Chá verde acelera o metabolismo e é rico em antioxidantes. Aprenda a preparar!

1 3.127

O chá verde é um poderoso aliado para quem quer emagrecer, acelerar o metabolismo e adicionar mais antioxidantes na dieta.

Além de ser rico em polifenóis e vitamina C, o chá é também apontado como um aliado da memória e da concentração. Descubra tudo sobre esse elixir da saúde:

 

Quais são os benefícios do chá verde?

Imagem de chá verde sendo servido em uma xícara

O chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis do planeta. Assim como falamos anteriormente, ele é turbinado com antioxidantes que têm muitos benefícios para a saúde. Entre eles:

  • Melhora a função cerebral;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Reduz inflamações no organismo e pode auxiliar na proteção contra o câncer;
  • Reduz  o risco de doença cardíaca;
  • Tem propriedades calmantes, apesar de possuir cafeína.

 

benefícios do chá verde
Lista de benefícios do chá verde. Salve para ler sempre!

 

Outra boa notícia é que o chá verde pode auxiliar na concentração e foco, devido à união de dois compostos. O chá verde contém menos cafeína que o café, porém já é o suficiente para produzir efeito. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode funcionar em sinergia com a cafeína para melhorar a função cerebral.

De acordo com o site Healthline, estudos mostram que a cafeína e a L-teanina podem ter efeitos sinérgicos. Isso significa que a combinação dos dois pode ter efeitos particularmente poderosos na melhoria da função cerebral.

 

É verdade que o chá verde emagrece?

 

Sim, isso ocorre porque o chá auxilia a queimar gordura e acelerar o metabolismo.  Em outras palavras, os compostos no chá verde aumentam os níveis de hormônios que dizem para as células adiposas quebrarem a gordura. Isso libera gordura na corrente sanguínea e a disponibiliza como energia.

Para queimar gordura, seu corpo deve primeiro quebrá-lo na célula adiposa e movê-lo para a corrente sanguínea. Estudos em animais sugerem que os compostos ativos do chá verde podem auxiliar esse processo, aumentando os efeitos de alguns hormônios queimadores de gordura, como a noradrenalina.

O principal antioxidante do chá, o EGCG, pode ajudar a inibir uma enzima que quebra o hormônio noradrenalina. Quando essa enzima é inibida, a quantidade de noradrenalina aumenta, promovendo a quebra de gordura, conforme apontam os estudos elencados pelo site Healthline.

De fato, a cafeína e o EGCG – ambos encontrados naturalmente no chá verde – podem ter um efeito sinérgico. No entanto, lembre-se que ingredientes sozinhos não fazem milagre. Por isso, mesmo apesar do chá ser eficiente, é preciso combiná-lo com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares para obter resultados consistentes e duradouros.

 

 

Quem deve evitar o chá verde?

chá verde com limão

Apesar dos seus benefícios, também existem alguns riscos associados ao consumo do chá verde. Quem sofre com a insônia, por exemplo, deve ter cuidado ao tomar a bebida. Isso ocorre porque o chá contém doses de cafeína. Assim, quem for sensível à substância deve evitá-lo ou, então, procurar por chás verdes descafeinados.

Além disso, o consumo do chá em excesso pode ser prejudicial para quem sofre de gastrite, uma vez que ele pode aumentar a secreção gástrica.

Por fim, gestantes e lactantes precisam ter sempre atenção redobrada antes de incluir qualquer alimento novo na dieta. Sempre consulte um médico de confiança.

Receitas de chá emagrecedor para acelerar o metabolismo

 

Agora que você já sabe todos os benefícios desse elixir saudável, chegou a hora de aprender como prepará-lo. Muitas pessoas desistem do chá verde por considerá-lo amargo. No entanto, isso não é inteiramente verdade.

O sabor desse chá é delicado e suave, desde que preparado corretamente. Por isso, uma dica é se atentar ao tempo de preparo e nunca colocar o chá diretamente para ferver.  O ideal é ferver a água separadamente e depois cobrir as folhas com a água em um bule.

Leia mais:

+ Chá de folha de abacate: descubra os benefícios e aprenda a preparar

Como tirar o amargor do chá verde?

 

Aqui vai o primeiro segredo do preparo desse chá: quanto mais tempo você deixar as folhas na água, mais amargo ele fica.

Por isso, o ideal é colocar as folhas do chá na água por cerca de dois a três minutos. Isso extrai cerca de 60% das catequinas, 75% da cafeína e 80% da L-teanina.

Quanto mais tempo na água, mais bioativos serão obtidos. No entanto, o sabor também tende a ficar mais forte. Em ambos os casos, é interessante combinar com outros ingredientes que suavizam o amargor.

 

Receita de chá verde com hibisco, cravo e canela

chá verde com hibisco, cravo e canela
Mistura de chá verde com hibisco, cravo e canela acelera o metabolismo e é uma delícia.

 

Ingredientes:
  • 3 colheres (sopa) de flor de hibisco desidratad;
  • 1 colher (sopa) de chá verde;
  • 2 cravos;
  • 2 a 3 paus de canela;
  • 1 litro de água.
Como fazer:
  1. Ferva a água até borbulhar;
  2. Misture os ingredientes em um bule ou jarra e despeje a água fervente;
  3. Abafe por cerca de 2 a 3 minutos. Caso deixe mais do que isso, o chá emagrecedor pode amargar.
  4. Coe e beba ao longo do dia. É possível, ainda, adicionar algum adoçante natural como stevia
Contraindicações:

Tanto o chá verde quanto o chá de hibisco podem irritar a mucosa gástrica. Por isso, quem sofre com gastrite deve ter cuidado com a ingestão desses compostos.

Receita de chá verde com gengibre, limão e hortelã

receita de cha verde com gengibre limão e hortelã
Ingredientes:
  • 1 litro de chá verde pronto;
  • 1 limão espremido;
  • Cerca de 5 centímetros de gengibre fresco;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1/2 copo de água.
Como fazer:
  1. Prepare o chá verde e deixe gelar;
  2. Em um liquidificador, misture todos os ingredientes e bata bem.
  3. Coe e sirva bem gelado.
  4. Se preferir, adoce com um adoçante natural.

Qual melhor horário para tomar chá verde?

Isso depende bastante da sua sensibilidade a cafeína. Uma vez que esse é um bioativo do chá, ele deve ser levado em consideração. Quem tem insônia, por exemplo, deve preferir tomar a bebida de manhã, assim ela não irá impactar no sono noturno.

Por outro lado, quem quer aproveitar ao máximo seus benefícios pode preparar o chá diversas vezes ao longo do dia. Ainda é possível, por fim, fazer alguma das receitas anteriores pela manhã, em quantidade, e beber o chá emagrecedor ao longo do dia.

Isso ajuda a aumentar o consumo de água, que também é essencial para auxiliar na perda de peso.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy