Ciclo das sementes para regular os hormônios de forma natural

2

Você já ouviu falar no ciclo das sementes? Trata-se de um protocolo completamente natural, que age como um modulador dos hormônios femininos ao longo do ciclo menstrual.

 

O que é o ciclo das sementes?

o que é o ciclo das sementes
Revista Saúde

 

Em primeiro lugar, vale lembrar que esse é um protocolo holístico que visa regular os hormônios femininos a partir de uma combinação de alimentos.

Esses dois hormônios – chamados de estrógeno e progesterona – possuem grande impacto no organismo. Por isso, quando estão desregulados os sintomas começam a se manifestar. A nutricionista Priscila Riciardi é uma das entusiastas que ajudou a popularizar a técnica no Brasil.

Ela explica que o desequilíbrio hormonal causa TPM, aumento rápido de peso (em especial nas coxas e no quadril, ansiedade, irregularidades no ciclo menstrual e também ovário policístico. Se você está sofrendo com algum desses sintomas, saiba que o ciclo das sementes pode ajudar.

 

 

Como funciona o ciclo das sementes?

 

Esse protocolo consiste de um rodízio de 4 sementes diferentes ao longo do mês, sendo elas: abóbora, linhaça, gergelim e girassol. Assim, durante o ciclo, são feitas combinações pensadas em cada fase.

O ideal é repetir o ciclo pelo menos durante 3 meses para obter o máximo de benefícios. Como se trata de um protocolo holístico, pode levar um tempinho até que o organismo comece a mostrar os efeitos. Apesar disso, muitas adeptas relatam melhora nos sintomas logo no primeiro mês.

 

como fazer o ciclo das sementes
Pri Riciardi

 

1- Fase folicular

 

Essa é a primeira fase do ciclo hormonal feminino e começa logo no primeiro dia da menstruação. Se o seu ciclo tem 28 dias, a fase folicular dura até o dia 14.

Como nesse período o estrógeno é hormônio predominante, é ideal manter o controle para que não haja excesso nem falta, já que ambos os casos criam sintomas indesejados.

 

Na primeira fase você vai consumir todos os dias:

  • 1 colher (sopa) de semente de abóbora sem casca
  • 1 colher (sopa) de semente de linhaça

O ideal é que a linhaça seja triturada ou adicionada nas preparações que passam pelo mixer/ liquidificador. Já a semente de abóbora pode ser consumida normalmente, vale adicionar em saladas ou comer como um lanchinho.

Atenção: quem está em idade fértil e possui níveis baixos de estrógeno deve reduzir ou até eliminar a semente de linhaça.

 

 

 

2- Fase lútea

 

Logo na sequência começa a fase lútea, que é quando que começa após a ovulação, por volta do dia 15 de um ciclo de 28 dias. Aqui o objetivo do ciclo das sementes é manter os níveis de progesterona bem como estimular a produção natural.

De acordo com Priscila Riciardi, a progesterona é fundamental na regulação da memória, ansiedade, tireóide e humor. Além disso, também atua como controle do exceso de estrógeno e age como relaxante muscular, de modo que manter seus níveis sob controle reduz as cólicas menstruais.

 

Na segunda fase você vai consumir todos os dias:

  • 1 colher (sopa) de semente de gergelim
  • 1 colher (sopa) de semente de girassol sem casca

 

 

Benefícios das sementes para equilibrar os hormônios femininos

benefícios das sementes para regular hormônios femininos
Reprodução

 

Semente de linhaça

 

A primeira é rica em lignana, um fito hormônio capaz de se ligar nos receptores de estrógeno. Por isso ela regula produção do hormónio e ainda impede o excesso de estímulo dos receptores de estrógeno no corpo.

 

Semente de girassol

Na sequência, um ingrediente que possui alto teor de selênio e ácido linoléico. Essa combinação ajuda a manter os níveis adequados de progesterona logo após a ovulação

 

semente de gergelim faz bem pra que
Reprodução

 

Semente de abóbora

 

Rica em zinco, a semente de abóbora ajuda na formação dos hormônios. Além disso, ela ainda previne a conversão do estradiol em estrona que é, de fato, uma forma indesejada de estrógeno.

Semente de gergelim

 

Por fim, o gergelim além de ser rico em cálcio ainda ajuda a amenizar as dores e incômodos da menstruação. Ele também atua na modulação de estógeno e entra no protocolo para preparar o nosso organismo para um novo ciclo menstrual.

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy