Calmantes naturais: soluções poderosas para combater ansiedade e insônia

3

Os calmantes naturais podem ser aliados muito poderosos para tratar a ansiedade e outros sintomas causados pelo estresse. Além dos chás, alguns fitoterápicos e vitaminas também podem turbinar o tratamento e garantir uma melhor qualidade de vida. Tudo isso sem precisar recorrer a remédios.

A ideia parece promissora, e é mesmo. De acordo com o site Healthline, certas ervas contêm fitoquímicos que podem ajudar a aliviar os sintomas associados à ansiedade. Essas ervas podem ser consumidas em formato de tintura, extrato, chá ou cápsula.

 

Os melhores calmantes naturais

calmantes naturais 0001 Camada 6

Conforme falamos anteriormente, existem muitas evidências científicas que suportam a eficácia dos calmantes naturais. Entre os mais conhecidos temos a camomila, lavanda, passiflora e valeriana.

Além disso, é sempre importante fazer um check-up e conferir o nível sanguíneo das vitaminas D e B12. Afinal, elas são responsáveis pela regulação do metabolismo de neurotransmissores, entre outras funções igualmente importantes.

Leia mais:

+ A importância da vitamina D e como tomar sol em casa durante a quarentena

+ Chá de folha de abacate: descubra os benefícios e aprenda a preparar

Quais os chás atuam como calmantes naturais?

 

Na sequência, elencamos os chás mais eficazes para combater ansiedade, insônia e estresse. Todos eles são utilizados de modo seguro e podem fazer parte da sua rotina.

Dessa forma, com o consumo regular, os efeitos serão duradouros e potencializados.

Camomila

calmantes naturais camomila

Em primeiro lugar, é claro, a queridinha e versátil camomila, a mais famosa entre os calmantes naturais. Ela é excelente para a pele, para clarear os cabelos e também atua como um calmante maravilhoso. Mil e uma utilidades, não é mesmo?

 

Para que serve o chá de camomila? 

Bom, ele atua como no organismo a partir de suas propriedades relaxantes e levemente sedativas. Deste modo, é um poderoso aliado para tratar a ansiedade e o nervosismo.

Apesar de ser um chá seguro e um excelente calmante natural, não pode ser tomado por grávidas, uma vez que pode provocar contrações uterinas.

 

Como fazer chá de camomila?

  • Primeiramente, coloque 1 colher (chá) de folhas em uma xícara.
  • Na sequência, despeje a água quente, tampe e deixe em infusão por 3 minutos.
  • Por fim, basta coar e beber.

 

Que tal aprender receitas incríveis de chás diuréticos que funcionam de verdade? Aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

 

Lavanda ou alfazema

calmantes naturais lavanda

Em seguida, uma planta aromática que faz sucesso no mundo todo. As flores de lavanda, além de perfumar, ajudam a induzir ao sono e levar a uma sensação de relaxamento. São calmantes naturais extremamente aromáticos e de aroma delicado.

 

Como preparar o chá de lavanda ou alfazema

  • Despeje 10 g de folhas de lavanda em uma panela com 500 ml de água e leve ao fogo;
  • Desligue quando a água começar a fazer bolinhas, antes de ferver completamente.
  • Em seguida, basta coar e beber.

 

Aromaterapia para ansiedade e calmantes naturais

Nesse caso específico da lavanda, você pode potencializar o tratamento utilizando, também, o óleo essencial de lavanda em um difusor. Para quem sofre de insônia, por exemplo, é recomendado pingar algumas gotinhas do óleo essencial no travesseiro ou ligar o difusos no quarto antes de dormir.

Um estudo de 2012 testou os efeitos da aromaterapia com lavanda na insônia em 67 mulheres entre 45 e 55 anos. Os resultados sugerem que a aromaterapia pode reduzir a freqüência cardíaca a curto prazo e ajudar a aliviar os problemas de sono a longo prazo.

 

Você sabia que a centella asiática também é um poderoso calmante e antidepressivo? Clique aqui e confira todos os benefícios. 

Passiflora (flor de maracujá)

calmantes naturais passiflora

Todo mundo já sabe que o maracujá ajuda a acalmar, não é mesmo? Porém, poucos sabem que a sua flor também é aliada no combate à ansiedade.

Ao todo são mais de 500 espécies de passiflora cultivadas no mundo e muitas delas são usadas com fins fitoterápicos.

Por fim, o chá de passiflora é um calmante natural feito com folhas secas de maracujá e seu consumo ajuda na produção de hormônios de relaxamento, além de ser um aliado na redução da pressão arterial e também daqueles que precisam aumentar a concentração.

 

Como fazer chá de passiflora?

  • Comece colocando 2 colheres (chá) de passiflora em uma xícara de água fervente;
  • Deixe repousar por 10 minutos;
  • Em seguida, coe e beba. Repita até 3 vezes ao dia.

Valeriana

calmantes naturais valeriana

A raiz valeriana é frequentemente chamada de “Valium da natureza”. De fato, esta erva tem sido usada desde os tempos antigos para promover a tranquilidade e melhorar o sono. Seu chá está entre os calmantes naturais mais consumidos e pode ser utilizado para  melhorar o sono, aliviar sintomas de estresse e ansiedade, relaxar o corpo e a mente.

Além disso, o chá de valeriana também serve para aliviar as cólicas menstruais e ajuda na diminuição da pressão arterial. No entanto, é preciso ter cuidado, uma vez que a planta possui diversas contra-indicações.

 

Quem não pode tomar valeriana?

Gestantes e pessoas com sensibilidade a planta não devem fazer uso da substância. Na dúvida, consulte um médico.

 

Como preparar o chá de valeriana?

  • Ferva 500ml de água;
  • Após ferver, acrescente 1 colher (sopa) do chá;
  • Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba.

 

Qual melhor remédio fitoterápico para ansiedade?

calmantes naturais fitoterápicos

Agora que você já sabe quais são os melhores ingredientes naturais para combater a ansiedade e a insônia, vale ficar de olho nos fitoterápicos feitos com seus extratos.

Entre os remédios fitoterápicos calmantes destacam-se o Seakalm (composto por passiflora), Ansiodoron (a base de passiflora e valeriana) e Camomilina C (composto com camomila, vitamina C e vitamina D). Na dúvida, consulte um médico.

Por fim, os famosos florais de Bach também são excelentes aliados no combate ao estresse, ansiedade e inquietação. De acordo com o site Guia da Alma, os mais indicados são Agrimony e Impatiens.

Além das opções listadas anteriormente, você também pode apostar no chá de erva doce. Ele é digestivo, calmante e ainda ajuda a tratar os sintomas e prevenir úlceras estomacais.

Chá de erva-doce reduz o inchaço e ajuda na digestão

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy