Massagem capilar relaxa, acalma e acelera o crescimento dos fios

0

Uma boa massagem capilar vai muito além do relaxamento. Além de induzir boas sensações, ela estimula os folículos e faz o cabelo crescer mais forte e saudável. Na sequência, você vai aprender todas as vantagens da técnica e também um passo a passo para fazer a sua.

 

O que é massagem capilar?

Para começar, assim como o nome já entrega, a massagem capilar é feita na cabeça, com a ponta dos dedos em movimentos suaves. Geralmente é feita com óleo frio ou quente, dependendo da técnica. Além de facilitar a massagem propriamente dita, um bom óleo vegetal também agrega incríveis benefícios para a prática.

Durante o procedimento, alguns pontos focais são ativados. Com isso, é possível atingir um relaxamento profundo enquanto estimula os folículos capilares e libera as tensões do dia a dia.

 

como fazer massagem no cabelo
Imagem: Reprodução / Pinterest

É comum, ainda, combinar esse tipo de massagem com as que trabalham os ombros. Tudo para oferecer uma experiência ainda mais completa.

Como você pode perceber, diferentemente da umectação, que é uma etapa do cronograma capilar, a massagem feita corretamente traz ainda mais benefícios. Vamos falar deles na sequência:

 

 

 

Benefícios

Em primeiro lugar, como já mencionamos anteriormente, alguns estudos indicam que a massagem capilar acelera o crescimento dos fios e também pode deixar as madeixas mais fortes.

De acordo com um pequeno estudo de 2016, massagens regulares no couro cabeludo podem ajudar a engrossar os cabelos. O estudo foi feito com 9 homens que receberam uma massagem capilar de 4 minutos. todos os dias, durante 24 semanas. Ao final, constatou-se que os homens tinham cabelos mais grossos do que no início.

 

como fazer massagem capilar
Imagem: Reprodução / Vogue

 

Em 2019, uma pesquisa adicional reforçou os resultados com uma análise feita em 340 participantes que massagearam o couro cabeludo duas vezes ao dia para melhorar a queda de cabelo. Aproximadamente 69% dos participantes reportaram melhora na alopecia.

Embora a pesquisa seja ainda limitada, de fato as conclusões são promissoras. O crescimento ocorre porque a massagem aumenta a espessura do cabelo, alongando as células dos folículos capilares. Isso, por sua vez, estimula os folículos a produzir cabelos mais grossos e resistentes.

Ademais, os pesquisadores também acreditam que a massagem capilar pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos sob a pele, incentivando assim o crescimento do cabelo.

Como fazer massagem capilar em casa

massagem capilar crescimento
Imagem: Reprodução / Find a Spa

 

Agora que você já sabe todos os benefícios dessa prática, é hora de incluí-la no seu cronograma capilar. A boa notícia é que uma boa massagem capilar pode ser feita com pouco ou nenhum acessório. Basta aprender os movimentos corretos e começar a massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Você pode, ainda, eleger um óleo vegetal e aproveitar todos os benefícios desse ingrediente natural. Para potencializar mais a massagem capilar, invista em um bom óleo essencial de alecrim, melaleuca ou lavanda. Todos eles são aliados do projeto Rapunzel.

Como o procedimento aumenta produção de oleosidade nos folículos, a dica é caprichar na massagem antes de lavar os fios. Você pode, também, fazer o procedimento durante o banho, enquanto aplica o shampoo. Uma vez que se trata de um tratamento barato, versátil e eficaz, vale a pena testar em casa e observar as mudanças.

 

Passo a passo

Uma massagem tradicional no couro cabeludo utiliza apenas as pontas dos dedos. Tendo isso em mente, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Para começar, use as pontas dos dedos de ambas as mãos para aplicar pressão leve a média no couro cabeludo.
  2. Com isso, vá movimentando as mãos em pequenos círculos, do centro até a nuca.
  3. Trabalhe seu couro cabeludo para cobrir todas as áreas.
  4. Tente massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos por pelo menos 5 minutos de cada vez, quantas vezes achar necessário.
  5. Por fim, caso não domine a técnica, você pode optar por receber uma massagem no couro cabeludo de um massagista licenciado. O custo varia de acordo com a duração da massagem.

 

 

Quer acelerar ainda mais o crescimento dos seus cabelos? Então aproveite e leia também:

Shampoo bomba de café faz o cabelo crescer? Saiba os mitos e verdades

Óleo de rícino no shampoo é aposta para fazer o cabelo crescer

Shampoo de hibisco: 3 receitas para o cabelo crescer mais rápido

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy