5 óleos essenciais para cabelos mais longos e saudáveis

0 144.169

Hoje vamos falar sobre os melhores óleos essenciais para cabelos . Esses ingredientes são naturais e super concentrados, por isso promovem inúmeros benefícios. Entre eles, destaque para o crescimento capilar, limpeza profunda do couro cabeludo e fortalecimento dos fios.

 

Os 5 melhores óleos essenciais para cabelos longos e saudáveis

Oleos essenciais para cabelos como usar
Aprenda a fazer uma umectação poderosa com os melhores óleos essenciais para cabelos

 

Os óleos essenciais são utilizados há muito tempo em medicamentos alternativos, orientais e homeopáticos. Isso ocorre graças à sua eficácia e também ao baixo risco de efeitos colaterais.

Um benefício que alguns óleos essenciais têm é melhorar a saúde do cabelo. Assim, é importante notar que óleos diferentes podem fazer de tudo, desde reparar o couro cabeludo até aumentar o índice de crescimento do cabelo.

Esses são os melhores óleos naturais para fazer o cabelo crescer mais rápido e saudável:

Na sequência, confira os benefícios e forma de aplicação de cada um deles:

1. Óleo essencial de Lavanda:

Oleos essenciais para cabelos Lavanda
A lavanda, também conhecida como alfazema, é um dos melhores óleos essenciais para pele e cabelo.

 

O óleo de lavanda pode acelerar o crescimento do cabelo. Sabendo que o óleo de lavanda tem propriedades que podem gerar o crescimento das células e reduzir o estresse, os pesquisadores conduziram estudos com animais, que comprovam a eficiência desse óleo essencial no desenvolvimento capilar.

Além disso, a lavanda também possui propriedades antimicrobianas e antibacterianas, o que pode melhorar a saúde do couro cabeludo.

Oleos essenciais para cabelos kim kardashian
A umectação e a hidratação são as melhores amigas de quem quer um cabelo digno de celebridade.

 

Como usar o óleo de lavanda no cabelo:

Misture várias gotas de óleo de lavanda em 3 colheres de sopa de óleo carreador, como azeite ou óleo de coco derretido. Em seguida, aplique diretamente no couro cabeludo.

Deixe agir por pelo menos 10 minutos antes de lavá-lo e lavar o cabelo normalmente. Você pode fazer isso várias vezes por semana.

 

2. Óleo essencial de Melaleuca:

Oleos essenciais para cabelos melaleuca
Além da lavanda, o óleo essencial de melaleuca é outro que não pode faltar na sua rotina capilar.

 

O óleo de melaleuca (ou Tea Tree)  possui propriedades antibacterianas, antimicrobianas e de limpeza poderosas. Quando usado topicamente, pode ajudar a desobstruir os folículos capilares e aumentar o crescimento dos fios. Por isso ele é considerado um dos melhores óleos essenciais para cabelos.

Um estudo de 2013 descobriu que uma mistura contendo óleo de melaleuca e minoxidil era mais eficaz do que apenas o minoxidil sozinho na melhoria do crescimento do cabelo. Além disso, uma revisão posterior mostrou que esse ingrediente é muito utilizado em produtos anticaspa.

Aliás, a marca The Body Shop possui uma linha inteira dedicada ao óleo de melaleuca. Além de auxiliar no crescimento capilar, o óleo de tea tree também é excelente para tratar peles oleosas e acabar com as espinhas.

Entre todos os óleos essenciais dessa lista, esse e o de lavanda são os meus preferidos devido a sua eficácia e versatilidade.

Como usar o óleo essencial de melaleuca nos cabelos:

 

Você pode misturar 10 gotas de óleo essencial de melaleuca em seu shampoo ou condicionador e usá-lo diariamente.

Ou então, você pode misturar 3 gotas em 2 colheres de sopa de óleo carreador e deixá-lo agir no couro cabeludo por 15 minutos antes de enxaguar.

 

3. Óleo essencial de Alecrim:

Oleos essenciais para cabelos alecrim
Outro aliado da beleza é o óleo de alecrim, o melhor para o crescimento capilar

 

Em seguida, um ingrediente simples que virou febre na internet. Com certeza você já ouviu falar sobre o shampoo bomba de alecrim, não é mesmo? Nós já trouxemos a receita por aqui e a boa notícia é que o óleo essencial de alecrim realmente faz milagres nos cabelos.

Se você deseja melhorar a espessura e o crescimento dos fios, o óleo essencial de alecrim é uma ótima opção. Isso ocorre graças à sua capacidade de estimular a regeneração celular.

De acordo com um estudo, o óleo essencial de alecrim tem um desempenho tão bom quanto o Minoxidil. Isso mesmo, ele é tão eficiente quanto o famoso tratamento capilar. No entanto, a vantagem é que o óleo natural, além de ser mais barato, não possui a coceira no couro cabeludo como efeito colateral.

Porém, fica um alerta: o óleo de alecrim não deve ser usado por hipertensos, uma vez que eleva a pressão arterial.

 

Como usar o óleo essencial de alecrim para cabelos longos e saudáveis:

 

Misture várias gotas de óleo essencial de alecrim com azeite, óleo de abacate ou óleo de rícino e aplique no couro cabeludo. Deixe por pelo menos 10 minutos antes de lavá-lo com shampoo. Faça isso duas vezes por semana para obter melhores resultados.

Além disso, você pode seguir a receita do shampoo bomba de alecrim, substituindo as folhas pelo óleo essencial.

O óleo essencial de alecrim aparece em primeiro lugar quando falamos em crescimento capilar. No entanto, seus benefícios vão muito além. Ele é, também, um aliado poderoso no combate da celulite, da caspa e até mesmo da queda de cabelos.

Clique aqui e aprenda receitas com óleo essencial de alecrim para auxiliar no crescimento capilar e eliminar a celulite.

 

4. Óleo essencial de Anis Estrelado:

Oleos essenciais para cabelos anis estrelados
Já ouviu falar no shampoo bomba de anis estrelado? Ele pode ser feito, também, usando o óleo essencial.

 

De origem asiática, as sementes de anis estrelado são reconhecidas pelo seu poder antisséptico e relaxante, além das altas concentrações de anetol.

Essa substância é, por fim, a responsável pelo sucesso do óleo essencial de anis estrelado na oxigenação do bulbo capilar e estimulação da circulação na região.

Desse modo, a aplicação tópica do anis estrelado faz com que o cabelo cresça mais rápido e com muita saúde. Tanto as sementes quanto o óleo são igualmente eficazes. No entanto, atente-se para a diferença fundamental entre os dois: uma vez que o óleo essencial é super concentrado, ele precisa ser diluído e usado com cuidado.

De acordo com a Lazslo, a diluição segura fica em uma porcentagem de 0,5% até 3%. Porém você precisa sempre conferir a indicação do fabricante, uma vez que a concentração do óleo essencial varia de acordo com a marca e método de extração.

Oleos essenciais para cabelos
Para cabelos longos e saudáveis, aposte nos óleos essenciais e vegetais.

 

Como usar o óleo de anis estrelado para fazer o cabelo crescer rapidamente:

Tanto óleo de rícino quanto anis estrelado possuem propriedades Interessantes para quem quer ter um cabelo de Rapunzel.

Por esse motivo, o mix dos dois ingredientes é uma solução rápida barata e muito eficiente, daquelas que vale à pena apostar. Misture algumas gotas do óleo essencial de anis em uma colher de óleo de rícino e aplique nos cabelos.

Leia mais – Anis Estrelado: Descubra Como Fazer O Cabelo Crescer Muito!

 

5. Óleo essencial de Peppermint (ou hortelã-pimenta):

Oleos essenciais para cabelos peppermint
Peppermint ou hortelã-pimenta é um óleo indicado para cabelos saudáveis e também auxilia na rinite alérgica.

 

Por fim, um óleo eficaz tanto para o crescimento capilar quanto para a limpeza profunda. Para começar, é importante notar que o óleo essencial de Peppermint pode causar uma sensação de frio e formigamento no local.

Além disso, um estudo conduzido em roedores descobriu que o óleo essencial de hortelã-pimenta consegue aumentar o número de folículos, a profundidade dos folículos e o crescimento geral do cabelo.

 

Como usar o óleo essencial de Peppermint no cabelo:

Misture 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta com o óleo carreador de sua escolha. Na sequência, massageie-o no couro cabeludo e deixe agir por 5 minutos. Finalize lavando cuidadosamente com shampoo e condicionador.

Como usar óleos essenciais no cabelo?

Oleos essenciais para cabelos oleo de coco
Para obter melhores resultados no uso, preste atenção nas dicas a seguir.

 

Conforme vimos anteriormente, uma das formas mais tradicionais é a massagem feita com óleo essencial diluído em óleo carreador.

Uma vez que os óleos vegetais possuem diversas propriedades interessantes, vale ficar de olho nos carreadores e optar por aqueles que possuem propriedades estimulantes para o crescimento capilar. Um bom exemplo são os óleos de rícino e o óleo vegetal de jojoba.

O óleo de rícino contém boas doses de ácido ricinoleico e ácidos graxos ômega-6, por isso ajuda a aumentar a circulação sanguínea e fortalecer as raízes.

Já o óleo vegetal de jojoba, por sua vez, possui propriedades semelhantes às do sebo natural da pele, sendo uma alternativa hidratante rica em ceramidas. 

No entanto, você não está acostumado com a umectação, também é possível misturar o óleo essencial no seu shampoo ou creme favorito. Desde que as proporções de diluição sejam respeitadas, o uso é seguro.

 

Leia também: Óleo de jojoba – Para que serve o melhor óleo vegetal para pele e cabelos

 

É seguro usar óleos essenciais para cabelos?

Oleos essenciais para cabelos hortelã

O uso dos óleos essenciais é milenar e amplamente difundido ao redor no mundo. Portanto, ele é seguro e eficiente, desde que a proporção diluição seja respeitada.

Nunca aplique os óleos essenciais para cabelos diretamente nos fios. Apesar de serem naturais, essas substâncias são altamente concentradas e podem provocar irritações. É preciso, portanto, diluir o óleo essencial em óleo vegetal ou outra base carreadora.

Por fim, vale lembrar que gestantes e lactantes precisam ter cuidado redobrado na hora de adicionar qualquer ingrediente a sua rotina. Assim, antes de iniciar o uso de qualquer óleo natural, consulte sempre um profissional de confiança.

Contra-indicações e cuidados no uso de óleos essenciais

 

Antes de utilizar qualquer óleo essencial, é indicado pesquisar suas contra-indicações. Você pode obter essa informação com um aromaterapeuta qualificado ou, ainda, diretamente com a marca.

 

Fontes: Healthline, Lazslo.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy