Queratina líquida: aprenda como usar corretamente nos cabelos

A queratina líquida pode ser utilizada pura ou dentro de tratamentos específicos. Por ser um produto fácil de encontrar e com ótimo custo-benefício, ela é indicada dentro da etapa de reconstrução do cronograma capilar e visa repor as proteínas capilares perdidas no dia a dia.

 

O que é queratina líquida?

Imagem: Yovanna Ventura (Reprodução / Instagram)

 

Primeiramente, é preciso compreender melhor o que é a queratina. Trata-se de uma proteína que é constituída por 15 aminoácidos, entre eles a cisteína. Essa substância, por sua vez, serve para proteger e dar resistência à algumas estruturas do corpo, em especial os cabelos. É ela que representa 90% da formação dos folículos capilares, ou seja: fundamental para dar vida, resistência e elasticidade aos fios.

Muito utilizada na cauterização capilar, a queratina líquida ajuda no processo de reconstrução dos fios. Como se trata de uma proteína presente naturalmente na fibra capilar, os procedimentos que utilizam esse ingrediente ajudam a fortalecer o cabelo e prevenir a queda.

Como nosso cabelo é basicamente constituído de queratina, é importante utilizar produtos que contenham a proteína para repor as perdas causadas pelos danos diários.

Ainda vale lembrar que a que a queratina líquida é um produto extremamente potente. Bastam algumas gotinhas para auxiliar no fortalecimento e na prevenção à queda.

Portanto, dentro de um cronograma capilar, a queratina líquida entra na parte de reconstrução. Esse procedimento deve ser feito a cada 15 dias (para cabelos fracos e quebradiços) ou a cada 30 dias (para cabelos saudáveis). Uma das formas mais comuns de utilizar o produto é borrifando a queratina nos fios antes da hidratação. Algumas pessoas ainda utilizam esse produto junto ao pó descolorante, visando proteger os cabelos dos danos causados pela descoloração.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Funções da queratina na saúde capilar

Imagem: Raven Lyn (Reprodução / Instagram)

 

Conforme explicamos anteriormente, essa proteína é fundamental para quem deseja ter cabelos saudáveis. Isso porque a queratina serve para proteger e preservar os nutrientes presentes na fibra capilar.

De acordo com especialistas, ela age como uma capa protetora que impede que a água saia da haste capilar. Em outras palavras, a proteína ajudar a manter a hidratação dentro dos fios e deixa o aspecto do cabelo muito mais brilhante e maleável.

Ainda que nosso cabelo seja composto basicamente de queratina, agressões diárias causadas por fatores externos ou pelo uso de calor acabam degradando a proteína.

Por isso é importante adicionar produtos formulados com queratina líquida no cronograma capilar. Eles servem para repor a proteína perdida e reestruturar os fios.

 

 

 

Como usar queratina líquida nos cabelos?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na sequência, você confere as formas mais comuns de utilizar a queratina líquida para reconstruir os fios. Esse produto é vendido em farmácias e marcas como Novex, Niely Gold e Sfera oferecem versões bem acessíveis. Já para quem prefere produtos profissionais, a dica é apostar em produtos como Joico K-Pak Reconstrutor Líquido, K-Pro Wild Acqua Source  ou Loréal Professionnel Pro-Keratin.

A queratina pode ser utilizada de diversas formas, entre elas:

 

Borrifando queratina líquida diretamente nos fios

 

Em primeiro lugar, a opção preferida de quem não tempo a perder. Isso porque a queratina líquida pode ser aplicada diretamente nos fios limpos e úmidos. Para isso, basta borrifar o produto após a lavagem com shampoo e enluvar as mechas. Aguarde alguns minutos, enxágue e hidrate da maneira que preferir.

Nanoqueratinização

 

Em segundo, um tratamento profissional e muito buscado em salões. Para fazer a nanoqueratinização, o profissional utiliza uma escova ligada a um aparelho que libera queratina líquida. Ao longo do processo, a proteína vai sendo distribuída nos fios e o resultado é um cabelo alinhado, hidratado e cheio de brilho.

 

Imagem: Renee Murden (Reprodução / Instagram)

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reconstrução capilar

 

A terceira opção é ideal para cabelos elásticos ou extremamente danificados.  Esse procedimento serve para reestruturar a fibra capilar e devolver as propriedades naturais do cabelo, restaurando o depósito de queratina. No nosso especial sobre reconstrução capilar você aprende tudo sobre o tratamento, com receitas caseiras para testar já.

 

Cauterização com queratina líquida

 

Por fim, outro tratamento à base de queratina líquida que já mostramos anteriormente. A cauterização capilar é indicada para fios quebradiços, uma vez que sela as cutículas e ajuda a manter a hidratação natural do fio.

Normalmente o procedimento conta com limpeza, hidratação, carga de queratina e finalização com chapinha para ativar as propriedades.

 

Quer ter um cabelo sempre saudável e brilhante? Então aposte nessas dicas:

Murumuru: descubra os benefícios desse ingrediente natural brasileiro

Hidratação com ovo: 5 receitas para cabelos mais longos e cheios de brilho

Defrizante é a solução para ter cabelos sempre alinhados e sem frizz

Siga-nos no 
Comentários (2)
Comentar