Óleo de coco no cabelo faz mal? Saiba o que é mito ou verdade

1 27.542

Usar óleo de coco no cabelo virou febre. Enquanto algumas amam, outras odeiam e, de acordo com a ciência, o produto não é indicado para todo mundo.

Mas afinal, o que é mito e o que é verdade? Confira o artigo a seguir e descubra de uma vez por todas se o óleo de coco é indicado para você:

Óleo de coco no cabelo faz mal?

oleo de coco no cabelo
Queridinho ou vilão? Entenda a polêmica por trás da umectação com óleo de coco

 

No âmbito científico, as pesquisas divergem e, com isso, criaram uma pequena polêmica. Isso ocorre porque, apensar de ser um umectante poderoso e saudável, esse óleo não faz bem para todos os tipos de cabelo.

De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Princeton (Nova Jersey, EUA), em alguns tipos de cabelo ele pode ter efeito contrário. Ou seja: ao invés de hidratar, resseca e deixa os fios com aspecto desidratado.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram 224 voluntárias em 2 grupos. Enquanto no primeiro grupo os cabelos eram tingidos ou frequentemente expostos a secador e modeladores, o segundo grupo contava apenas com mulheres de cabelo “virgem”.

Assim, pós 1 mês de uso semanal do óleo de coco como umectação, o primeiro grupo teve bastante melhora nos fios. No entanto, o oposto ocorreu no segundo grupo: os fios estavam pesados, secos e sem movimento.

Mas afinal, o que ocorre? Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque o óleo de coco é um poderoso umectante, que penetra profundamente nos fios e preenche o interior deles.

Desse modo, enquanto ajuda os fios ressecados, ele satura os fios saudáveis. Isso mesmo. Em cabelos já hidratados o uso do óleo de coco limita a abertura das cutículas, impedindo que a água entre no fio.

Uma vez que água e óleo não se misturam, o óleo de coco repele a hidratação e impede que a água chegue no fio.

Para quem é indicado o uso do óleo de coco na hidratação capilar

coco e óleo de coco
Rico em lipídios, esse óleo nutre profundamente os fios ressecados.

 

Após essa pesquisa, os especialistas concluíram que o óleo de coco é, de fato, muito indicado para cabelos danificados, ressecados e frequentemente expostos ao calor. Nesse caso, a nutrição profunda e de alta carga lipídica é muito benéfica e traz, sim, todos os benefícios que você já ouviu falar.

No entanto, se o seu cabelo for saudável e já hidratado, é melhor fugir do óleo puro. Caso você queira, pode optar por produtos cosméticos com adição de óleo de coco e específicos para o seu tipo capilar.

O óleo de coco não é indicado para o seu tipo de cabelo? Não se preocupe. Você pode trocar pelo óleo de rícino, que auxilia no crescimento.

Leia mais – Óleo de rícino: o melhor aliado para sobrancelhas e cabelos saudáveis

Os benefícios do óleo de coco no cabelo

oleo de coco no cabelo cacheado
As cacheadas, em especial, amam a umectação de óleo de coco. Ela também é indicada para cabelos alisados quimicamente ou lisos e tingidos.

 

Do outro lado da controvérsia, diz-se que usar óleo de coco no cabelo é excelente para hidratar, reduzir a perda de proteínas e manter a aparência dos fios mais saudável. E, de acordo com a ciência, existem algumas evidências sólidas por trás dessa alegação.

Um estudo examinou os efeitos da aplicação de coco, girassol ou óleo mineral nos cabelos antes ou depois da lavagem.  Assim, para ver qual óleo era melhor para proteger a saúde do cabelo, os pesquisadores mediram a quantidade de proteína que o cabelo perdeu após cada um desses tratamentos.

Eles descobriram que o óleo de coco era melhor na prevenção da perda de proteínas do que os óleos minerais e de girassol quando aplicados antes ou depois da lavagem dos cabelos.

De fato, o óleo de coco ficou no topo em todos os estudos e reduziu a perda de proteínas tanto nos cabelos que não estavam danificados quanto nos descoloridos, tratados quimicamente e expostos aos raios UV. Por outro lado, os óleos minerais e de girassol não tiveram esse efeito e não foram eficazes na redução da perda de proteínas dos cabelos.

Além disso, um estudo recente de laboratório descobriu que o óleo de coco ajudou a se combater alguns tipos de infecções por fungos, sendo eficaz para acabar com a caspa. Ele também trata pontas duplas e acalma a irritação no couro cabeludo devido ao seu alto conteúdo de gorduras saturadas.

 

Você sabia que os óleos essenciais podem turbinar ainda mais sua hidratação? Lavanda, alecrim, anis estrelado e melaleuca, por exemplo, são ótimos para os cabelos.

Leia mais: 5 óleos essenciais para cabelos mais longos e saudáveis

Como passar óleo de coco no cabelo?

umectação com oleo de coco passo a passo
A seguir, aprenda a fazer uma umectação passo a passo

 

Se você quer apostar nesse ingrediente natural, saiba que existem diferentes formas de passar o óleo nos cabelos. A primeira, e mais comum, é a umectação.

Para isso, basta dividir o cabelo (de preferência limpo, mas tudo bem fazer com os fios sujos) em mechas e aplicar o óleo do comprimento até as pontas. Na sequência, massageie delicadamente as mechas e o couro cabeludo com a pontinha dos dedos.

Depois basta prender os fios e deixar agir por até 40 minutos. Você pode, também, aplicar antes de dormir.

Além disso, também é possível adicionar algumas gotas do óleo na sua máscara preferida. Isso ajuda a potencializar o efeito dela.

 

 

Como retirar o óleo de coco do cabelo sem danificar os fios

oleo de coco
Em conclusão, o óleo de coco traz sim benefícios para o cabelo. Mas não é indicado para todo mundo.

 

Por fim, uma dúvida muito comum é a remoção do óleo de coco após umectação. Nem sempre é fácil retirar apenas com o shampoo, além de ser preciso repetir esse passo muitas vezes e isso pode ressecar os fios.

No vídeo a seguir, a youtuber Bia, do canal Ficando Gata, mostra uma técnica incrível pra remover o óleo do cabelo usando condicionador antes da lavagem. Ela garante que o óleo sai todinho e depois você apenas lava normalmente no banho, sem ressecar nem deixar o cabelo pesado. Confira:

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy