Cauterização capilar: entenda o que é e aprenda como fazer em casa

0 2.696

A cauterização capilar é, primeiramente, um procedimento indicado para fios quebradiços, porosos, sem brilho e com pontas duplas, especialmente para aqueles que sofreram descoloração.

No entanto, é preciso ter cuidado com a frequência da aplicação, já que o excesso desse tratamento pode ser prejudicial aos fios. Descubra tudo sobre essa parte importante do cronograma capilar:

 

O que é a cauterização capilar?

Cauterização capilar benefícios
Iza. Imagem: Reprodução

 

Em resumo, a cauterização capilar é um tratamento indicado para cabelos muito danificados por procedimentos químicos como tintura, alisamento ou relaxamento.

Considerado por especialistas como um dos tratamentos mais eficazes para ressuscitar fios destruídos, a cauterização é baseada em queratina e pode ser feita em casa, com kits de farmácia.

Como resultado, ela sela completamente a cutícula, garantindo que  todos os nutrientes aplicados nos fios permaneçam ali depositados por mais tempo.  Isso suaviza as pontas duplas, elimina o frizz e devolve o elasticidade do cabelo.

Assim, além de saudáveis ​​e resistentes, os cabelos recuperam o equilíbrio natural e os fios se tornam mais disciplinados. Quando feita no salão, a cauterização capilar ganha outros ativos pensados para a necessidade específica do cabelo.

Por se tratar de um tratamento baseado em queratina (proteína que compõe 90% da fibra capilar) é preciso ter cuidado com exageros. Enquanto uma boa cauterização serve para recuperar danos pesados e regenerar os fios, o excesso dessa proteína em cabelos saudáveis pode resultar no efeito oposto.

Quem precisa fazer cauterização no cabelo?

Cauterização capilar benefícios
Na sequência, você confere as indicações para o procedimento.  Imagem: Instagram / Gio Ewbank.

O procedimento é ideal para fios quebradiços, porosos, sem brilho e com pontas duplas, especialmente para aqueles que sofreram descoloração ou mechas.

É muito importante diagnosticar o estado do cabelo antes de fazer a cauterização, pois este não é um tratamento que pode ser repetido toda semana, e sua frequência depende de cada caso.

Isso porque o excesso de queratina causa rigidez, ressecamento, opacidade, quebra e perda do movimento natural. Tendo isso em mente,  se você ja usa shampoo e condicionador à base de queratina, a melhor coisa a fazer é limitar a aplicação em apenas uma vez por semana.

 

quem precisa fazer cauterização capilar
Em conclusão, a cauterização é indicada para recuperar a massa capilar. Imagem: Reprodução.

 

Qual a diferença entre cauterização capilar e reconstrução?

queratina nos cabelos
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Apesar de ambos os tratamentos serem indicados para reestruturar a fibra capilar e reparar os danos do fio danificado por procedimentos químicos, o passo a passo é diferente.

A reconstrução é indicada para danos mais leves. Além disso, por ser mais rápida, ela repõe a massa capilar perdida no dia a dia e o tratamento é feito como uma hidratação comum.

 

Como fazer cauterização capilar em casa

quem precisa fazer cauterização capilar
Imagem: Instagram @leighannepinnock

 

Por fim, a cauterização é um procedimento que pode, certamente, ser feito em casa. Ele é indicado para reverter efeito quebradiço nos fios, revitalizar a fibra além de recuperar a elasticidade e maciez, repondo a massa capilar perdida pelos danos do ambiente externo.

Dicas para acertar na cauterização:
  • Comece lavando bem os cabelos com um shampoo sem sal, para deixar os fios sem resíduos de oleosidade.
  • Você pode repetir a lavagem 2 vezes, para se certificar de que o cabelo está realmente limpo.
  • Depois disso, é a vez da queratina liquida, que deve ser borrifada nas pontas e no comprimento dos fios úmidos de modo a hidratar rapidamente.
  • Por fim, na hora de secar, capriche no protetor térmico para deixar os fios cheios de brilho e evitar novos danos causados pelo calor.

A seguir, você confere o passo a passo da marca Niely Gold, que possui uma linha capilar completa. focada em cauterização caseira.

 

Em uma segunda opção, temos a cauterização caseira da Julia Doorman. Ela indica o procedimento para deixar seus fios mais fortes e encorpados.

Você vai precisar de:
  • Shampoo
  • Condicionador
  • Leave In com proteção térmica
  • Máscara
  • Queratina líquida sem enxágue.

Aprenda a fazer a cauterização capilar caseira e natural no vídeo a seguir:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy