Murumuru: descubra os benefícios desse ingrediente natural brasileiro

O murumuru é extraído de uma palmeira amazônica e faz maravilhas para pele e cabelo. Ele é comercializado geralmente em óleo ou manteiga e seus benefícios são incríveis.

 

O que é e para que serve o murumuru?

Imagem: Reprodução / Wikipedia

 

De origem amazônica, o Murumuru (Astrocaryum murumuru) começou a ser explorado nacionalmente ainda em 2003, pela Natura. Na época, a promessa era de que o murumuru seria o novo óleo de argan. De lá para cá muita coisa mudou e as propriedades ultra hidratantes do ingrediente ganharam fama internacional.

A partir das sementes de Murumuzeiro é extraído o óleo de Murumuru. É do óleo que se extrai a manteiga de murumuru, ambos servem para tratar tanto as peles ressecadas quanto os cabelos desidratados.

Hoje em dia a manteiga é muito utilizada em produtos capilares focados nos fios muito secos e danificados. Isso porque as propriedades emolientes e os ácidos graxos que compõem esse ingrediente nutrem profundamente e restauram os fios.

Por se tratar de um produto nacional, é certamente mais barato que o Argan e ainda possui benefícios simulares, ou seja: vale à pena ficar de olho.

 

Imagem: Reprodução / Wikipedia

 

Para quem é indicado?

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Graças às propriedades emolientes e alto conteúdo de ácidos graxos, esse ingrediente é mais recomendado para peles secas e cabelos ressecados, elásticos, porosos e sem vida. Aliás, o Murumuru é um ótimo aliado dos cabelos cacheados, alisados ou agredidos por procedimentos químicos.

Se esse for o seu caso, também vale complementar a hidratação com óleo de abacate ou, ainda, azeite no cabelo.

Óleo de Murumuru

 

  • Altamente nutritivo;
  • Penetra profundamente na fibra capilar:
  • Também auxilia na finalização dos cabelos, uma vez que ajuda a reduzir o frizz;
  • Devolve a elasticidade natural tanto da pele quanto dos cabelos;
  • Preenche as fissuras de modo a alinhar e selar as cutículas;
  • Nutre a pele e ajuda a combater sinais da idade.

 

Como usar

 

Primeiramente, o óleo feito a partir das sementes de Murumuzeiro é vendido puro ou diluído em óleos vegetais. Em tese, o ideal é sempre seguir a orientação do fabricante.

Mas para se ter uma ideia, recomenda-se adicionar 1 tampa do óleo para cada 50g de máscara nutritiva ou hidratante. Então é só aplicar na extensão dos fios úmidos, enluvando todas as mechas. Por fim, deixe agir por 5 minutos, enxágue e finalize. Para as cacheadas, vale apostar no dedoliss para terminar com cachos perfeitos.

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Lesley Buckle (Reprodução / Instagram)

 

Manteiga de Murumuru

 

  • Rica em ácidos láurico, oleico, linoleico (B6) mirístico;
  • Altamente nutritiva, emoliente e hidratante;
  • Controla o volume dos cabelos;
  • Recupera  os fios muito danificados por procedimentos químicos;
  • Possui efeito antifrizz;
  • Devolve a aparência saudável aos fios muito secos;
  • Ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento;
  • Indicada para peles secas ou maduras e contra-indicada para peles oleosas.

Como usar

 

Uma vez que se trata de um ingrediente altamente hidratante, certamente é melhor optar por fórmulas que contenham a manteiga de murumuru diluída.

Hoje em dia esse ingrediente está presente em muitas marcas nacionais e internacionais, como por exemplo a linha Ekos Murumuru, da Natura, a linha Murumuru da Haskell ou, ainda,  Absolut Control: Néctar Murumuru, da L’Óreal.

Caso prefira, é possível utilizar a manteiga de murumuru pura como um hidratante corporal para áreas muito ressecadas. Aí é só aplicar onde desejar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Também é possível adicionar umas gotinhas de óleo essencial de Lavanda ou óleo essencial de alecrim para combinar ainda mais benefícios.

 

Quer conhecer mais ingredientes naturais amigos da beleza? Então leia:

Demaquilante natural e caseiro: aprenda como fazer o seu

Óleo de babosa nutre profundamente e pode ser usado como pré poo

Mel de beterraba para cabelo: hidratação caseira poderosa para cacheadas

Comentários (0)
Comentar