Lista de Festa Junina comidas Doces e Salgadas para a festa

0

Uma das festas mais esperadas pelo brasileiro é a Festa Junina. Essa celebração conta com diversos itens típicos, como fogueiras, quadrilha, trajes, decoração, brincadeiras e não pode faltar as comidas típicas que fazem tudo ser ainda melhor. Confira uma lista de festa junina comidas salgadas e doces simples e complete essa festança com o que há de melhor!

Lista de Festa Junina comidas Doces

Começando pela sobremesa para não perder tempo, afinal, a comilança é liberada na festa junina e não tem hora para comer doce ou salgado. Confira receitas para montar seu cardápio e adoçar a vida da galera:

1- Bolo de fubá – Lista de Festa Junina comidas Doces

O milho é um dos ingredientes mais tradicionais nas festas juninas e o fubá é uma farinha feita com ele. Foi trazida pelos portugueses ao Brasil e logo se incorporou no dia a dia dos brasileiros. Está no dia a dia e também nessa celebração cheia de gostosura.

Um bolo de fubá fofinho e delicioso porque esse clássico não pode ficar de fora da sua festa. Você vai precisar de 03 ovos, 3/4 xícara (chá) de óleo, 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá, 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 500ml de leite e 01 colher (sopa) de fermento em pó.

2- Amendoim doce

Esse alimento é popular em todas as regiões do Brasil e não pode ficar de fora das festas juninas. O amendoim é consumido o ano todo e nesse época, a procura por doces feitos com ele aumentam muito.

Tudo o que é feito com amendoim é a cara da festa junina, não é mesmo? Esse doce tem a crocância do amendoim e a doçura do chocolate. Perfeito para comer de mão cheia!

3- Paçoca – Lista de Festa Junina comidas Doces

Muito popular no estado de São Paulo, principalmente na região do Vale do Paraíba, a paçoca costuma ser consumida o ano todo, mas a procura é maior durante as festas juninas.

Essa paçoca rolha leva apenas 3 ingredientes e vai ser mais fácil fazer do que sair de casa para comprar. Com 500g de Amendoim Torrado, Sem Pele e Sem Sal, 270g de Açúcar Refinado (Em média 1 e 1/2 Xícara) e 1/2 Colher (Chá Rasa) de Sal, sua paçoca ficará pronta.

4- Pé-de-moleque – Lista de Festa Junina comidas Doces

O pé-de-moleque surgiu no século 16, com a chegada da cana-de-açúcar. É muito popular em Minas Gerais, o doce começou a ser produzido artesanalmente em 1930, mas todo o Brasil ama essa delícia.

Esse é um clássico das Festas Juninas e não podia estar fora da lista. Usando apenas 1 lata de leite condensado, 500g de amendoim, 12 colheres rasas de açúcar e 2 colheres de manteiga você repete essa maravilha em casa.

5- Bolo de milho

O protagonista da festa junina vem com mais uma receita deliciosa para deixar seu arraiá mais saboroso. Como o amendoim, o milho é outro ingrediente facilmente associado a Festa Junina.

Um bolo fofinho e feito com milho de caixinha, é simples e perfeito para incrementar a sua lista. Com 4 ovos, 2 colheres (sopa) manteiga, 3 colheres (sopa) farinha de trigo, 1 lata de milho verde, 2 xícaras e meia de açúcar, 1 xícara de farinha de milho, 50 g de queijo parmesão, 1 litro de leite comum e 1 colher (sopa) fermento químico, você tem o sabor e maciez desse bolo.

6- Arroz-doce – Lista de Festa Junina comidas Doces

Trazido pelos portugueses, o arroz-doce se tornou muito popular nas famílias brasileiras. E para ficar com a cara do Brasil, ele ganhou a adição de leite condensado.

As sobremesas do dia a dia também tem espaço na festa junina. Esse arroz-doce tem aquele gostinho especial de canela e vai deixar todo mundo aquecido na época mais fria do ano. Você vai precisar de: 1 Xícara de chá de arroz, 2 xícaras de chá de água quente, 4 xícaras de chá de leite, 1 vidro de leite de coco, 1 caixinha de creme de leite, 1 caixinha de leite condensado e canela em pó.

7- Pamonha doce assada – Lista de Festa Junina comidas Doces

A origem da pamonha é indígena e é um quitute mega tradicional nas casas brasileiras e nas festas juninas.

E tem como facilitar um dos doces mais trabalhosos que existem, a pamonha. Essa versão assada é feita no liquidificador e leva poucos processos para ficar pronta. Os ingredientes necessários são: 5 espigas de milho verde (+ou- 500g), 1 xícara ou 170g de açúcar, 1 xícara de leite (220ml), 1 colher (café) de sal, 2 colheres (sopa) ou 90g de manteiga ou margarina, 150g de queijo ralado, 1 refratário untado e forno pré aquecido a 200°.

8- Doce de abóbora

Uma mesa de festa junina precisa ser colorida, não é mesmo? E deixe que o doce de abóbora ajude nesse quesito.

Não é tão difícil como parece, o doce de abóbora vai 2,5kg de abóbora descascada, 1,5kg de açúcar cristal ou refinado, 1 pacote de coco ralado e cravo da índia a gosto. Perfeito para uma festa junina com muitos convidados. Não fica em formato de coração, mas vai ganhar o seu.

9- Canjica ou mungunzá – Lista de Festa Junina comidas Doces

Mais um prato indígena que se tornou parte das casas brasileiras e é ótima para a festa junina porque se come quentinha e aquece o estômago nos dias frios.

O mês junino pede por esse doce, então não pode faltar na sua festa. Com milho branco, você faz essa maravilha que é de dar água na boca. Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de canjica de milho branca ou mugunzá 190 gramas, 2 xícaras (chá) de água fervendo 420 ml, 6 xícaras (chá) de água 1.260 ml, 1/2 xícara de coco ralado 40 gramas, 3/4 xícara (chá) de açúcar 135 gramas, 1 xícara (chá) de água 210 ml, 2 paus de canela, 10 cravinhos, 1 vidro de leite de coco 200 ml, 1 caixinha de creme de leite 200 gramas.

10- Curau – Lista de Festa Junina comidas Doces

Festa de São João não está completa se faltar curau, esse doce típico e que é feito com milho.

Para facilitar a receita do curão, essa versão é feita com milho de latinha. Não deixe esse doce típico de fora da sua festa junina. Você vai precisar de: 2 latas de milho verde, 340 gramas (170 gramas cada lata peso líquido), 1 xícara (chá) de leite condensado (280g), 1/2 xícara (chá) de creme de leite (110g), 1/2 xícara (chá) de água (110ml) e canela para polvilhar (opcional).

Lista de Festa Junina comidas Salgadas

Mas nem só de doce vive quem está se divertindo na festa junina. É preciso umas comidas salgadas para dar energia para dançar quadrilha. Confira algumas receitas que precisam estar na sua lista.

1- Milho cozido

O milho se tornou a estrela da Festa Junina desde seu começo no Brasil e além de ser gostoso comido cozido, também é a base dos mais diferentes preparos.

O que essa receita tem de fácil, ela tem de gostosa. E não dá pra imaginar uma festa junina sem milho cozido, não é mesmo? Você vai precisar de: 5 espigas de milho verde, 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher sopa de sal. Para prepará-lo, basta limpar e lavar as espigas, cortar ao meio e colocar na panela de pressão com os temperos. Deixar ferver por 15 minutos depois que começar a pressão.

2- Cachorro quente

Nas barracas do sul e sudeste, o cachorro quente é um quitute que marca presença e não pode faltar de jeito nenhum. O molho de cachorro quente é outra delícia que vem imediatamente na mente quando se pensa em festa junina. E para render mais e ficar mais gostoso, vale a pena cortar a salsicha em rodelas pequenas.

Para fazer o molho, você vai precisar de 13 salsichas cozidas, 2 colheres (sopa) de óleo de soja, 1 dente de alho, 1 cebola média, 1 tomate grande, 1 colher (sopa) de cheiro verde, 1 colher (sopa) de cebolinha, 1 sachê de molho de tomate, 1 sachê de água (340ml,) 1 colher (sopa) de mostarda e 1 colher (sopa) de ketchup.

 

3- Pipoca

Mais uma vez que o milho entra em cena e traz um preparo delicioso para abrilhantar sua festa.

Pipoca tem tudo a ver com festa junina porque é fácil, gostosa e ainda dá para decorar parecendo um milho. Essa receita é super gostosa porque dá um toque a mais de sabor a pipoca. Os ingrediantes são: 6 colheres sopa milho de pipoca estourado, 1 colher chá óleo, 4 colheres sopa manteiga, 1 colher sopa açúcar, 2 colheres chá curry e 1 colher chá sal.

4- Amendoim cozido

Talvez não seja muito comum em todos os lugares, mas o amendoim cozido é um patrimônio do estado de Sergipe e pode ser um diferencial na sua Festa Junina!

Uma forma diferente de comer amendoim e que fica uma delícia. Cozido e sequinho para deixar seus convidados no clima da festança. Cozinhe o amendoim com casca, limão e sal na pressão

5- Canjica salgada com calabresa

Nessa festa tem canjica salgada? Tem sim, sinhô! Confira essa receita deliciosa e que dá sustança pra galera dançar quadrilha até o sol raiar. Separe: 250 g de canjica,  um fio de óleo, 100g de bacon picado, 1 linguiça e meia de calabresa picada, 1 cebola picada, 4 dentes de alho picado, uma pitada de orégano, pimenta-do-reino, carne de porco a gosto, molho de tomate a gosto, água, uma pitada de sal, salsinha e cebolinha a gosto.

6- Pinhão cozido

No sul do país, o pinhão é muito tradicional e perfeito para comer nos dias frios.

E uma comida que só dá nessa época do ano, não pode ficar de fora da sua lista. Veja como fazer um pinhão molinho e sem muito trabalho para comer enquanto curte. Feito na panela de pressão, essa receita tem um truque com uma colher de açúcar.

7- Pamonha salgada

Aposte na variação da pamonha fazendo-a salgada e recheada.

Inove na pamonha salgada fazendo essa versão de liquidificador que é recheada e deliciosa. Você vai precisar de: 8 espigas de milho (1kg), 3 ovos, ½ xícara (chá) de leite, ½ xícara (chá) de óleo, 1 colher (chá) de sal, ½ xícara (chá) de farinha de trigo, salsinha a gosto, 1 gomo de linguiça calabresa em cubos, 100g de queijo parmesão ralado e 150g de queijo muçarela em cubos

8- Cuscuz

O cuscuz é um alimento que tem variações em todo Brasil e representa uma transformação de uma comida tipica africana.

Cuscuz é comida de São João, menine! Esse lanche de sucesso é feito com uma massa de base e você pode rechear do jeito que quiser. Uma maravilha, né? Para fazer seu cuscuz, utilize 2 xícaras de chá de flocão, 1 colher de chá de sal, 1 xícara de chá de água, carne de sol cozida e desfiada ou frango cozido e desfiado, queijo ralado e 1 ovo.

9- Caldo verde

E o frio que faz na época festa junina merece uma comidinha quente e saborosa.

Veja como fazer esse caldo verde de batata que vai ser perfeito para aquecer o estômago e o coração. Separe 2 colheres (sopa) de óleo,  2 dentes de alho, ½ cebola, 1kg de batata, 1 colher (chá) de sal, água suficiente para cobrir as batatas, ½ linguiça calabresa e 3 folhas de couve.

10- Enroladinho de salsicha com massa de pastel

Unindo duas coisas deliciosas: pastel e salscicha, você consegue um quitute simples e saboroso.

Mais uma receita com salsicha que é mega fácil e tem a cara dessa celebração. Além de óleo, você vai precisar de salsicha e massa de pastel. Fácil demais, né?

 

Agora que você já tem o cardápio da sua festa junina, só precisa se preocupar em cuidar da decoração e escolher seu traje para dançar quadrilha e curtir. Aprenda a montar um look perfeito que mistura ideias tradicionais e modernas e vai te deixar no clima da festança.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy