Vitamina A: conheça os benefícios e sinais de alerta para a deficiência

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Você sabia que a vitamina A é fundamental para o sistema imunológico? Ela também ajuda a proteger a visão e faz com que os seus cabelos cresçam fortes, saudáveis e mais hidratados.

 

Para que serve a vitamina A?

beneficios da vitamina A
Imagem: Reprodução via Pinterest

 

Vitamina A É um termo genérico para designar um grupo de compostos lipossolúveis que são muito importantes para a saúde. Assim, a vitamina essencial para muitos processos do seu corpo, incluindo a manutenção da visão saudável.

Além disso, também em função dessa vitamina garantir o funcionamento normal do sistema imunológico dos órgãos, assim auxiliando no desenvolvimento adequado dos fetos no útero.

As principais funções no organismo são:

  • Essencial para a saúde ocular pois evita a degeneração macular;
  • Pode proteger contra certos tipos de câncer;
  • Vital para a fertilidade e o desenvolvimento fetal;
  • Regula o sistema imunológico;
  • Garante cabelos longos e saudáveis

 

Por fim, vale notar que essa é uma vitamina essencial para que os cabelos cresçam saudáveis hidratados. Desse modo, quem está sofrendo com queda capilar deve ficar de olho nos níveis do micronutriente no sangue. Converse com um médico ou nutricionista caso suspeite de deficiência, mas evite a suplementação sem orientação. Isso porque a hiperdosagem pode ser tóxica, como você verá a seguir.

Ingestão diária recomendada

 

No que se refere a ingestão, é recomendado que as mulheres obtenham no mínimo 700 mcg da vitamina ao dia. Os homens, por sua vez, devem ingerir 900 mcg diariamente. Por fim, para crianças e adolescentes a indicação varia de 300 mcg a 600 mcg por dia.

 

Deficiência de vitamina do tipo A

alimentos vegetais com vitamina A
Imagem via Reprodução

 

Embora a deficiência de vitamina A seja rara em países desenvolvidos, ela ocorre comumente em países em desenvolvimento. Isso ocorre pois essas populações podem ter acesso limitado a fontes alimentares dessa vitamina.

Segundo a OMS, essa deficiência é a principal causa de cegueira evitável em crianças em todo o mundo. Além disso, a deficiência de vitamina do tipo A aumenta o risco de anemia e morte em mulheres grávidas, bem como afeta negativamente o desenvolvimento fetal.

Agora que você já sabe os sinais de alerta, vale ficar atento para a dosagem desse micronutriente no sangue. Isso é recomendado, em especial, para as gestantes.

Falta de vitamina A faz o cabelo cair?

VITAMINA A e queda de cabelo
via Instagram

 

Nesse caso específico, tanto a falta quanto o excesso podem levar a queda capilar. Isso porque, apesar da vitamina A ter grande influência no crescimento de novos fios, o excesso do micronutriente no sangue é tóxico e pode fazer com que eles caiam.

É justamente por esse motivo que você não deve, em hipótese alguma, tomar suplementos multivitamínicos sem consultar um nutricionista e avaliar exames de sangue previamente.

Sem saber como estão os níveis sanguíneos, é possível acabar tendo uma intoxicação por excesso de alguma vitamina em específico. Entre outros problemas, isso pode ocasionar uma queda rápida e expressiva dos fios.

 

Além de ser fundamental para a saúde, essa vitamina também é essencial para quem quer ter fios mais longos e saudáveis. Ela pode ser obtida na alimentação ou através de uma ampola capilar, adicionada à hidratação. E você pode encontrar essa ampola disponível em qualquer farmácia, por um preço bem bacana.

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Sinais de alerta para hipervitaminose

vitaminas para gravidas e fetos
Reprodução

 

Embora seja possível consumir essa vitamina em excesso por meio de fontes de origem animal (como o fígado), a toxicidade está mais comumente ligada à ingestão excessiva de suplementos e tratamento com certos medicamentos, como a isotretinoína.

Como a vitamina tipo A é solúvel em gordura, é armazenada em seu corpo e pode atingir níveis prejudiciais ao longo do tempo.

Tomar a vitamina em excesso pode levar a efeitos colaterais sérios. Aliás, pode até ser fatal quando ingerida em doses extremamente altas. A toxicidade aguda da vitamina A ocorre em um curto período de tempo, quando uma única dose vitamínica excessivamente é consumida.

Por outro lado,  a toxicidade crônica ocorre quando doses superiores a 10 vezes a recomendação diária são ingeridas por um período maior de tempo.

Os efeitos colaterais mais comuns da toxicidade crônica – geralmente chamados de hipervitaminose A – incluem:

  • Perturbações da visão
  • Dor nas articulações e ossos
  • Pouco apetite ou nausea e vomito
  • Sensibilidade à luz solar
  • Queda de cabelo
  • Dor de cabeça
  • Dano hepático e icterícia

Alimentos ricos em vitamina A

o que comer para ingerir vitamina A
Harvard Edu

 

Por fim, saiba que essa vitamina pode ser obtida tanto através de alimentos de origem vegetal quanto aqueles de origem animal.

Mas lembre-se: a capacidade do seu corpo de converter efetivamente carotenóides, como beta-caroteno, em vitamina do tipo A ativa depende de muitos fatores – incluindo genética, dieta, saúde geral e medicamentos.

Os alimentos mais ricos em vitamina tipo A ativa são:

  • Gemas de ovo
  • Manteiga
  • Bife de fígado
  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Fígado de galinha
  • Salmão
  • Queijo cheddar
  • Truta

Já os as alimentos ricos em carotenóides da provitamina A, como o beta-caroteno, incluem:

  • Batata doce
  • Abóbora
  • Cenoura
  • Couve
  • Espinafre
  • Repolho
  • Acelga
  • Pimentas vermelhas
  • Couve
  • Salsinha

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