Cabelo elástico: saiba como identificar e recuperar os fios danificados

Também conhecido como emborrachado, o cabelo elástico é o terror das mulheres. Isso ocorre quando o fio está extremamente danificado, sem sustentação e quebrando facilmente. Mas não se preocupe: se esse é o seu caso, saiba que é possível recuperar os fios. Siga as dicas desse post e volte a ter um cabelo saudável e cheio de vida

 

O que é um cabelo elástico?

Imagem: Sahara Yar (Reprodução / Instagram)

 

Em geral, o cabelo emborrachado aparece quando os fios estão extremamente ressecados. Isso pode ocorrer devido a procedimentos químicos, como alisamento ou ainda coloração. Nesses casos, o cabelo perde a massa e isso acaba ocasionando o que chamamos de elasticidade capilar.

Como a massa capilar fica no centro da fibra dos cabelos, ela é responsável tanto pela cor quanto pela textura dos fios. Desse modo, tratamentos químicos que alteram a cor ou a estrutura do fio agem alterando a massa capilar. Assim, sem o pós tratamento adequado, é comum que o cabelo perca a queratina e acabe ficando elástico.

Esse é, portanto, um problema comum em quem abusa de procedimentos químicos. Portanto, é sempre melhor prevenir e manter a saúde capilar em dia. Se você notar que o seu cabelo está ficando muito enfraquecido, capriche na hidratação ou nutrição.

Saiba que é possível fazer esses procedimentos em casa e gostando pouco. Para isso, use abuse de ingredientes como óleo de abacate, óleo de babosa, murumuru ou óleo de Argan. Aliás, fica aqui uma dica importante: o óleo de coco também é indicado para cabelos muito danificados.  de acordo com as pesquisas, esse ingrediente possui um efeito melhor nos fios extremamente ressecados ou agredidos por procedimentos químicos. Já quem tem os fios saudáveis deve evitar o óleo de coco.

 

Como identificar

Imagem: Reprodução / Saloon Line

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Identificar um cabelo elástico é muito fácil. Uma vez que você puxar os fios, verá que eles estão extremamente fragilizados os e quebrando com facilidade. Para fazer o teste, basta puxar um fio de cabelo pelas duas pontas e observar. Se ele esticar como uma borracha até quebrar, bingo: o seu cabelo está elástico.

Assim, a principal característica do cabelo emborrachado o elástico é o toque áspero e sem brilho. Uma vez que a massa capilar perdida, os fios acabam se tornando mais finos, ralos e por fim, quebradiços.

Causas

 

Conforme mencionamos anteriormente, a principal causa dos cabelos elásticos é a perda de queratina. Esta, por sua vez, é ocasionada por tratamentos químicos excessivos.

Alisamentos, colorações, progressivas e outros tratamentos que alterem a estrutura do fio devem ser realizados com parcimônia. Isso porque se você exagerar, o cabelo será muito danificado e os fios emborrachados.

 

Como recuperar os fios elásticos?

Imagem: Noor (Reprodução / Instagram)

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Na sequência, uma mensagem de esperança para quem está sofrendo com o cabelo emborrachado. Saiba que, com o tratamento correto e um pouco de dedicação, é possível recuperar completamente os fios. Nesse caso, o mais indicado é seguir umcronograma capilar.

Esse é um método que consiste, basicamente, em três fases. Essas fases incluem hidratação, nutrição e reconstrução. Dentro de um bom cronograma, é possível usar tanto ingredientes e farmácia quanto receitinhas caseiras.

Um tratamento indispensável para os fios quebradiços e elásticos é a cauterização capilar. Isso porque ela é, basicamente, uma reposição de queratina. Assim, você consegue repor a massa capilar perdida e recuperar os fios rapidamente.

 

Cronograma capilar para cabelo elástico

 

Por fim, elaboramos uma sugestão de cronograma para recuperar se os elásticos emborrachados. Aqui no blog você consegue encontrar receitas incríveis para as etapas de nutrição, hidratação e também reconstrução.

Sugestão de cronograma capilar para recuperar fios elásticos.

 

Quer ter cabelos sempre lindos e proteger os fios da elasticidade? Então confira essas dicas:

+ Mel de beterraba para cabelo: hidratação caseira poderosa para cacheadas

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Creme de leite no cabelo: descubra os prós e contras da hidratação caseira

Pré poo mantém o cabelo hidratado e protege os fios da agressão

Vitamina A no cabelo: aprenda como usar ampola hidratante para os fios

Comentários (1)
Comentar