Peeling capilar: fazer em casa ou no salão? Saiba mais sobre o procedimento e seus benefícios

0 48

O peeling capilar é um procedimento que tem dado o que falar quando o assunto é estimular a saúde dos fios. Afinal, é um tratamento que remove impurezas do couro cabeludo através de uma intensa esfoliação.

O procedimento, que garante combater a oleosidade excessiva dos fios e prevenir a queda de cabelos, pode ser realizado em casa ou nos salões de beleza.

 

Mulher lavando cabelos
Foto: Freepik

Quer saber mais benefícios? Descobrir o passo a passo do peeling capilar caseiro? Entender se é preciso consultar um dermatologista? Esclarecemos estas questões e muito mais abaixo. Vamos lá?

Peeling capilar: entenda o procedimento

Antes de mais nada, o peeling capilar consiste em uma esfoliação profunda do couro cabeludo, seja ela mecânica ou química (com auxílio de produtos).

Entretanto, mesmo o termo “peeling” podendo remeter à ácidos no mundo do skincare, aqui não há nada disso. Em conclusão, o peeling capilar se trata de uma esfoliação sutil no couro cabeludo.

O procedimento pode ser feito tanto em casa quanto nos salões, e é recomendado para remover impurezas, desobstruir os poros e ativar o bulbo capilar – o que estimula o crescimento dos fios. Além disso, realiza uma limpeza intensa dos cabelos e ajuda na remoção de caspas.

Raiz de cabelos loiros
Foto: Reprodução/Pinterest

Benefícios

São muitas as vantagens de fazer peeling capilar. Confira algumas:

  • Ajuda na manutenção da saúde do couro cabeludo e dos fios
  • Proporciona cabelos mais brilhantes e macios
  • Estimula o crescimento dos cabelos diretamente na raiz
  • Limpeza profunda do couro cabeludo, removendo resíduos de células mortas

Com qual frequência posso fazer peeling capilar?

A frequência varia conforme o seu tipo de cabelo. Caso seus fios sejam mais secos, experimente realizar o procedimento somente 1 vez ao mês. No entanto, se você tiver cabelos mistos ou oleosos, tente fazer a cada 15 dias ou até mesmo semanalmente.

o que é peeling capilar
Foto: Reprodução/Pinterest

Como sei que meu cabelo precisa do procedimento?

Se os seus cabelos são fracos e tendem a ser mais oleosos, o peeling capilar é o procedimento perfeito para você. Caso você note uma maior queda dos cabelos sem razão aparente, experimente realizar o peeling capilar e vá observando as diferenças nos fios.

Preciso consultar um dermatologista antes de fazer peeling no cabelo? 

Caso você tenha uma caspa mais intensa ou sofra com dermatite seborréica, evite fazer o procedimento antes de consultar um dermatologista – nestes casos, um profissional pode te orientar com os cuidados para o seu couro cabeludo.

peeling capilar etapas
Foto: Reprodução/Pinterest

Fazendo peeling capilar no salão de beleza

É importante deixar claro que profissionais capacitados sempre garantem resultados mais eficazes, principalmente quando o assunto é saúde dos cabelos. 

No salão, o peeling capilar é sempre realizado com produtos específicos para o tratamento, ricos em minerais e vitaminas, e a aplicação é realizada junto com uma massagem capilar. Dessa forma, o procedimento pode durar até 40 minutos.

Seja como for, vá a um bom salão e realize o procedimento com um profissional de sua confiança.

Passo a passo do peeling capilar caseiro

Alguns tipos de cabelo simplesmente não se dão bem com receitinhas caseiras, mas se você é do time da experimentação, por que não ir a fundo nas opções acessíveis de peeling capilar para fazer em casa?

Mulher lavando cabelos
Foto: Reprodução/Pinterest

Peeling de maracujá para cabelos

É isso mesmo que você leu: essa receita caseira vai maracujá, junto com um pouco de shampoo. Simples e prático!

Primeiramente, bata o maracujá com um pouco de água no liquidificador, até a semente da fruta ficar em farelos. Em seguida, coe e deixe as sementes secarem naturalmente. Por fim, basta misturá-las ao shampoo de sua preferência e agitar antes de usar!

Essa opção promove uma esfoliação leve e natural e, durante a aplicação, aproveite para massagear bastante o couro cabeludo – com cuidado, para não machucar. Por fim, lave, hidrate e seque os fios como de costume.

peeling capilar no Cabelo saudável
O peeling capilar garante fios mais brilhantes e um couro cabeludo mais saudável, amenizando quedas de cabelo e caspas. (Foto: Reprodução/Pinterest)

Peeling capilar de argila

As populares argilas têm função antibactericida e alto potencial esfoliante, perfeitas para o peeling capilar. O procedimento retira impurezas do couro cabeludo, bem como as argilas também controlam a caspa.

Com o fim de controlar a oleosidade dos fios, prefira usar a argila preta para esse procedimento.

O passo a passo é simples: misture 4 sopas de argila preta com água de coco e misture até ficar homogêneo. Em seguida, aplique no couro cabeludo enquanto realiza uma massagem, depois deixe agir por até 20 minutos. Por fim, lave como de costume.

 

Gostou das dicas? Como pretende realizar o seu peeling capilar: no salão ou em casa? Decerto, os resultados vão te surpreender!

Gostou? Então leia também:

Cronograma capilar para cabelos ondulados: como montar o melhor para você?

Descubra os alimentos que ajudam o cabelo crescer rapidamente

Descubra os alimentos que ajudam o cabelo crescer rapidamente

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy