Chá de cavalinha acelera o metabolismo. Descubra todos os benefícios!

1

O chá de cavalinha, quando utilizado dentro de uma dieta balanceada, é um ótimo aliado para quem quer emagrecer e combater a celulite. Confira todos os benefícios da bebida e aprenda como preparar:

 

Pra que serve o chá de cavalinha?

para que serve chá de cavalinha
Essa é a cavalinha in natura. Imagem: Reprodução

 

A cavalinha (Equisetum arvense, em latim) é uma erva perene comum que cresce na Ásia, Europa e América do Norte, principalmente em regiões com clima temperado. Apesar de ser considerada uma erva daninha, mas é muito valorizada pelos benefícios que traz para a saúde. Ela é comprovadamente diurética, anti-inflamatória, rica em flavonóides, vitamina C e silícios.

Há muito que suas propriedades são apreciadas pela humanidade. Os gregos antigos, por exemplo, usavam o chá de cavalinha para tratar feridas. Já os romanos tratavam problemas nos rins e na bexiga, além de um remédio para artrite e tuberculose, alguns desses benefícios já comprovados pela medicina moderna.

Na medicina Ayurvédica, esta erva é usada especialmente para acalmar os nervos, nutrir células cerebrais e tratar tecidos internos e externos do corpo.

O nome “cavalinha” deriva do fato óbvio de que a planta se parece muito com os pelos grossos da cauda de um cavalo. Ainda por esse mesmo motivo, a cavalinha costumava ser amarrada à cauda de um cavalo ou do gado para ajudar a afastar as moscas. Outros nomes comuns foram dados ao longo da história para esta planta. Se você estiver comprando o chá fora do Brasil, procure por “horsetail”. 

 

Benefícios da cavalinha para a saúde

chá termogênico
A cavalinha é um super termogênico. Imagem @Pajaris

 

Além das propriedades medicinais mencionadas anteriormente, a cavalinha é mais conhecida como um diurético poderoso, que auxilia no emagrecimento. Confira os principais benefícios da erva:

 

Acelera o metabolismo

 

Devido ao seu efeito detox no organismo, o chá dessa erva auxilia na eliminação de toxinas e na redução do inchaço. Por isso, possui um efeito dito emagrecedor, já que ajuda a acelerar o metabolismo.

Ele é certamente um bom aliado, mas lembre-se de que é necessário investir em uma dieta balanceada, uma vez que o chá, sozinho, não faz nenhum milagre.

Auxilia no combate a celulite

 

Um dos grandes trunfos da cavalinha é o conteúdo de silício, um mineral que ajuda na estabilização do colágeno e, por consequência, melhora o aspecto da pele.

Além disso, como também reduz o inchaço, o chá de cavalinha é poderoso na luta contra as temidas celulites. No campo da estética, muitos óleos ou produtos a base dessa erva também estão disponíveis para uso tópico.

Você pode, portanto, combinar o chá e os cremes para potencializar o efeito.

Ajuda a tratar infecções urinárias

 

Um dos grandes benefícios do chá de cavalinha é que ele pode tratar problemas urinários e renais. Assim, tomar algumas xícaras deste chá pode ajudá-lo a limpar seu trato urinário e a lidar com infecções, inflamações e micção dolorosa.

A cavalinha é comprovadamente eficaz no tratamento das infecções urinárias, uma vez que seu efeito diurético aumenta o fluxo de urina, ajudando o corpo a se livrar de toxinas e bactérias que causam a infecção.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Chá de cavalinha acelera o metabolismo e combate a retenção de líquidos

Pajaris Biquinis
Chá de cavalinha é um aliado da dieta. Imagem via @Pajaris

 

Conforme vimos anteriormente, esse chá é um diurético de fato muito poderoso. Um estudo em 36 homens saudáveis determinou que tomar uma dose diária de 900 mg de extrato cavalinha em forma de cápsula teve um efeito diurético mais potente do que o de um medicamento diurético clássico. Isso foi atribuído às altas concentrações de minerais e antioxidantes presentes na planta.

E é também devido a alta concentração dessas substâncias que o chá ajuda a acelerar o metabolismo. Aliás, essa planta é considerada um termogênico natural, que ajuda a queimar aquelas gordurinhas extra.

Para isso, você pode combinar a cavalinha com outras ervas também termogênicas, como por exemplo o chá verde.

Como preparar o chá de cavalinha?

para que serve chá de cavalinha
Imagem: Elemental Medium

 

É muito fácil encontrar as folhas secas em casas de produtos naturais e o preparo é rápido. Como base, use 2-3 colheres de chá da erva seca por xícara de água fervente. Depois, basta deixar em infusão por 5 a 10 minutos, dependendo do gosto. Por fim, coe e sirva.

O gosto da cavalinha não é, por si só, muito agradável. Para remediar essa situação, você pode adicionar alguma fruta ao seu chá. O abacaxi é uma ótima combinação.

 

Quem deve evitar chá de cavalinha?

 

Por fim, lembramos que grávidas e lactantes devem evitar a erva. Além disso, a cavalinha também é contra-indicada para diabéticos. Se você tem diabetes ou toma medicamentos sujeitos a receita médica, consulte seu médico antes de usar esta erva.

Devido ao efeito que a cavalinha tem sobre certas vitaminas e minerais do corpo, o uso prolongado do chá ou tintura não é aconselhável. É recomendável fazer uma pausa após uma semana de ingestão diária.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy