Chás para menstruação atrasada: 3 receitas naturais para fazer em casa

0 1.406

Os chás para menstruação atrasada podem ajudar a regular o fluxo de maneira natural. Eles são excelentes aliados nos casos onde fatores externos causam irregularidades no período menstrual. Contudo, o consumo é contra-indicado em caso de suspeita de gravidez.

Vale ressaltar que, antes de testar qualquer receita, é recomendável consultar um médico de confiança para compreender as causas do problema. É importante também lembrar que ainda não há comprovação científica de que o chá seja responsável por adiantar o ciclo menstrual.

 

Chás para menstruação atrasada realmente funcionam?

chás para menstruação atrasada
Reprodução

 

Em primeiro lugar, lembramos que os chás possuem de fato propriedades medicinais. Por isso, muitas receitas passadas de geração após geração são realmente eficazes.

No caso da menstruação atrasada, os chás podem ajudar a fazer com que o fluxo dessa mais rapidamente. Isso ocorre quando utilizamos ingredientes naturais que favorecem a contração do músculo uterino, estimulando assim a descamação do útero e, por consequência, acelerando a menstruação.

No entanto, lembre-se que o contrário também é válido. Portanto, se você sofre com muitas cólicas e fluxo intenso durante período menstrual, o melhor é evitar esse tipo de chá na rotina durante a menstruação.

Também é interessante notar que grande parte dos chás utilizados para descer a menstruação não possui comprovação científica. No entanto, isso ocorre porque esses ingredientes naturais não são considerados atrativos para indústria farmacêutica, por isso existe uma falta de estudos a respeito.

Dessa forma, apesar da falta de comprovação, é conhecimento empírico que de fato funciona. Por isso, se você está sofrendo com o atraso, vale a pena fazer teste e apostar no consumo dos chás para menstruação atrasada.

 

Receitas de chás para descer a menstruação atrasada

chás para descer a menstruação
Reprodução

Antes de começar a preparar os chás para menstruação atrasada, certifique-se que a causa do atraso não seja uma gravidez. O ideal é fazer um teste de farmácia antes de tentar forçar a menstruação. Apesar de serem naturais, alguns ingredientes podem certamente prejudicar o desenvolvimento fetal, ainda mais em estágios iniciais.

Chá de canela para descer a menstruação

chá de canela para menstruação atrasada
Pinterest

 

Em primeiro lugar, o mais famoso entre os chás para menstruação atrasada. Com certeza você já ouviu essa receitinha do tempo da vovó.

Isso porque, de fato, o chá de canela faz com que a menstruação desça mais rápido. Por esse motivo, é também um bom aliado daquelas mulheres que sofrem com a menstruação irregular.

Embora seja eficiente em ambas as situações, o consumo do chá de canela indicado apenas para adiantar a menstruação em um ou dois dias. Evite em caso de suspeita de gravidez, pois o consumo excessivo da canela pode ser abortivo.

 

Ingredientes:

  • 3 paus de canela
  • 300 ml de água

 

Como fazer:

  • Para começar, misture a canela água e leve para ferver;
  • Após levantar fervura, deixa a mistura no fogo por cerca de cinco minutos. Em seguida, desligue a chama e a base até amornar. Por fim, basta colar, adoçar ( se necessário) e beber.
  • Como se trata de um chá bem forte, o ideal é não exagerar no consumo. Além disso, se você consumir essa receita em excesso, pode sofrer com um fluxo menstrual muito intenso.

Chá de arruda para menstruação atrasada

Chás para menstruação atrasada arruda
Reprodução

 

Na sequência, outro chá que faz a menstruação atrasada descer.  Assim como no caso da canela, o chá de arruda também deve ter um consumo bem controlado. Por isso, conforme falamos anteriormente, não consuma em caso de suspeita de gravidez.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de arruda
  • 1 xícara de água fervente

Como fazer:

  1. Adicione a Arruda na água e tampe. Deixe repousar por até 10 minutos. Na sequência, basta Quari beber.
  2. Se você deseja regular o fluxo menstrual, pode beber até três xícaras de chá diariamente, antes da menstruação.

 

Chá de gengibre

Chá de gengibre para menstruação atrasada
Reprodução

 

Por fim, o gengibre também ajuda a fazer com que a menstruação atrasada desça. Outra grande vantagem é que, desde que usado em doses baixas, ele é considerado seguro na gravidez. Apesar disso, não exceda o consumo de 1 g por dia por um máximo de quatro dias seguidos.

Ingredientes

  • Uma rodela de cerca de 3 cm de raiz de gengibre fresca
  • 300 ml de água

Como fazer:

  1. Leve a água e o gengibre para o fogo.
  2. Após levantar fervura, deixe a mistura apurar por 5 minutos, depois desligue e aguarde 10 minutos.
  3. Está pronto, agora é só coar e, se necessário, repetir a receita 2 vezes ao dia até a menstruação descer.

Quantos dias de atraso na menstruação é normal?

 

Nem sempre menstruação atrasada significa gravidez. Isso porque é normal que algumas mulheres tenham o seu ciclo menstrual desregulado. Por esse motivo, o atraso de alguns dias pode ser normal.

Em média, uma menstruação pode atrasar até 10 dias da data esperada. Nesses casos, se descartada a chance de gravidez, é possível que o atraso se dê por conta de transtornos físicos ou emocionais. Alguns fatores externos e até mesmo alimentação também podem ocasionar o atraso.

Por fim, para que você se sinta mais tranquila, o ideal é fazer um teste de farmácia para descartar imediatamente a possibilidade de gravidez.

Esse passo também é indicado antes de começar a tomar os chás para menstruação atrasada, uma vez que o consumo em excesso pode ser abortivo ou causar má formação fetal.

Causas da menstruação atrasada

 

  • Ansiedade e estresse podem causar atraso ou, ainda, irregularidade no ciclo menstrual feminino;
  • Distúrbios alimentares (como anorexia) ou de imagem (como vigorexia) podem causar um quadro de amenorréia, que é quando a mulher para de menstruar sem estar grávida;
  • Má alimentação e falta de nutrientes adequados também pode interferir no ciclo menstrual;
  • Tanto a obesidade quanto o peso muito abaixo do esperado podem provocar ciclos anavulatórios;
  • Por fim, outra causa comum do atraso menstrual é a síndrome do ovário policístico. Nesse caso, os atrasos ou ausência da menstruação são causados pela produção excessiva do androgênio, hormônio que interfere no ciclo menstrual.

Em conclusão, se a gravidez foi descartada e o seu problema menstrual possui outras causas prováveis, vale apostar nos chás para menstruação atrasada.