Cronograma capilar para cabelos ondulados: como montar o melhor para você?

Você conhece o cronograma capilar para cabelos ondulados? Provavelmente, você já ouviu falar sobre essa técnica, que é muito utilizada para cuidar dos fios e mantê-los hidratados e nutridos. Neste post, iremos te mostrar como montar o seu próprio cronograma capilar, dependendo das suas necessidades.

 

Cronograma capilar para cabelos ondulados

Imagem: Reprodução / Dicas de Mulher.

 

Os cabelos ondulados têm a raiz lisa, enquanto o comprimento e pontas são ondulados. Por isso, normalmente, a raiz é oleosa e as pontas são ressecadas.

Apesar disso, você precisa observar seu cabelo e entender o que ele precisa antes de aplicar o cronograma capilar para cabelos ondulados.

Outro ponto que é importante entender, é que o cabelo é um tecido morto. Pensando nisso, os danos que já foram feitos, nunca conseguirão ser reparados 100%. A função do cronograma capilar para cabelos ondulados é, justamente, minimizar esses efeitos.

Antes de tudo, você precisa saber quais são as etapas do cronograma e para que elas servem.

Etapas do cronograma capilar para cabelo ondulado

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1. Hidratação

Esta é a etapa mais conhecida do cronograma capilar e que, normalmente, todos os cabelos, principalmente os ondulados, precisam. A função da hidratação é devolver água para os fios, deixando-os macios, brilhosos e soltinhos.

Se você sente o seu cabelo com aspecto seco, sem balanço e brilho, trate de hidratá-lo já!

Componentes que podem ajudar: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Babosa e Óleo de Coco Extra Virgem.

2. Nutrição

Em segundo lugar, está a nutrição. É nesta etapa do cronograma capilar que devolvemos os lipídeos aos cabelos. Eles, por sua vez, têm a função de fechar as cutículas dos fios, mantendo a água e todos os nutrientes lá dentro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Normalmente, a nutrição é a etapa mais importante do cronograma capilar para cabelos ondulados, ao lado da hidratação.

Componentes que podem ajudar: Óleo de Rícino, Óleo de Coco, Óleo de Argan, Óleo de Manga, Óleo de Girassol, Óleo de Abacate, Azeite de Oliva.

3. Reconstrução

Por fim, temos a reconstrução. Essa etapa é indicada para quem tem os fios muito danificados, por conta de químicas, descoloração, calor (secador, chapinha e babyliss, por exemplo), já que ela repõe proteínas aos fios.

Mas é preciso ter cuidado, porque reconstrução demais pode deixar os fios tão rígidos a ponto de quebrá-los.

Componentes que podem ajudar: Queratina, Colágeno, Creatina, Arginina e Cisteína.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como montar o meu próprio cronograma capilar para cabelos ondulados?

Imagem: Reprodução /

Como falamos acima, tudo depende das necessidades do seu cabelo. Apesar dos cabelos ondulados, normalmente, serem mistos, cada fio é um fio e precisa de nutrientes diferentes.

Ok. Mas então como eu descubro o que meu cabelo está pedindo? É muito simples: teste!

Primeiro, observe seu cabelo: ele está com aparência de seco, por exemplo? Então, muito provavelmente, ele precisa de mais água, portanto, uma máscara de hidratação pode ajudar!

O segundo passo, é aplicar a máscara e observar os efeitos dela no seu cabelo. Deu certo? Ótimo, agora você sabe que seu cabelo gosta de hidratação!

O que eu preciso saber antes de montar o meu cronograma capilar para cabelos ondulados?

  • Tipo do seu cabelo: qual é o tipo do seu cacho? Os cabelos ondulados variam entre 2A, 2B e 2C.
Imagem: Reprodução / Beleza Natural.
  • Porosidade: normalmente, cabelos mais danificados precisam de reconstrução.
  • Nível de danos: se o seu cabelo não tem química ou coloração, por exemplo, muito provavelmente ele não vai precisar de reconstrução, e sim, nutrição e hidratação.
  • Clima: o clima pode alterar e muito os seus fios. Em lugares quentes, por exemplo, os cabelos costumam ser mais oleosos e, portanto, têm necessidades específicas.

Produtos must-have no seu cronograma capilar para cabelos ondulados

Imagem: Reprodução /

Por ser um tecido morto, como falamos anteriormente, os cabelos precisam de produtos que evitarão a perda de água e nutrientes dos fios, sendo capazes de repor o que for necessário .

Por isso, os produtos low/no poo são ideais para o cronograma capilar para cabelos ondulados. Isso porque, eles não contém sulfatos, petrolatos, entre outros componentes que podem danificar ainda mais os fios. Tenha isso sempre em mente ao fazer suas compras capilares!

Co-wash

Conditioner-washing, ou co-wash, é uma técnica que usa o condicionador para lavar e limpar os fios. Parece estranho, não é mesmo?

Mas, na verdade, é fácil entender o porquê dessa técnica ser tão benéfica para os fios.

A maioria dos shampoos tem sulfato na composição, que é responsável pela espuma e pela limpeza dos fios. Acontece que uma limpeza tão profunda pode acabar ressecando os cabelos. Por isso, um produto mais delicado aos fios é uma boa pedida para incluir no cronograma capilar para cabelos ondulados.

Como usar?

  1. Primeiro, olhe o cabelo com água morna e massageie por alguns instantes.
  2. Em seguida, retire o excesso de água e aplique o co wash na raiz, comprimento e pontas.
  3. Logo após, massageie bastante e deixe agir por alguns minutos.
  4. Enxágue bem, retirando qualquer excesso do produto.
  5. Para finalizar, se quiser um tratamento mais profundo, aplique uma máscara apenas nas pontas e comprimento do cabelo.

Indicação de produto: Condicionador de Limpeza Co Wash – Bio Extratus.

Máscaras de hidratação e nutrição

As máscaras são as protagonistas do seu cronograma capilar para cabelos cacheados. Você irá precisa de, pelo menos uma de tratamento profundo e uma de manutenção.

Máscara de tratamento profundo

Este tipo de máscara é perfeito para usar quinzenalmente, ou quando o seu cabelo está pedindo socorro (mas tente não chegar a este ponto!), já que é mais concentrada e poderosa!

A máscara de tratamento profundo se encaixa perfeitamente no cronograma capilar para cabelos ondulados, principalmente, se for um produto completo?

Produtos completos são aqueles que hidratam e nutrem ao mesmo tempo que reconstroem.

Indicação de produto: Dream Cream Lola Cosmetics.

Máscara de manutenção

A máscara de manutenção é a que será mais usada no seu cronograma capilar para cabelos ondulados, já que é um pouco mais leve.

Neste caso, você precisa entender o objetivo do seu cronograma e as necessidades do seu cabelo para saber se precisa de mais hidratação , nutrição ou reconstrução.

O ideal é aplicar a máscara de 1 a 2 vezes por semana, ou de acordo com o seu cronograma capilar para cabelos ondulados.

Indicação de produto: Máscara Griffus Vou de Babosa.

Agora que você já sabe como identificar o que o seu cabelo precisa e como montar o seu cronograma capilar para cabelos cacheados, é só colocar em prática e desfilar por aí com as suas madeixas dos sonhos!

Quer saber mais sobre cabelos ondulados? Leia também:

+ Tipos De Cachos: Confira As Diferentes Curvaturas E Dicas De Como Cuidar

+ Hidratação Com Gelatina Para Cabelos Ressecados E Sem Vida

+ Dedoliss É A Finalização Perfeita Para Cabelos Cacheados. Aprenda A Fazer!

Cronograma Capilar
Comentários (3)
Comentar