Como fazer o cabelo crescer rápido? Aprenda truques e dicas

Um dos grandes sonhos de muitas mulheres é ter um cabelão. Mas ter madeixas longas e saudáveis não é uma tarefa tão fácil e requer muitos cuidados para que os fios cresçam. Aprenda Como fazer o cabelo crescer rápido com dicas, cuidados e hábitos que você precisa evitar para ter o resultado desejado. Confira!

Como fazer o cabelo crescer rápido?

Agora a parte mais esperada: as dicas de como acelerar o crescimento do cabelo. O mais importante é que não é nada mirabolante e você pode fazer todas elas para ter o resultado do cabelão tão desejado. Confira abaixo o que fazer na prática para o seu projeto Rapunzel:

1- Comer alimentos ricos em proteínas – Como fazer o cabelo crescer rápido

A proteína é essencial para a formação da queratina e colágeno, nutrientes fundamentais para a estrutura dos fios e que fazem o crescimento ser mais rápido e saudável. Invista em uma dieta rica em alimentos proteicos, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte.

2- Massagear o couro cabeludo e pentear o cabelo – Como fazer o cabelo crescer rápido

Foto: Reprodução/Freepik

 

A massagem no couro cabeludo e pentear os cabelos fazem a circulação sanguínea no local ser maior, ajudando no crescimento dos fios. Aproveite o banho quando os fios estiverem úmidos ou até mesmo quando eles secarem, para massageá-los com movimentos leves com as pontas dos dedos. É rapidinho e leva apenas de 5 a 10 minutos.

Ao pentear, use escovas e pentes com cerdas macias e só faça isso com o cabelo molhado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

3- Aplicar óleos essenciais no couro cabeludo – Como fazer o cabelo crescer rápido

Além de massagear os cabelos, você pode tornar esse processo mais efetivo usando óleos essenciais no couro cabeludo. Invista no óleo de prímula ou de alecrim que são responsáveis por reduzir os danos nos folículos, estimular o crescimento saudável do cabelo e fortalecê-lo.

Misture algumas gotinhas de algum óleo com 1 colher de sopa de óleo de coco e aplique diretamente no couro cabeludo. Massageie por 10 minutos e em seguida lave o cabelo normalmente.

Para se certificar que você não tem alergia dos óleos essenciais, faça um teste aplicando algumas gotinhas na parte interna do antebraço. Se a pele ficar irritada, vermelha ou coçando, não use o óleo.

4- Não esfregue os fios quando lavar – Como fazer o cabelo crescer rápido

Um erro muito comum é a forma de lavar o cabelo. Realize sempre movimentos de massagem no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Afinal, o atrito ao esfregar os fios pode quebrar a fibra e deixar os fios mais opacos, reduzir a densidade das pontas e deixar seu cabelo sem volume.

5- Use protetor térmico – Como fazer o cabelo crescer rápido

Toda vez que for usar algum equipamento que use calor, não deixe de utilizar um protetor térmico. Atualmente, existem produtos para cada tipo de atividade, oferecendo maior proteção ao couro cabelo e a fibra capilar. Um cabelo saudável e protegido, cresce mais rápido e fica mais bonito.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

6- Uso correto do condicionador e máscara hidratante

Você sabia que tem um jeito certo de usar condicionar e máscara hidratante? Pois bem, não é saudável espalhá-lo em todo cabelo.

Eles devem ser aplicados apenas no comprimento e nas pontas, nunca na raiz. Mas por quê?

Porque quando usado no couro cabeludo, esses produtos podem entupir os poros, reduzindo a circulação sanguínea no local e prejudicando o crescimento dos fios.

7- Hidratação frequente

Foto: Reprodução/Freepik

 

Um cabelo hidratado e bem nutrido é um cabelo saudável que vai crescer com fios fortes. A hidratação deve ser feita com máscaras de qualidade e adequadas ao seu tipo de cabelo. A função dela é devolver a água perdida pelos fios e pode ser feita 1x por semana.
E para repor nutrientes, faça tratamentos de umectação capilar. E fique longe de máscaras que possuem químicos agressivos, elas prejudicam mais que ajudam.

8- Cortes regulares – Como fazer o cabelo crescer rápido

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por fim, uma dica polêmica. Cortar o cabelo regularmente é benéfico ao crescimento do seu cabelo porque tira as pontas duplas que prejudicam o ganho de peso e estrutura do cabelo. Recomenda-se cortar a cada 3 meses.

Com essas dicas, o sonho de se tornar Rapunzel vai acontecer e seu cabelo vai ficar longo, forte e saudável. E para continuar cuidando das madeixas, tire suas dúvidas sobre a periodicidade e os cuidados para lavar o cabelo.

O que pode prejudicar seu cabelo a crescer rápido

A média de crescimento mensal é de 1 cm, mas se seu cabelo não atinge essa meta, algo de errado pode estar acontecendo. Conheça alguns motivos que provocam essa lentidão e podem te ajudar a melhorar a velocidade do seu objetivo.

1- Má alimentação

Alguns problemas capilares estão diretamente ligados a saúde do corpo como um todo. Queda de cabelo, caspa, lentidão no crescimento podem indicar problemas de saúde e ausência dos nutrientes necessários para o organismo.

Uma dieta desequilibrada e pobre em nutrientes é um dos fatores que impedem o cabelo de crescer na velocidade correta e com fios saudáveis. A falta de proteínas, por exemplo, faz o cabelo crescer devagar porque ela é um dos principais compostos que formam a matriz capilar que origina os fios.

2- Desequilíbrios hormonais

Os hormônios podem interferir na saúde capilar e desacelerar o crescimento do cabelo. O aumento dos hormônios masculinos, como a testosterona e a deidroepiandrosterona, possui impacto direto na queda e na lentidão do crescimento do cabelo.

E o mesmo acontece quando há disfunção nos hormônios da tireoide ou quando os índices de cortisol estão elevados.

3- Uso de modeladores térmicos

Secadores, chapinhas, babyliss e outros modeladores térmicos podem causar essa lentidão no crescimento do cabelo quando usados com grande frequência e sem os cuidados necessários.

Afinal, o calor em excesso pode queimar os fios e retirar películas de proteção, deixando-os mais fracos e vulneráveis a danos. Quando os fios perdem a força, eles quebram antes de crescer.

4- Procedimentos químicos

Químicas como alisamentos e colorações também podem prejudicar os fios, porque retiram nutrientes dos cabelos que precisam ser repostos com hidratações e nutrições. Se você não seguir um cronograma, pode ser que suas madeixas deixem de crescer na velocidade desejada.

Os compostos desses procedimentos agridem os fios e alteram a estrutura da fibra capilar, deixando-os mais frágeis e suscetíveis a quebra.

5- Prender o cabelo demais

No calorão do Brasil, ficar de cabelo solto é algo difícil, não é mesmo? Mas tome cuidado se o seu objetivo é deixar o cabelo crescer. Afinal, tudo em excesso faz mal.

Puxar os cabelos para trás faz muita pressão nos fios e pode prejudicar o crescimento. Além de que prender com muita força ou com elásticos muito apertados facilitam a quebra do cabelo.

Prender as madeixas enquanto estiverem úmidas torna o perigo ainda maior. E ainda fará o cabelo secar lentamente, facilitando o aparecimento de fungos e bactérias que fazem mal à saúde do couro cabeludo.

6- Uso excessivo de bonés, toucas e chapéus

Acessórios de cabelo são lindos e cheios de estilo, mas a máxima do tudo em excesso faz mal, também se encaixa aqui. Estes acessórios abafam a raiz, tornando mais difícil o crescimento dos fios. E também podem facilitar o aparecimento de fungos e bactérias, especialmente em dias quentes.

Comentários (0)
Comentar