Chá de folha de abacate: descubra os benefícios e aprenda a preparar

63.298

Muito democrático, o abacate é um fruto com inúmeras possibilidades de combinações, sejam elas doces ou salgadas. Desde vitaminas, até saladas, sem esquecer da tradicional guacamole que tanto amamos, é claro! Mas um abacateiro também tem outra fonte de minerais que dificilmente reparamos, mas que merece nossa atenção: as folhas! Recentemente, a folhagem ficou sob os holofotes após blogueiras afirmarem que tomam o chá da folha de abacate.

Mas por que? Você sabe como usar as folhas e a melhor maneira de se preparar um chá? Então confira nosso guia completo sobre folhas de abacate.

 

Chá de folha de abacate

Chá de folha de abacate: Tudo o que você precisa saber!

Possuindo quantidades bem concentradas de minerais como cálcio, ferro e zinco, basta apenas 20g de folhas para se ter 5g de um mix natural de proteínas.

Muito se especula sobre os efeitos do chá da folha de abacate, mas já podemos te adiantar que nem tudo é cientificamente comprovado. Apesar de natural e inofensivo, também não dá para ir tomando o chá em altas quantidades e todos os dias, pois há contraindicações. E claro, mesmo que seja natural, fale com seu médico sobre o uso de chás e ervas.

Neste artigo, vamos te ajudar com todas essas dúvidas e te ensinar como tirar o maior proveito das folhas de abacate.

Folha de abacate rejuvenesce?

Um dos motivos de o chá de folha de abacate ter voltado aos seus dias de glória, foi o fato de ele supostamente estar sendo usado como um aliado no combate ao envelhecimento.

A resposta para essa pergunta é sim, ele rejuvenesce, e temos até uma explicação científica para isso! As folhas do abacateiro possuem fenóis e flavonoides, que são dois antioxidantes e anti-inflamatórios poderosos. Ao ingerir o chá dessas folhas, as duas substâncias atuarão diretamente no combate aos radicais livres que, entre outras coisas, causam o envelhecimento.

É óbvio que o envelhecimento é algo natural, implacável e com o qual todos nós teremos que lidar. Porém, essa e outras técnicas anti-idade te ajudarão a notar as marquinhas do tempo de uma forma mais suave.

 

Folha de abacate emagrece?

Não exatamente. Não é comprovado que o chá de folha de abacate possui um componente que emagreça, mas seu diferencial é a ação diurética. É combatendo o inchaço indesejado e a retenção de líquido que o chá de folha de abacate vai te ajudar a perder alguns quilinhos.

Porém, nem tudo está perdido. Algumas pesquisas feitas com a folha do abacateiro mostraram que em casos onde a dieta é rica em colesterol, substâncias da folha promoveram uma perda de gordura significativa. Mas vale lembrar que não tem nada comprovado, viu?

 

Folha de abacate previne pedra nos rins?

Cálculos renais, popularmente conhecidos como pedras nos rins, são cristais que surgem no canal urinário e causam muitas dores. Alimentação inadequada, consumo em excesso de vitamina C e até o envelhecimento natural do organismo podem causar esse problema.

Ingerir o chá de folha de abacate pode ajudar a prevenir esse problema, SIM! Apenas por seu um líquido, o chá já irá te ajudar. Como dissemos, a folha de abacate possui efeito diurético, o que ajuda na eliminação do sódio do organismo e diminui a retenção de líquidos. Assim, seu organismo filtrará melhor a toda a água que você ingerir e ficará difícil acumular cristais.

 

Folha de abacate combate a hipertensão?

É claro que todos os chás devem apenas ser um complemento ao tratamento principal, orientado por um médico especialista. Principalmente em casos de doenças tão sérias como pressão alta. Nenhum chá substitui o uso de medicamentos, em hipótese alguma.

Mas a resposta é sim! O chá da folha de abacate é um vasodilatador. Promovendo um aumento no tamanho das veias, a folha de abacate fará com que o sangue flua com maior facilidade, auxiliando no controle da pressão arterial.

Outra característica interessante do chá de folha de abacate, é que ele auxilia no rejuvenescimento das veias. Com o passar dos anos, nossas veias tendem a ficar mais rígidas, dificultando assim a passagem do sangue e gerando uma série de problemas. O chá de folha de abacate também retarda esse efeito do tempo.

Chá de Folha de Abacate

Folha de abacate diminui convulsões?

Quanto mais pesquisamos, mais ficamos surpresos com o poder da ação das ervas! Lógico que, como dissemos, procurar um especialista e seguir o tratamento receitado é fundamental, mas, algumas vezes, produtos naturais podem potencializar os efeitos.

Um artigo científico apontou que tanto o abacate quanto suas folhas são usados em remédios africanos no combate a convulsões e epilepsias, principalmente em crianças. Tentando provar a eficácia desses métodos, pesquisadores americanos reproduziram a experiência em camundongos.

A conclusão da pesquisa foi a de que o líquido que sai das folhas do abacateiro possui de fato um efeito anticonvulsionante. Incrível, não é mesmo?

 

Folha de abacate diminui o colesterol ruim?

Muitas pessoas sabem que o abacate tem propriedades para aumentar o colesterol “bom” (HDL) e diminuir consideravelmente o colesterol “ruim” (LDL). O que algumas talvez não saibam é que essa propriedade também está presente nas folhas do abacateiro.

Se você combinar uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, incluir abacate na sua dieta e ingerir o chá de folha do abacate, os resultados possivelmente virão muito mais rápido do que você imagina!

 

Como preparar o chá de folha de abacate?

Cada erva possui seu modo de preparo específico, para garantir que todas as substâncias sejam aproveitadas. Por isso, confira como preparar o chá de folha de abacate:

  • Higienize bem as folhas com água corrente. Se preferir, deixe-as de molho, para garantir que todas as impurezas saiam das folhas.
  • Pique uma folha dentro de uma xícara e acrescente água fervente. Aguarde 30 minutos, retire as folhas ou coe e beba o chá.
  • Caso queira “melhorar” o sabor, nada de açúcar! Adoce com adoçante ou um pouquinho de mel.
  • Se preferir armazenar a bebida, faça quantidades maiores e utilize um recipiente com tampa para deixar o chá na geladeira. Consuma em até 24 horas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy