Tipos de cachos: confira as diferentes curvaturas e dicas de como cuidar

Diferentes tipos de cabelo exigem diferentes tipos de cuidados, e isso é um fato. Similarmente, os diferentes tipos de cachos precisam de diferentes produtos, tratamentos e finalizações entre si.

Se você tem cachos mais soltos e deseja mais volume, ou se tem os cachos mais caracóis e busca definição, descubra como cuidar dos seus cachinhos da melhor forma!

Por isso, caso você esteja só agora aprendendo a cuidar dos seus fios cacheados, não tem problema: nós te ensinamos a identificar qual é a curvatura dos seus cabelos e os tipos de cuidados e finalizações ideais para ele. Vamos lá?

Foto: Pinterest/Reprodução

Antes de saber quais são os tipos de cachos, conheça os tipos de cabelo

Começando pelo começo, existem quatro tipos principais de cabelo: lisos, ondulados, cacheados ou crespos. Dentro de cada tipo, existem definições, curvaturas, texturas e tipos de fios (mais grossos ou finos, por exemplo).  

Nos anos 90, o cabeleireiro Andre Walker criou a referência que hoje se utiliza para explicar os diferentes tipos de cabelo: ele desenvolveu um sistema de classificação para os fios. Os mais lisos correspondem ao tipo 1, os ondulados são do tipo 2, os cacheados são do tipo 3 e, os crespos, tipo 4.

 

Os quatro tipos de cabelo: liso, ondulado, cacheado e crespo. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Agora vamos falar, sobretudo, dos tipos de cachos e diferentes estruturas dos cabelos do tipo 3. 

Quais são os tipos de cacho e suas curvaturas? 

Desde cachinhos mais soltos até fios mais caracóis, os tipos de cabelos cacheados variam entre si e demonstram diferentes aspectos e formatos. Assim como uns podem ser mais ressecados e exigir bastante hidratação, outros podem ser mais pesados e precisar de bons géis ou óleos finalizadores.

Entre os 3 tipos de curvaturas de cabelos cacheados, diferentes cortes de cabelos, cuidados, produtos e finalizações são recomendados para cada cacho. Encontre o seu e entenda melhor como cuidar direitinho dos seus fios.

Foto: Pinterest/Reprodução

Primeiramente, vamos começar explicando as diferentes curvaturas de fios dentro do espectro dos cabelos cacheados. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cachos 3A

Cachos do tipo 3A. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

Cachos maiores, com aspecto solto e espaçado no formato de espiral. Quem tem cabelo cacheado do tipo 3A pode ter a raiz mais lisa e as pontas mais encaracoladas, e é normal algumas partes do cabelo serem mais definidas que outras. Em outras palavras, são fios mais pesados, e conseguir volume é um dos maiores desafios para cacheadas nessa curvatura.

Na hora de finalizar, investir em bons produtos ativadores de cachos pode ser a diferença entre cabelos definidos ou não. A técnica de plopping, a fitagem com dedoliss e a finalização com difusor são ótimas opções para cachos mais estruturados.

Cachos 3B

Cachos tipo 3B. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

Cacheadas 3B têm os cachinhos espirais bastante definidos por toda a extensão do cabelo. Entretanto, cabelos com cachos 3B comumente têm partes mais fechadas e outras mais abertas. Para os tipos de cacho 3B, considerados intermediários, cortes em camadas curtas e repicadas garantem um volumão e um resultado super harmonioso. Porém, na hora de cortar, peça para o profissional arredondar somente as pontas do cabelo, para evitar o formato triângulo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Decerto cortes de cabelo curtos ou com franja caem super bem nos cachos 3B também. Contudo, para finalizar, prefira um leave-in e óleos capilares, para garantir definição, brilho e naturalidade aos fios.

Tipos de cachos – 3C

Cabelos cacheados do tipo 3C. (Fotos: Pinterest/Reprodução)

Esses tipos de cachos são os mais estruturados, já que beiram quase ao cabelo crespo. Isto é, são cachinhos espirais e definidos desde a raiz até as pontas, e os fios são mais grossos e de curvatura fechada.

Na hora de finalizar, procure fazer boas fitagens para garantir a definição dos sonhos. Decerto, o pente garfo é um bom item aqui, especialmente se você gosta de cabelos mais volumosos. 

Entretanto, quando o assunto é crescimento dos cachos 3C, esse tipo de cacho costuma sofrer bastante com o fator encolhimento, ou seja, o crescimento dos fios é tão imperceptível devido à curvatura dos cachinhos que é preciso muita paciência – especialmente se você estiver fazendo a transição capilar.

Gostou? Então leia também:

Hidronutrição: a técnica que recupera os fios danificados e revitaliza os cachos

Escova para cabelo cacheado: qual é a melhor e como escolher a sua?

Cabelo seco: descubra as principais causas e como recuperar o brilho dos fios

Comentários (0)
Comentar