que o extrato de folhas de manga inibe o acúmulo de gordura nas células dos tecidos. Outro estudo em camundongos mostra que as células tratadas com um extrato de folha de manga tinham níveis mais baixos de depósitos de gordura e níveis mais altos de adiponectina. (5) (6)

A adiponectina é uma proteína de sinalização celular que desempenha um papel no metabolismo da gordura e na regulação do açúcar em seu corpo. Níveis mais altos podem proteger contra a obesidade e doenças crônicas relacionadas à obesidade.

De fato, esses benefícios também podem ser atingidos com o consumo regular do chá de manga.

 

Pode ter propriedades que protegem contra células cancerígenas

 

Várias revisões demonstram que a mangiferina nas folhas da manga pode ter potencial anticâncer, pois combate o estresse oxidativo e combate a inflamação. (7) (8)

Além disso, a casca da manga apresenta um forte potencial anticâncer devido às suas lignanas, que são outro tipo de polifenol. (9)

No entanto, lembre-se de que esses resultados são preliminares e que o chá de folha de manga não deve ser considerado um tratamento contra o câncer.

 

Observação:

Apesar das descobertas promissoras, tenha em mente que os estudos são feitos com extratos concentrados das folhas. Portanto, embora seja interessante conhecer o lado da ciência, o chá de folhas de manga sempre irá fornecer uma concentração menor (e mais segura) dos ativos.

 

Benefícios das folhas de manga para a saúde

benefícios da folha de manga para a saúde
Rossi Naturals

 

De sabor tropical e textura suculenta, a manga é estrela nas receitas de verão. Recentemente, foram as folhas de manga que ganharam destaque graças aos benefícios fornecidos pelo chá feito com as mesmas.

A fruta é rica em vitamina A, vitamina C e minerais como cobre, potássio e magnésio. Mas não para por aí: as folhas de manga – que são descartadas com frequência –  podem realmente funcionar como um ótimo remédio herbal.

Isso porque as folhas de manga estão cheias de propriedades curativas e medicinais. Os benefícios das folhas de manga são tão variados e extensos que também recebem imensa importância na medicina oriental.

Um estudo de 2010 explica: “de acordo com o ayurveda, propriedades medicinais variadas são atribuídas a diferentes partes da mangueira”. A pesquisa ainda conclui que “a manga possui propriedades antidiabéticas, antioxidantes, antivirais, cardiotônicas, hipotensivas e anti-inflamatórias” e sugere pesquisas adicionais para confirmar os indícios iniciais encorajadores, que incluem a redução da pressão arterial e o controle do diabetes.

 

Gosta de chás? Então descubra outras bebidas herbais com propriedades incríveis:

 

Chá de folha de amora para TPM, menopausa e controle do açúcar no sangue

+  Valeriana acalma, combate insônia e ajuda a dormir melhor

Chá de malva: benefícios, contra-indicações e como preparar

+ Erva-doce reduz o inchaço e ajuda na digestão

+ Chá de hibisco é termogênico e ajuda a controlar os níveis de gordura no sangue

 

Como preparar o chá de folha de manga?

como fazer chá de folha de manga
Amazon

 

Se você quer obter todos os benefícios agora mesmo, saiba que o preparo do chá de folhas de manga é muito simples. Dê preferência para as folhas frescas, ainda que as secas também tragam bastante resultado.

Para cada xícara de água, a dosagem recomendada é uma colher de sopa de folhas de manga. Leve a água para o fogo e desligue assim que levantar fervura. Então é só acrescentar as folhas e abafar por 5 minutos. Depois basta coar, adoçar à vontade e beber.

De modo geral, o consumo do chá não tem contra-indicação. No entanto, vale relembrar que crianças, gestantes, lactantes e pessoas alérgicas à manga devem evitar o consumo.

 

Efeitos colaterais e contra-indicações

 

Tanto o extrato quanto o chá das folhas de manga são considerados seguros para consumo humano. Estudos limitados em animais não sugerem efeitos colaterais, embora não tenham sido realizados estudos de segurança em humanos.

Ainda assim, é melhor consultar seu médico para discutir a dosagem e possíveis interações com outros medicamentos antes de começar a ingerir o chá.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy