Ora-pro-nóbis é rica em ferro e proteínas. Aprenda 6 receitas com a planta.

612

A ora-pro-nóbis é uma cerca-viva ornamental muito conhecida na culinária mineira. É também um alimento altamente nutritivo e barato, que merece ser incluído no cardápio do resto do país. Aprenda tudo sobre a planta e as melhores maneiras de consumí-la:

 

Para que serve a planta ora-pro-nóbis?

Benefícios da ora-pro-nóbis
Imagem via Neide Rigo

 

Os mineiros já sabem que, além de ornamental, a Pereskia aculeata (ora pro-nóbis), é uma planta rica em proteínas e também muito nutritiva. Embora seja tradicional na culinária da região, foi apenas recentemente que a hora pra nobres ganhou popularidade no resto do país.

Ela é o que chamamos de PANC (planta alimentícia não-convencional) e ganhou destaque nos últimos anos como uma recomendação para dietas vegetarianas ou veganas. Isso porque essa planta é tão rica em ferro, cálcio e proteínas que chegou até a ficar conhecida como “carne dos pobres”.

Por isso, se você cortou os alimentos de origem animal da alimentação, vale prestar muita atenção nos potenciais dessa planta. De acordo com nutricionistas, ela também aumenta a imunidade ajuda a controlar o apetite.

Cerca de 25% do peso total da Pereskia aculeata é composto de proteínas, alto teor para uma planta. Além disso, ela também contém triptofano, o que ajuda contribuir para a sensação de saciedade e ainda melhora a circulação.

 

 

 

Quanto devo comer por dia?

 

Basta apenas 100 gramas de ora-pro-nóbis por dia para garantir as necessidades diárias de ferro, zinco, Manganês, cobre e também vitaminas A e C em adultos. Você pode consumir as folhas cruas ou em refogado, o que aumenta ainda mais a versatilidade.

 

Como fazer muda de ora-pro-nóbis?

flores de ora-pro-nóbis
Reprodução

 

Aliás, outra grande vantagem da ora-pro-nobis é o fácil cultivo. Basta cortar um galho da planta e deixá-lo em água, por alguns dias, para que brotem raízes.

Você deve, de fato, trocar essa água diariamente. Ao final de uma semana (demora um pouquinho mais no frio), a sua muda já estará pronta para plantar. Em geral, você pode plantar a ora-pro-nobis em qualquer cantinho e ela não precisa de grande quantidade de água ou muita atenção.

Benefícios do chá de ora-pro-nóbis

chá de ora pro nobis
Reprodução

De fato, o chá feito com as folhas de Pereskia aculeata serve para tratar inflamações. Também ajuda no tratamento de úlceras, varizes e até mesmo a cistite, que incomoda muitas mulheres.

Alguns terapeutas naturais indicam o chá dessa planta no tratamento da anemia, embora quando consumida crua seja uma opção ainda melhor.

 

Como preparar o chá de ora-pro-nóbis

 

  1. Em primeiro lugar, aqueça 300 ml de água até ferver.
  2. Na sequência, adicione um punhado de folhas, desligue e abafe por 10 minutos.
  3. Por fim, basta coar e beber ao longo do dia.

 

Como fazer o suco de ora-pro-nóbis?

suco de ora-pro-nóbis
Bela Gil

 

Além do chá, outra forma muito prática de adicionar essa planta na sua rotina é incluí-la no suco verde. Você pode seguir a sua receita preferida de suco e adicionar as folhas e quando for bater no liquidificador.

Incluir as folhas de Pereskia aculeata no seu suco diário irá garantir uma maior ingestão de ferro, cálcio, vitaminas e proteínas. Outra grande vantagem é que você consegue adicionar altas quantidades da folha de um modo bem simples.

Receita de suco verde com ora-pro-nóbis

 

Ingredientes

  • 4 copos de água gelada
  • Suco de 1/2 limão;
  • 20 folhas de ora-pro-nóbis;
  • Rodelas de gengibre (descascado) à gosto;
  • Frutas de sua preferência (maçã, melão e abacaxi são opções interessantes para deixar mais docinho)
  • 20 folhas de Suco de meio limão

Modo de preparo

  1. Primeiro, adicione todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Em seguida, bata por 2 minutos ou até triturar bem;
  3. Depois é só transferir para uma jarra e beber.
  4. Não é preciso coar, assim você mantém as fibras.

Na sequência, confira outra opção de suco verde criada pela Bela Gil:

 

 

Receitas com ora-pro-nóbis

receitas de ora pro nóbis
Uná Alimentos

Como essa planta é uma parte tradicional da culinária mineira, é fácil encontrar muitas receitas deliciosas com ela entre os ingredientes. Confira a seguir:

Farofa de ora-pro-nóbis

 

Essa receita leve farinha de mandioca, cebola, azeite, salsinha e ora-pró-nobis. É um acompanhamento perfeito para a sua refeição e ainda ajuda a incluir proteínas na dieta.

 

Omelete recheado com ora-pro-nóbis

 

Mais uma opção para quem quer aumentar a ingestão de ferro e proteínas na dieta. A receita a seguir leva ovos, folhas de Pereskia aculeata e os complementos que você escolher.

 

Patê de ora-pro-nobis

 

Que tal adicionar mais proteínas e vitaminas ao seu lanche ou café-da-manhã? Para isso, faça em casa esse patê super nutritivo e natural, perfeito para adicionar a sua rotina. Ele ainda leva salsinha, cebolinha, limão e sementes de girassol.

 

 

 

Chips Crocante de Ora-pro-nóbis

 

Por fim, um chips crocante e vegano que ajuda a inserir a planta na sua alimentação. Você pode comer puro ou, ainda, adicionar à saladas e outros pratos.

 

 

 

 

Comentários