Óleo essencial de alecrim: auxilia no crescimento capilar e elimina a celulite!

1 32.215

O óleo essencial de alecrim aparece em primeiro lugar quando falamos em crescimento capilar. No entanto, seus benefícios vão muito além. Ele é, também, um aliado poderoso no combate da celulite, da caspa e até mesmo da queda de cabelos.

 

Pra que serve o óleo essencial de Alecrim?

Óleo essencial de alecrim beneficios como usar
Desde a Antiguidade essa planta é reconhecida por seus poderes medicinais!

 

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta reconhecida pela suas propriedades medicinais desde antiguidade. Na aromaterapia, ele é considerado o óleo da memória e também do aprendizado, uma vez que aumenta o foco e a concentração.

Além disso, o uso tópico do óleo essencial de alecrim traz inúmeros benefícios para a saúde da pele também dos cabelos. Ele possui propriedades estimulantes e bactericidas.  Por esse motivo, é indicado para peles oleosas na prevenção da acne espinhas.

Já nos cabelos, o óleo de alecrim é um excelente aliado para combater a queda capilar, limpar profundamente o couro cabeludo e, é claro, estimular o crescimento. Para se ter uma ideia do poder desse ingrediente natural, estudos apontam que ele é tão eficiente quanto o Minoxidil.

No grupo de controle,  homens com alopecia androgenética massagearam óleo de alecrim diluído no couro cabeludo duas vezes por dia, durante seis meses. Ao final do estudo,  eles experimentaram o mesmo aumento na espessura do cabelo que aqueles que usavam Minoxidil (Rogaine), um remédio comum para o crescimento capilar.

Além disso, aqueles que usaram o óleo de alecrim relataram menos coceira no couro cabeludo em comparação com o Minoxidil, o que mostra que além de eficaz, o tratamento natural é ainda mais tolerável e barato.

 

cabelos longos com Óleo essencial de alecrim beneficios como usar
Quer cabelos longos e saudáveis? Aposte no alecrim

 

O óleo de alecrim também é muito utilizado no corpo para estimular a circulação. Uma vez que possui propriedades que estimulam a regeneração celular, estudos apontam que ele é eficaz na redução do acúmulo de gordura pelas células.

Desse modo, esse óleo pode ser utilizado em aplicações tópicas para quem luta com os temidos furinhos no bumbum ou nas pernas. Nesse caso, ele deve ser utilizado em massagens regulares, diluído em óleo carreador e associado a um estilo de vida saudável para turbinar ainda mais os benefícios.

 

Benefícios do óleo essencial de Alecrim para a pele e cabelos

Óleo essencial de alecrim beneficios como usar

  • Tônico capilar:  limpa profundamente os fios, estimulando a circulação local.
  • Combate à caspa: devido às suas propriedades bactericidas, ele é capaz de combater os fungos e bactérias que causam a caspe e infecções do couro cabeludo.
  • Estimula o crescimento do cabelo: possui efeitos similares ao do Minoxidil, porém é 100% natural e também mais barato.
  • Reduz visivelmente a celulite: o óleo essencial de alecrim auxilia a reduzir o acúmulo de gordura celular e estimula a micro-circulação, o que o transforma em um aliado no combate à celulite.

A seguir, veja o que diz o Dr Lucas Fustinoni (Médico / CRM: nº 30.155) que analisa os benefícios do óleo de alecrim de acordo com a ciência e a literatura científica:

 

Como usar o óleo essencial de Alecrim?

Óleo essencial de alecrim promove crescimento capilar
A umectação fica turbinada com óleo essencial de alecrim.

 

Na sequência, você vai aprender receitas incríveis para adicionar o óleo de alecrim na sua rotina de beleza. Para aproveitar todos os benefícios, escolha sempre um óleo de qualidade.

Assim como outros óleos essenciais, o óleo de alecrim deve sempre ser diluído antes da aplicação. Isso porque se trata de uma substância altamente concentrada. Apesar de ser 100% natural, devido a sua alta concentração a recomendação é que seja aplicado somente após diluição em uma base ou óleo carreador.

Para adultos, a proporção segura é de 2% a 4%, ou seja: você pode usar de 3 a 6 gotas do óleo essencial para cada colher de sopa de óleo vegetal.

 

Os óleos essenciais são ingredientes naturais e super concentrados, por isso promovem inúmeros benefícios. Além do alecrim, os óleos de lavanda, melaleuca, hortelã-pimenta e anis estrelado também são excelentes para o cabelo.

Leia mais em: 5 Óleos Essenciais Para Cabelos Mais Longos E Saudáveis

Tratamento caseiro para celulite com óleo essencial de alecrim

Óleo de massagem anticelulite

A receita a seguir foi elaborada pelo blog Viver de Aromas e mistura dois ingredientes potentes. Tanto o óleo de alecrim quanto o de laranja são eficazes no aumento da circulação celular e melhora geral do aspecto da pele. É importante notar que você jamais deve se expor ao sol usando qualquer óleo cítrico. Por isso aplique à noite, tome um banho pela manhã e aplique protetor solar no caso de exposição.

  • 50 ml óleo de coco extravirgem
  • 30 gotas óleo essencial de alecrim
  • 30 gotas óleo essencial laranja ((pode ser substituído pelo OE de bergamota))
  1. Primeiro, higienize um frasco de vidro e seque bem.

  2. Na sequência, misture todos os ingredientes.

  3. Para usar, basta massagear na área afetada com movimentos circulares. Essa massagem deve ser repetida diariamente e você pode associar à esfoliação 2x por semana para potencializar o efeito.

Óleo de alecrim e rícino para crescimento capilar

Umectação com óleo de rícino e alecrim para crescimento capilar

Esse duo é perfeito para quem quer cabelos dignos de Rapunzel. Além da mistura ser eficaz, ela é barata e fácil de encontrar. Utilize semanalmente para obter todos os benefícios.

  • 100 ml óleo de rícino
  • 25 gotas óleo essencial de alecrim
  • 1 recipiente de vidro ((dê preferência para o vidro na cor âmbar, uma vez que ajuda a preservar as propriedades dos óleos))
  1. Misture os ingredientes no recipiente de vidro e agite.

  2. Para utilizar, comece fazendo uma massagem no couro cabeludo e espalhe até as pontas. Deixe agir por, no mínimo, 30 minutos.

  3. Repita semanalmente.

Atenção: gestantes e lactantes devem evitar o uso do óleo de rícino.

 

Leia também:

Azeite no cabelo: aprenda 4 receitas de hidratação caseira e poderosa

Óleo de rícino: o melhor aliado para sobrancelhas e cabelos saudáveis

+ Óleo de jojoba – Para que serve o melhor óleo vegetal para pele e cabelos

Sérum com óleo essencial de alecrim para acabar com a queda capilar

Tratamento natural para combater a queda de cabelo

A receita a seguir é baseada do site Harmonie Terapia. Ela foi inspirada na literatura médica e mistura três óleos essenciais para uma base vegetal.

  • 100 ml óleo base vegetal ((semente de uva ou jojoba são os mais indicados))
  • 4 gotas óleo essencial de alecrim (estimula o crescimento)
  • 5 gotas óleo essencial de cedro (fortalece os fios)
  • 7 gotas óleo essencial de ylang ylang (hidrata profundamente os cabelos)
  1. Misture os ingredientes em um recipiente de vidro com spray.

  2. Aplique massageando suavemente a raiz e deixe agir por, no mínimo, 10 minutos. É possível dormir com a mistura.

  3. Repita semanalmente e capriche na hidratação, uma vez que os óleos de alecrim e cedro são adstringentes.

Atenção: o óleo essencial de alecrim pode aumentar a pressão. Por esse motivo, quem tem pressão alta deve ter cuidado e consultar um médico antes de incluir esse OE na rotina.

Como fazer óleo de alecrim em casa?

óleo de alecrim caseiro para crescimento capilar

Caso você não consiga comprar o óleo essencial, saiba que é possível extrair as propriedades do alecrim em um óleo caseiro. O resultado não será tão concentrado, é claro, mas ainda assim, possui excelentes propriedades.

Anteriormente, ensinamos por aqui como fazer um shampoo bomba de alecrim para o cabelo crescer rapidamente. Dessa vez, vamos ensinar como fazer um óleo de alecrim para você usar durante a etapa de umectação do cronograma capilar.

Ingredientes:
  • 1 pote de vidro previamente higienizado;
  • 50 ml de óleo vegetal base (rícino, óleo de coco, óleo de jojoba ou óleo de abacate)
  • Folhas secas de alecrim à vontade. O ideal é que elas cubram bem o fundo do recipiente.
Modo de preparo:
  • No pote de vidro, misture todos os ingredientes e agite.
  • Deixe em um local escuro por cerca de 30 dias para que o alecrim libere suas propriedades no óleo.
  • Por fim, basta coar e usar na pele ou nos cabelos.
  • Você pode, também, acelerar o processo aquecendo levemente o óleo em banho maria. No entanto, cuidado com a temperatura, uma vez que o óleo não deve torrar as folhas do alecrim.
Dicas para fazer óleo de alecrim caseiro e eficiente

 

  • A princípio, tudo que você precisa para extrair as propriedades dessa erva é um óleo base de boa qualidade e folhas de alecrim seco.
  • Além disso, lembre-se que o ideal é escolher um óleo vegetal com propriedades voltadas para o seu objetivo. Isto é, caso você queira fazer um óleo de alecrim para crescimento capilar, pode apostar na combinação de alecrim + óleo de rícino.
  • Por outro lado, se a ideia for aplicar esse óleo na pele do corpo, o óleo de coco é mais indicado. E, por fim, para aplicar no rosto recomendamos óleos vegetais não comedogênicos como, por exemplo, o óleo de jojoba.

 

Contra-indicações e cuidados essenciais

O óleo de alecrim não deve ser usado por hipertensos, uma vez que eleva a pressão arterial. Além disso, evite o uso em pessoas com epilepsia, gestantes, bebês e crianças.

Antes de utilizar qualquer óleo essencial, é indicado pesquisar suas contra-indicações. Você pode obter essa informação com um aromaterapeuta qualificado ou diretamente com a marca.

Onde comprar óleo essencial de Alecrim?

Oleo essencial de alecrim para crescimento capilar e combate a caspa
Outro aliado da beleza é o óleo de alecrim, o melhor para o crescimento capilar

 

Hoje em dia, a melhor forma de comprar óleos essenciais de qualidade é online. Algumas marcas brasileiras são sinônimo de confiança e qualidade.

Entre elas, destaque para Cativa Natureza, WNF, By Samia e a estrangeira DoTerra, que também vende em solo nacional.

Conhece outra marca de óleos essenciais bacana? Comenta aqui embaixo! Vamos adorar receber a sua indicação.