Chá de valeriana acalma, combate insônia e ajuda a dormir melhor

0

O chá de valeriana é um dos calmantes naturais mais conhecidos e utilizados no mundo inteiro. Aliás, a raiz valeriana é conhecida como  “Valium da natureza” e por aí já dá para perceber a eficácia, não é mesmo?

Essa bebida é muito indicada para promover a tranquilidade, melhorar o sono e combater a insônia.

Pra que serve o chá de valeriana?

 

O chá de valeriana é uma bebida herbal feita a partir das raízes e caules subterrâneos da planta Valeriana officinalis. Os possíveis benefícios do chá chá incluem melhora do sono, redução do estresse, alívio dos sintomas menstruais e até uma redução dos sintomas da menopausa.

De acordo com o banco de dados do Therapeutic Research Center Natural Medicine, algumas evidências mostram que tomar valeriana pode reduzir o tempo necessário para adormecer e também melhorar a qualidade do sono.

 

benefícios da valeriana para a saúde
Reprodução

 

Um estudo em adultos com insônia constatou que uma dose única de valeriana permitiu que eles alcancem um sono profundo 36% mais rápido. Além disso, o tempo que passaram em sono profundo aumentou durante 14 dias tomando valeriana.

Além disso, a valeriana concentrada também pode ajudar as pessoas que sofrem de insônia depois de parar de tomar benzodiazepínicos, medicamentos sedativos que podem levar à dependência ao longo do tempo.

É importante observar que a maioria dos estudos é feita usando a valeriana em forma de comprimido ou cápsula, não especificamente sobre chá, que provavelmente fornecerá uma menor concentração da planta. Apesar disso, o consumo da bebida também serve ao mesmo propósito e faz ainda mais efeito com o uso contínuo.

Alguns acreditam que o chá de valeriana pode diminuir a ansiedade ou o estresse psicológico, mas estudos científicos não forneceram evidências consistentes para apoiar esse benefício.

Estudos de laboratório limitados mostraram que o consumo da valeriana pode ajudar a aliviar cólicas menstruais. Já outros dois estudos mostraram que a valeriana pode melhorar as ondas de calor e a insônia em mulheres na pós-menopausa, de acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

Benefícios da valeriana

 

  • Acalma e induz a um sono tranquilo;
  • Pode ser uma aliada poderosa no combate à insônia;
  • Ajuda a aliviar cólicas menstruais;
  • Alivia as ondas de calor e sintomas da menopausa;
  • Reduz os sintomas da síndrome das pernas inquietas e diminui a sonolência diurna; (1)
  • Melhora os sintomas físicos, emocionais e comportamentais da TPM. (2)

 

Como fazer chá de valeriana?

chá de valeriana preparo
© Unsplash

 

O chá de raiz de valeriana – ou chá de valeriana – é vendido com mais freqüência na forma de saquinhos de chá, mas você também pode encontrar alguns fornecedores que vendem a variedade de folhas soltas.

Você prepara este chá de ervas como prepararia os chás mais tradicionais.

 

Ingredientes:

  • 250 ml de água fervente
  • 1 saquinho ou 1 colher de chá de raiz de valeriana

 

Modo de preparo:

  • Adicione o chá à água fervente;
  • Tampe a xícara e deixe abafar por 5 minutos:
  • Depois é só coar e tomar!

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Efeitos colaterais do chá de valeriana

 

Você não deve tomar chá de valeriana se estiver tomando um medicamento usado para tratar ansiedade, insônia, convulsões ou outros distúrbios psiquiátricos. Nesses casos, converse com o seu médico antes de optar pelo tratamento natural, uma vez que a raiz pode interferir na ação dos medicamentos.

Como o chá de valeriana tem propriedades sedativas, não é indicado combinar essa bebida com bebidas alcoólicas ou com outras pílulas e/ou medicamentos que promovam sono ou relaxamento muscular.

Em algumas pessoas, a valeriana pode causar efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, problemas estomacais, nebulosidade, desconforto, distúrbios cardíacos e até insônia. Se você tomar valeriana em cápsulas para dormir, é possível que se sinta letárgico no dia seguinte.

Por fim, para quem sofre com a insônia e está em busca de um tratamento natural, vale ficar de olho na melatonina, o hormônio do sono que pode ser consumido nesses casos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy