Umectação noturna ajuda a nutrir e regenerar os cabelos durante o sono

1

umectação noturna é ideal para deixar os cabelos brilhantes e sedosos, mas sem perder muito tempo. Isso porque esta etapa do cronograma capilar pode ser feita enquanto você dorme. E ainda garante os mesmos benefícios. Incrível, não é mesmo? Então vamos entender melhor o processo.

 

Para que serve umectação noturna?

Assim como a umectação tradicional, a versão noturna também serve para devolver aos fios os nutrientes responsáveis pela nutrição. Com base em óleos vegetais, ela ajuda a recuperar a oleosidade natural dos fios e, portanto, é uma etapa importantíssima para manter a saúde em dia.

 

óleos para umectaçao noturna
Imagem: Reprodução / Instagram

Por ser realizada durante o sono, a umectação noturna é perfeita para quem precisa tratar as madeixas e não dispõe de muito tempo livre. Nesse caso, basta aplicar o óleo de sua preferência nos fios antes de dormir, proteger a cabeça com uma touca e retirar logo pela manhã.

Com isso, você garante cabelos saudáveis, nutridos e cheios de brilho com pouco esforço. Contudo, alguns truques simples ajudam a potencializar ainda mais a técnica.

Como fazer a umectação noturna?

umectação noturna é certamente uma técnica muito simples. Afinal, basta apenas aplicar o óleo vegetal e depois enxaguar. No entanto, para obter resultados ainda melhores, o ideal é ficar de olho nos ingredientes e escolher a touca correta para dormir. Vamos ao passo a passo:

  1. Para começar, vá aplicando o óleo de umectação da raiz até as pontas;
  2. Com o auxílio de uma escova ou pente de madeira, desembarace os fios, garantindo que o óleo envolva bem as madeixas;
  3. Na sequência, prenda o cabelo sem apertar, de uma forma que não prejudique o sono;
  4. Agora é só escolher uma touca de plástico e você está pronta para o seu sono da beleza.
  5. Na manhã seguinte, é preciso lavar os cabelos, removendo bem todo o óleo e condicionando como de costume.
  6. Para facilitar, você pode utilizar o método UCPE, que remove completamente os resíduos do óleo vegetal e é perfeito para quem tem cabelos muito oleosos.
  7. Na hora de secar e estilizar os fios, não esqueça de um bom protetor térmico para protegê-los do calor.

 

 

A frequência ideal para umectação capilar

Embora não exista um consenso, tudo depende do seu cronograma capilar e também do nível de danos na fibra capilar. De modo geral, o ideal é fazer a umectação noturna semanalmente ou até quinzenalmente.

No entanto, para cabelos crespos, cacheados ou muito danificados, é possível aumentar a frequência para duas vezes na semana. Nesses casos, vale turbinar a umectação com óleos essenciais, que também auxiliam na hidratação, nutrição e regeneração dos fios.

Qual o melhor óleo para fazer umectação capilar?

umectaçao noturna passo a passo
Imagem: Reprodução / Instagram

Por último, a escolha do óleo faz toda a diferença. Para começar, o ideal é optar sempre por óleos vegetais puros e livres de óleo mineral. Desse modo, você garante uma umectação 100% natural, mais duradoura e também amiga da natureza. Esses são os principais produtos indicados:

Óleo de cocoapesar de ser famoso, ele não é indicado para todos. De acordo com estudos, o óleo de coco realmente nutre os cabelos muito danificados. No entanto, ele pode causar efeito rebote em fios saudáveis e, por isso, é preciso ter cuidado na hora de usar.

Óleo de rícino: em segundo lugar, o melhor óleo de umectação noturna para quem está no Projeto Rapunzel. Afinal, ele ajuda a acelerar o crescimento e pode ser potencializado com o óleo essencial de alecrim.

Óleo de jojoba: já em terceiro lugar, um óleo leve e indicado para todos os tipos de cabelo. A jojoba é similar à oleosidade natural produzido pelas nossas glândulas. Por isso, o óleo pode ser utilizado até mesmo em cabelos mais oleosos.

Óleo de abacate:  para finalizar, uma escolha perfeita para quem sofre com os fios muito ressecados e sem vida. O abacate é rico em ácidos graxos e ideal para cabelos cacheados, danificados ou quimicamente tratados.

 

Quer turbinar ainda mais o cronograma capilar? Então confira também:

Diferença entre nutrição e hidratação: aprenda a escolher a máscara correta!

Cauterização capilar: entenda o que é e aprenda como fazer em casa

Permanente afro: saiba como deixar seus cabelos crespos com segurança

 

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy