Umectação noturna ajuda a nutrir e regenerar os cabelos durante o sono

umectação noturna é ideal para deixar os cabelos brilhantes e sedosos, mas sem perder muito tempo. Isso porque esta etapa do cronograma capilar pode ser feita enquanto você dorme. E ainda garante os mesmos benefícios. Incrível, não é mesmo? Então vamos entender melhor o processo.

 

Para que serve umectação noturna?

Assim como a umectação tradicional, a versão noturna também serve para devolver aos fios os nutrientes responsáveis pela nutrição. Com base em óleos vegetais, ela ajuda a recuperar a oleosidade natural dos fios e, portanto, é uma etapa importantíssima para manter a saúde em dia.

 

Imagem: Reprodução / Instagram

Por ser realizada durante o sono, a umectação noturna é perfeita para quem precisa tratar as madeixas e não dispõe de muito tempo livre. Nesse caso, basta aplicar o óleo de sua preferência nos fios antes de dormir, proteger a cabeça com uma touca e retirar logo pela manhã.

Com isso, você garante cabelos saudáveis, nutridos e cheios de brilho com pouco esforço. Contudo, alguns truques simples ajudam a potencializar ainda mais a técnica.

Como fazer a umectação noturna?

umectação noturna é certamente uma técnica muito simples. Afinal, basta apenas aplicar o óleo vegetal e depois enxaguar. No entanto, para obter resultados ainda melhores, o ideal é ficar de olho nos ingredientes e escolher a touca correta para dormir. Vamos ao passo a passo:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  1. Para começar, vá aplicando o óleo de umectação da raiz até as pontas;
  2. Com o auxílio de uma escova ou pente de madeira, desembarace os fios, garantindo que o óleo envolva bem as madeixas;
  3. Na sequência, prenda o cabelo sem apertar, de uma forma que não prejudique o sono;
  4. Agora é só escolher uma touca de plástico e você está pronta para o seu sono da beleza.
  5. Na manhã seguinte, é preciso lavar os cabelos, removendo bem todo o óleo e condicionando como de costume.
  6. Para facilitar, você pode utilizar o método UCPE, que remove completamente os resíduos do óleo vegetal e é perfeito para quem tem cabelos muito oleosos.
  7. Na hora de secar e estilizar os fios, não esqueça de um bom protetor térmico para protegê-los do calor.

 

 

A frequência ideal para umectação capilar

Embora não exista um consenso, tudo depende do seu cronograma capilar e também do nível de danos na fibra capilar. De modo geral, o ideal é fazer a umectação noturna semanalmente ou até quinzenalmente.

No entanto, para cabelos crespos, cacheados ou muito danificados, é possível aumentar a frequência para duas vezes na semana. Nesses casos, vale turbinar a umectação com óleos essenciais, que também auxiliam na hidratação, nutrição e regeneração dos fios.

Qual o melhor óleo para fazer umectação capilar?

Imagem: Reprodução / Instagram

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por último, a escolha do óleo faz toda a diferença. Para começar, o ideal é optar sempre por óleos vegetais puros e livres de óleo mineral. Desse modo, você garante uma umectação 100% natural, mais duradoura e também amiga da natureza. Esses são os principais produtos indicados:

Óleo de cocoapesar de ser famoso, ele não é indicado para todos. De acordo com estudos, o óleo de coco realmente nutre os cabelos muito danificados. No entanto, ele pode causar efeito rebote em fios saudáveis e, por isso, é preciso ter cuidado na hora de usar.

Óleo de rícino: em segundo lugar, o melhor óleo de umectação noturna para quem está no Projeto Rapunzel. Afinal, ele ajuda a acelerar o crescimento e pode ser potencializado com o óleo essencial de alecrim.

Óleo de jojoba: já em terceiro lugar, um óleo leve e indicado para todos os tipos de cabelo. A jojoba é similar à oleosidade natural produzido pelas nossas glândulas. Por isso, o óleo pode ser utilizado até mesmo em cabelos mais oleosos.

Óleo de abacate:  para finalizar, uma escolha perfeita para quem sofre com os fios muito ressecados e sem vida. O abacate é rico em ácidos graxos e ideal para cabelos cacheados, danificados ou quimicamente tratados.

 

Quer turbinar ainda mais o cronograma capilar? Então confira também:

Diferença entre nutrição e hidratação: aprenda a escolher a máscara correta!

Cauterização capilar: entenda o que é e aprenda como fazer em casa

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Permanente afro: saiba como deixar seus cabelos crespos com segurança

 

Cronograma Capilar
Comentários (1)
Comentar