Como tomar sol em casa durante a quarentena

Hoje a vitamina D é considerada o principal estimulador do sistema imunológico.

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Com a crise do novo coronavírus, tudo mudou na vida da maioria da população. Dizer que todos estamos vivendo tempos difíceis é um eufemismo. Não poder sair de casa, a menos que seja absolutamente necessário, não é uma situação que já experimentamos antes. Por isso, tomar sol em casa é a única maneira de nos bronzearmos e ingerir vitamina D durante esse período. No entanto, existem regras a serem respeitadas para proteger a pele.

Qual a importância de tomar sol na quarentena?

Quando a luz solar natural atinge a pele ele aciona o corpo da produção de vitamina D. A vitamina D também é conhecida como “a vitamina do sol”. É um ingrediente crucial para a saúde geral; protege contra inflamações, reduz a pressão alta , ajuda os músculos, melhora a função cerebral e pode até proteger contra o câncer.
Seu corpo produz vitamina D naturalmente quando é diretamente exposto à luz solar. Você também pode obtê-lo através de certos alimentos e suplementos para garantir níveis adequados de vitamina no sangue.

A vitamina D tem várias funções importantes. Talvez o mais importante seja regular a absorção de cálcio e fósforo e facilitar a função normal do sistema imunológico. Conseguir uma quantidade suficiente de vitamina D é importante para o crescimento e desenvolvimento normais dos ossos e dentes, além de melhorar a resistência a certas doenças.

Modelo toma banho de sol no quintal de casa usando biquíni pajaris na companhia de dois cachorros
Coloque um biquíni e tome sol no quinta (Foto: Pajaris)

É recomendado tomar sol entre 10h da manhã e 15h da tarde. Este é o período de maior incidência dos raios ultra violeta B que auxiliam na absorção da vitamina D pelo organismo.

Como tomar sol em casa

Este ano, no entanto, o mar parece muito distante, e com um bloqueio ainda em andamento, como podemos nos beneficiar do sol? Simples, usando os terraços, varandas ou jardins do condomínio, é possível começar a dourar a pele.

tomar sol em casa
Para tomar sol em casa também é preciso usar protetor (Foto: Shutterstock)

Para conseguir um bronzeado natural e saudável através da exposição solar, é importante tomar vários cuidados, como aplicar protetor com FPS alto e de amplo espectro em todo o corpo, 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol; reaplicar o produto a cada 3 ou 4 horas; evitar os horários em que o sol está mais forte e hidratar a pele depois para manter a cor.

Aproveite para fazer uma marquinha com um biquíni cortininha (o favorito das mulheres por causa da marquinha) e use um chapéu para proteger o rosto, e não se esqueça: o importante é ter a pele protegida.

Atriz Flavia Alessandra usa Pajaris em banho de sol no quintal de casa
Atriz Flavia Alessandra também usa Pajaris em banho de sol.

Para quem quer um resultado imediato, os autobronzeadores são cremes à base de uma substância que, quando entra em contato a pele, proporciona um efeito dourado que parece aquele bronzeado feito pelo sol. Esse produto reage apenas na camada mais superficial de pele (a epiderme), e além da cor, costuma manter a pele saudável e hidratada. O efeito desse produto também costuma durar de 7 a 10 dias.

Tomar sol no apartamento

Para quem possui um jardim ou quintal grande em casa, a saída é mais simples: sentar-se pelo tempo necessário do lado de fora de casa. Porém, nas grandes cidades, cada vez mais pessoas vivem em apartamentos e não têm a mesma opção, mas também é possível absorver a vitamina D sem sair do apartamento.

Para isso, basta abrir as janelas de casa e ficar próximo de alguma delas e deixar os braços e pernas expostos por 20 minutos. Não é necessário vestir roupas de banho ou deitar-se ao sol, como as pessoas fazem na praia, mas é importante abrir a janela, pois o vidro pode atrapalhar a absorção dos raios ultravioletas, que estimulam a produção de vitamina D.

ilustração como tomar sol em casa
Ilustração de Agathe Sorlet (Reprodução)

Pelo mesmo motivo, não é recomendado passar filtro solar. Embora ele seja importante para prevenir o câncer de pele, essa exposição controlada ao sol é benéfica para o organismo. Se a ideia é manter o banho de sol sem deixar o rosto ou a cabeça à mostra, deixar pelo menos 15% do corpo em exposição solar já é o suficiente, dizem os especialistas.

Mas se você quer caprichar e aproveitar o momento, forre uma canga e escolha e aproveite com seu biquíni cortininha.

Alimentos com vitamina D

Alimentos com vitamina D salmão ovos queijo manteiga
Assim como o sol, alguns alimentos também contribuem para a vitamina D (Foto: Shutterstock)

A boa notícia é que alguns alimentos são capazes de ajudar a repor a vitamina D no corpo. Uma dieta rica em alimentos como sardinha, fígado bovino, ovos, iogurte e manteiga, é uma boa fonte para repor os níveis desse hormônio tão importante. Contudo, vale lembrar que é por meio da exposição solar que obtemos 80 a 90% da vitamina absorvida. Portanto, nenhum alimento substitui completamente a rotina de banho de sol.

A nutrição é um fator muito importante a ser levado em consideração também para o banho de sol. Comer alimentos à base de vitamina E ou C aumentará o nível de antioxidantes no organismo. O mesmo vale para os alimentos que contêm melatonina. Ele mencionou tomar vegetais e frutas alaranjadas . Um exemplo? Cenouras, damascos, abóboras e laranjas.

Lembre-se de beber água, chás, ou sucos após o banho de sol para a reposição de líquidos. Neste momento de tantas incertezas que atravessamos, nada é mais certo e seguro que o sol que nasce a cada dia, trazendo luz e calor.

Aproveite para tomar sol em casa.

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