Semente de chia é rica em proteínas e pode ajudar no emagrecimento

0

A semente de chia está entre os alimentos mais saudáveis do planeta. Cerca de 14% do seu conteúdo é composto por proteínas,  além de também conter grandes quantidades de fibras, ácidos graxos ômega-3 e inúmeros minerais essenciais.

O que é e pra que serve a semente de chia?

benefícios da chia
Naked Foods

 

As sementes de chia são frequentemente chamadas de “superalimento” ou, ainda, alimento funcional. São conhecidos assim os alimentos que oferecem inúmeros benefícios para a saúde além do seu valor nutricional.

Assim como outras sementes nutritivas, a chia também virou queridinha da indústria da dieta e faz sucesso entre os adeptos da alimentação saudável. Isso porque ela pode ajudar a reduzir o apetite, melhorar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a sensação de saciedade e ainda fornecer uma quantidade incrível de vitaminas e aminoácidos essenciais.

Historicamente falando,  as sementes de chia provêm da planta Salvia hispanica L. e foram uma das principais culturas alimentares no México e na Guatemala.  Conta-se que a chia é cultivada como fonte de alimento desde 3500 aC. Sua fama era tanta que as sementes chegavam a ser oferecidas aos deuses astecas em cerimônias religiosas.

De acordo com relatórios da indústria, o mercado global de chia deverá atingir mais de 2 bilhões de dólares em vendas até 2022.

 

por que comer chia
Reprodução

 

Segundo o portal da Escola de Saúde de Harvard, apenas 2 colheres de sopa de sementes de chia (28 gramas) contêm cerca de 140 calorias, 4 gramas de proteína, 11 gramas de fibra, 7 gramas de gordura não saturada, 18% da recomendação diária de ingestão para cálcio e minerais, incluindo zinco e cobre.

Além disso, a chia é a fonte vegetal mais rica em ácidos graxos ômega-3.  Pelos motivos expostos anteriormente, as sementes de chia são consideradas uma proteína de cadeia completa, contendo todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo. Portanto, é uma opção excelente para ser incluída no cardápio dos adeptos à dieta vegetariana.

Principais benefícios da da semente de chia para a saúde

benefícios da semente de chia para a saúde
Nourish You

 

Desde que a chia ganhou popularidade mundial, os estudos sobre seu consumo se tornaram cada vez mais explorados. Na sequência, você confere os principais benefícios de acordo com a ciência:

 

O alto teor de fibras e proteínas na semente de chia pode ajudar no emagrecimento

 

Em primeiro lugar, ressaltamos que embora as pesquisas sejam preliminares,  muitos especialistas em saúde acreditam que o consumo regular de chia pode ajudar na perda de peso.

Isso ocorre porque a fibra solúvel  das sementes absorve grandes quantidades de água e se expande dentro do estômago, o que deve aumentar a sensação de saciedade e ainda  retardar a absorção dos alimentos (2).

De fato, um estudo descobriu que comer sementes de chia no café da manhã aumentava a saciedade e reduzia a ingestão de alimentos a curto prazo. (3)

Embora seja improvável que a chia sozinha promova emagrecimento, muitos especialistas acreditam que elas podem ser uma complemento útil em uma dieta para perda de peso.

Por exemplo, em um estudo de 6 meses em pessoas obesas com diabetes tipo 2 com dieta hipocalórica, ficou concluído que comer chia diariamente causava perda de peso significativamente maior do que a ingestão do placebo. (4)

Sementes de Chia também são ricas em antioxidantes

chia e seus benefícios
Reprodução

Outra área em que as sementes de chia brilham é no seu alto teor de antioxidantes. Esses, por sua vez,  combatem a produção de radicais livres, que podem danificar as moléculas celulares e contribuir para o envelhecimento e doenças como o câncer.

Embora os benefícios dos suplementos antioxidantes sejam debatidos, os pesquisadores concordam que a ingestão de antioxidantes via alimentação pode ter efeitos positivos na saúde (5).

 

Comer chia regularmente pode reduzir o risco de doenças cardíacas

 

Dado que as sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ômega-3, elas podem reduzir o risco de doença cardíaca.

Seus benefícios foram examinados em vários estudos, e embora os resultados ainda sejam inconclusivos, o balanço é favorável.

Estudos preliminares em roedores, por exemplo, mostraram que as sementes de chia podem reduzir certos fatores de risco. Isso inclui triglicerídeos, inflamação, resistência à insulina e gordura localizada na barriga. A ingestão da semente também podemaumentar o “bom” colesterol HDL. (6)

Além disso, alguns estudos mostram que as sementes de chia reduzem significativamente a pressão arterial em pessoas com hipertensão, que é um forte fator de risco para doenças cardíacas.

 

Como consumir a semente de chia?

como consumir chia
Nyssa’s Kitchen

Por fim, saiba que essa semente não possui gosto e pode ser adicionada a sucos, saladas, smoothies, sopas e outras preparações.

Além disso, o pudim de chia também é uma receita cheia de nutrientes, que pode ser preparada no dia anterior e fica uma delícia no café-da-manhã.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy