Mel aumenta a imunidade? Descubra benefícios, receitas e como usar

3

Desde os tempos antigos, o mel tem sido usado tanto como alimento quanto como remédio.

Isso porque ele é muito rico em compostos vegetais benéficos e ainda oferece vários benefícios à saúde. Além disso, o mel é particularmente saudável quando usado em vez de açúcar refinado que, por sua vez, é composto 100% de calorias vazias.

Descubra os benefícios, mitos, verdades científicas e receitas com mel para aumentar a imunidade.

Mel aumenta a imunidade?

mel beneficios aumenta imunidade

O mel cru é mundialmente reconhecido devido às propriedades antioxidantes, antivirais, antifúngicas e antibacterianas dos fitonutrientes que compõem esse alimento. Uma pesquisa recente da Universidade Estadual do Michigan diz que esse superalimento “é um construtor do sistema imunológico [com] propriedades antioxidantes, antibacterianas e antitumorais“.

Nesse caso, a resposta é afirmativa. É cientificamente comprovado que o mel aumenta, de fato, a imunidade. Além disso, os flavonóides e polifenóis, que atuam como antioxidantes são duas principais moléculas bioativas presentes no mel. Os antioxidantes, por sua vez, ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo.

No entanto, muitos desses benefícios para a saúde são específicos para o mel cru ou não pasteurizado. Em geral, o que ocorre é que  a maior parte do mel que você encontra nos supermercados é pasteurizada.

Durante a pasteurização, o calor elevado mata leveduras indesejadas, pode melhorar a cor e a textura, remove qualquer cristalização e prolonga a vida útil do mel. Porém, a má notícia é que muitos dos nutrientes benéficos também são destruídos no processo.

Por fim, se você estiver interessado em experimentar o mel cru, a melhor escolha é comprar de um produtor local confiável.

Benefícios do mel para a saúde

 

  • Aumenta a imunidade;
  • Seus antioxidantes nele podem ajudar a baixar a pressão sanguínea;
  • Contém traços de vitaminas e minerais, o que faz com que seja mais interessante (do ponto de vista nutricional) do que o açúcar refinado;
  • Curiosamente, vários estudos relacionaram o consumo regular de mel com níveis mais baixos de triglicerídeos, especialmente quando é usado para substituir o açúcar.
  • Faz bem para a pele e os cabelos, quando aplicado topicamente;
  • Eficaz no tratamento da tosse e de resfriados.

 

Esse néctar produzido pelas abelhas é conhecido por seus inúmeros benefícios como, por exemplo, auxiliar na perda de peso, aumentar a energia, tratar a tosse, melhorar o sono, tratar queimaduras e feridas, prevenir doenças cardíacas e até mesmo curar uma ressaca. Também é comprovadamente benéfico para cabelos e pele.

Mel ou açúcar? Qual o mais saudável?

beneficios do mel para a saúde
Imagem: Reprodução

 

Primeiramente, é preciso lembrar que tanto o mel quanto o açúcar são carboidratos compostos principalmente de glicose e frutose. Por esse motivo, eles são usados como ingredientes em muitos alimentos e receitas. A verdade, no entanto, é que ambos podem resultar em ganho de peso, se usados em excesso.

A reputação do mel por ser mais saudável pode ter alguma base, mas ele não é considerado, por si,  um alimento baixo em açúcares. Uma vez que se trata de um alimento que contém outros benefícios a saúde, e não apenas calorias vazias, ele é frequentemente indicado como um substituto mais saudável do açúcar.

Não existe, portanto, uma resposta única. É preciso analisar o contexto antes de fazer a troca. Se você tem diabetes ou doença cardíaca, ou está preocupado com o controle do seu peso, converse com seu médico e nutricionista sobre suas necessidades alimentares. Eles podem trabalhar com você para desenvolver o melhor plano nutricional.

Shots da imunidade com mel

shot da imunidade
Imagem: Popsugar

 

Sabemos que a imunidade é construída ao longo do tempo e depende de inúmeros fatores. No entanto, uma alimentação saudável e balanceada é primordial para mantê-la sempre em alta.

Por esse motivo os shots da imunidade ganharam popularidade nos últimos anos. Eles, por sua vez, podem ser incluídos como aliados na sua rotina. A indicação é tomar logo pela manhã, em jejum.

Shot termogênico de Mel, Limão e Pimenta Caiena

mel shot da imunidade

Mel e limão são a dupla queridinha da imunidade. Além disso, a pimenta caiena também ajuda acelerar o metabolismo.

  • 100 ml de água (morna ou em temperatura ambiente)
  • 1 colher de café de pimenta caiena
  • 1 colher de chá mel
  • 1 unidade de limao espremido
  1. Misture tudo em um copo e beba logo pela manhã

Shot da imunidade contra gripe e resfriados

mel gengibre shot da imunidade

Com limão, laranja, mel, gengibre e alho, esse shot é poderoso para acabar com os resfriados e ainda aumentar a imunidade.

  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 unidade de limão espremido
  • 1 unidade de laranja de umbigo espremida
  • 1 a 2 dentes de alho espremidos ((esprema os alhos previamente e deixe eles de lado por 10 minutos antes de preparar a receita))
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 pitada de pimenta caiena
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1/4 colher de chá de açafrão
  • 1 pitada de pimenta preta
  • 1 colher de sopa de vinagre de cidra de maçã (orgânico, de preferência)
  • 1 colher de sopa de água quente
  1. Para começar, esprema os dentes de alho e reserve por 10 minutos. Isso dá às enzimas a chance de agir e garante o máximo de benefícios.

  2. Misture o mel, açafrão e água quente, até que o mel esteja incorporado e a mistura lisinha

  3. Por fim, adicione os outros ingredientes e beba.

Leia mais:

+ Shot da imunidade: aprenda a fazer essa milagrosa bebida

Chá verde acelera o metabolismo e é rico em antioxidantes. Aprenda a preparar!

Quantas colheres de mel por dia posso tomar?

mulher servindo mel
Imagem: Popsugar

 

De acordo com o jornal LA Times,  basta ingerir uma colher de sopa de mel por dia para obter todos os benefícios desse ingrediente natural.

Acima disso, lembre-se que o mel é um carboidrato e, por sua vez, o consumo excessivo pode ser prejudicial. Assim, ressaltamos que a quantidade recomendada para ingestão diária é entre 1 colher de chá e 1 colher de sopa.

Qual chá tomar para aumentar a imunidade do corpo?

mel aumenta imunidade 0004 Camada 2
Imagem: Instagram / Reprodução

 

Por fim, agora que você já sabe como esse ingrediente pode, de fato, aumentar a imunidade, chegou a hora de incluí-lo na dieta.

Além dos shots vistos anteriormente, o chá também é uma maneira muito popular de ingerir esse néctar da natureza. Uma infusão de mel, limão e gengibre todos os dias faz muito bem para a saúde e ainda previne resfriados. Você pode, ainda adicionar açafrão ao chá, potencializando os efeitos da bebida.

Ingredientes:
  • 1/2 xíc. de Água
  • 2 colh. (sopa) de Açúcar
  • 2 colh. (sopa) de Mel
  • 1/2 limão
  • 1 pedaço pequeno de Gengibre picado
Modo de fazer:
  1. Primeiramente, derreta o açúcar em uma panela até virar um caramelo.
  2. Em seguida, jogue a água quente aos poucos e dissolva o caramelo.
  3. Coloque o mel e vá mexendo.
  4. Adicione o gengibre, mexa mais e espere ferver para reduzir e concentrar o gengibre.
  5. Por último, coe em uma xícara, e esprema o limão.

Confira todo o passo a passo no vídeo a seguir. Esse chá poderoso ajuda a curar gripes, resfriados e dores de gargante. Além disso, pode ajudar a aumentar a imunidade.

a

 

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy