Calmantes naturais: soluções poderosas para combater ansiedade e insônia

1 15.914

Os calmantes naturais podem ser aliados muito poderosos para tratar a ansiedade e outros sintomas causados pelo estresse. Além dos chás, alguns fitoterápicos e vitaminas também podem turbinar o tratamento e garantir uma melhor qualidade de vida. Tudo isso sem precisar recorrer a remédios.

A ideia parece promissora, e é mesmo. De acordo com o site Healthline, certas ervas contêm fitoquímicos que podem ajudar a aliviar os sintomas associados à ansiedade. Essas ervas podem ser consumidas em formato de tintura, extrato, chá ou cápsula.

 

Os melhores calmantes naturais

Conforme falamos anteriormente, existem muitas evidências científicas que suportam a eficácia dos calmantes naturais. Entre os mais conhecidos temos a camomila, lavanda, passiflora e valeriana.

Além disso, é sempre importante fazer um check-up e conferir o nível sanguíneo das vitaminas D e B12. Afinal, elas são responsáveis pela regulação do metabolismo de neurotransmissores, entre outras funções igualmente importantes.

Leia mais:

+ A importância da vitamina D e como tomar sol em casa durante a quarentena

+ Chá de folha de abacate: descubra os benefícios e aprenda a preparar

Quais os chás atuam como calmantes naturais?

 

Na sequência, elencamos os chás mais eficazes para combater ansiedade, insônia e estresse. Todos eles são utilizados de modo seguro e podem fazer parte da sua rotina.

Dessa forma, com o consumo regular, os efeitos serão duradouros e potencializados.

Camomila

calmantes naturais camomila

Em primeiro lugar, é claro, a queridinha e versátil camomila, a mais famosa entre os calmantes naturais. Ela é excelente para a pele, para clarear os cabelos e também atua como um calmante maravilhoso. Mil e uma utilidades, não é mesmo?

 

Para que serve o chá de camomila? 

Bom, ele atua como no organismo a partir de suas propriedades relaxantes e levemente sedativas. Deste modo, é um poderoso aliado para tratar a ansiedade e o nervosismo.

Apesar de ser um chá seguro e um excelente calmante natural, não pode ser tomado por grávidas, uma vez que pode provocar contrações uterinas.

 

Como fazer chá de camomila?
  • Primeiramente, coloque 1 colher (chá) de folhas em uma xícara.
  • Na sequência, despeje a água quente, tampe e deixe em infusão por 3 minutos.
  • Por fim, basta coar e beber.

 

Lavanda ou alfazema

calmantes naturais lavanda

Em seguida, uma planta aromática que faz sucesso no mundo todo. As flores de lavanda, além de perfumar, ajudam a induzir ao sono e levar a uma sensação de relaxamento. São calmantes naturais extremamente aromáticos e de aroma delicado.

 

Como preparar o chá de lavanda ou alfazema
  • Despeje 10 g de folhas de lavanda em uma panela com 500 ml de água e leve ao fogo;
  • Desligue quando a água começar a fazer bolinhas, antes de ferver completamente.
  • Em seguida, basta coar e beber.
Aromaterapia para ansiedade e calmantes naturais

Nesse caso específico da lavanda, você pode potencializar o tratamento utilizando, também, o óleo essencial de lavanda em um difusor. Para quem sofre de insônia, por exemplo, é recomendado pingar algumas gotinhas do óleo essencial no travesseiro ou ligar o difusos no quarto antes de dormir.

Um estudo de 2012 testou os efeitos da aromaterapia com lavanda na insônia em 67 mulheres entre 45 e 55 anos. Os resultados sugerem que a aromaterapia pode reduzir a freqüência cardíaca a curto prazo e ajudar a aliviar os problemas de sono a longo prazo.

 

Você sabia que a centella asiática também é um poderoso calmante e antidepressivo? Clique aqui e confira todos os benefícios. 

Passiflora (flor de maracujá)

calmantes naturais passiflora

Todo mundo já sabe que o maracujá ajuda a acalmar, não é mesmo? Porém, poucos sabem que a sua flor também é aliada no combate à ansiedade.

Ao todo são mais de 500 espécies de passiflora cultivadas no mundo e muitas delas são usadas com fins fitoterápicos.

Por fim, o chá de passiflora é um calmante natural feito com folhas secas de maracujá e seu consumo ajuda na produção de hormônios de relaxamento, além de ser um aliado na redução da pressão arterial e também daqueles que precisam aumentar a concentração.

 

Como fazer chá de passiflora?
  • Comece colocando 2 colheres (chá) de passiflora em uma xícara de água fervente;
  • Deixe repousar por 10 minutos;
  • Em seguida, coe e beba. Repita até 3 vezes ao dia.

Valeriana

calmantes naturais valeriana

A raiz valeriana é frequentemente chamada de “Valium da natureza”. De fato, esta erva tem sido usada desde os tempos antigos para promover a tranquilidade e melhorar o sono. Seu chá está entre os calmantes naturais mais consumidos e pode ser utilizado para  melhorar o sono, aliviar sintomas de estresse e ansiedade, relaxar o corpo e a mente.

Além disso, o chá de valeriana também serve para aliviar as cólicas menstruais e ajuda na diminuição da pressão arterial. No entanto, é preciso ter cuidado, uma vez que a planta possui diversas contra-indicações.

 

Quem não pode tomar valeriana?

Gestantes e pessoas com sensibilidade a planta não devem fazer uso da substância. Na dúvida, consulte um médico.

 

Como preparar o chá de valeriana?
  • Ferva 500ml de água;
  • Após ferver, acrescente 1 colher (sopa) do chá;
  • Deixe repousar por 5 minutos, coe e beba.

 

Qual melhor remédio fitoterápico para ansiedade?

calmantes naturais fitoterápicos

Agora que você já sabe quais são os melhores ingredientes naturais para combater a ansiedade e a insônia, vale ficar de olho nos fitoterápicos feitos com seus extratos.

Entre os remédios fitoterápicos calmantes destacam-se o Seakalm (composto por passiflora), Ansiodoron (a base de passiflora e valeriana) e Camomilina C (composto com camomila, vitamina C e vitamina D). Na dúvida, consulte um médico.

Por fim, os famosos florais de Bach também são excelentes aliados no combate ao estresse, ansiedade e inquietação. De acordo com o site Guia da Alma, os mais indicados são Agrimony e Impatiens.

Além das opções listadas anteriormente, você também pode apostar no chá de erva doce. Ele é digestivo, calmante e ainda ajuda a tratar os sintomas e prevenir úlceras estomacais.

Chá de erva-doce reduz o inchaço e ajuda na digestão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy