Shampoo bomba de café faz o cabelo crescer? Saiba os mitos e verdades

2.185

Para quem ama cabelão, o shampoo bomba de café vem sendo cada vez mais indicado. A alegação é  a cafeína faz o cabelo crescer rapidamente, portanto, a receita caseira pode ser uma aliada. Investigamos tudo sobre essa febre, confira:

 

Shampoo bomba de café funciona?

Imagem: Reprodução

 

Nos últimos anos, misturar café no shampoo virou uma febre polêmica na internet. De acordo com as adeptas, essa misturinha milagrosa leva apenas dois ingredientes e faz o cabelo crescer até cinco vezes mais do que normal. Mas será que é verdade? O shampoo bomba de café funciona mesmo?

De acordo com o estudo da Universidade Lübeck , da Alemanha, a cafeína concentrada pode, de fato, auxiliar no tratamento da queda capilar. Isso ocorre porque a substância ajuda a estimular o crescimento de novos fios. A análise de laboratório comprovou que a solução de cafeína aplicada diretamente nos folículos capilares fragilizados aumentou o crescimento do cabelo em 25%, de fato.

Apesar disso, os tricologistas alertam que, para obter esse resultado, é preciso utilizar a cafeína concentrada e anidra (ou seja, sem água na molécula, mas são puras sintetizada e diferente do pó).  Desse modo, eles afirmam que o café sozinho não possui tanto efeito, embora as defensoras do shampoo bomba de café digam que de fato, ele traz muitos resultados.

Como você confere no vídeo a seguir, a Youtuber Anny Gabrielly relata que o cabelo cresceu incríveis 9 centímetros usando o shampoo de café:

 

 

Quais os benefícios do café para o cabelo?

shampoo bomba de café
De fato, a cafeína faz o cabelo crescer. Imagem: Reprodução

 

O principal benefício da cafeína (componente principal do café) é promover o crescimento do cabelo atuando diretamente na raiz e logo nas fases iniciais. Isso é feito através do direcionamento de um hormônio chamado ‘DHT’, que causa queda de cabelo.

O DHT pode impedir que vitaminas, proteínas e minerais penetrem nos folículos capilares, limitando o crescimento do cabelo. A cafeína atua combatendo o DHT e, com isso, faz com que as células ciliadas produzam mais ‘ATP’, que é uma forma de energia que incentiva o crescimento de novos fios.

Além disso, a cafeína é conhecida por aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que promove folículos capilares saudáveis. Quando você massageia produtos para o cabelo  a base de café diretamente no couro cabeludo,  essa substância ajuda a circulação sanguínea e estimula as raízes.

Por fim, os folículos capilares estimulados crescerão mais rápido, mais saudáveis e mais fortes, graças à obtenção de todos os nutrientes e minerais certos do seu corpo.

 

shampoo bomba de café
De fato, o café pode fazer o cabelo crescer. Imagem: Reprodução.

 

Leia mais:

Como fazer o cabelo crescer rapidamente com dicas caseiras e saudáveis

Óleo essencial de alecrim: auxilia no crescimento capilar e elimina a celulite!

Receita do shampoo bomba de café

shampoo bomba de café
Imagem: Reprodução

 

A receita do shampoo de café é muito simples e bem baratinho. Para fazer em casa, você só precisa do café em pó e de um shampoo neutro, de preferência transparente. A indicação é utilizar normalmente, de modo que a cafeína presente na mistura estimule o crescimento dos cabelos.

 

Ingredientes:
  • 250 ml de shampoo neutro transparente;
  • Três colheres de sopa de  café em pó.

 

Como fazer:
  1. Primeiro, abra o recipiente do shampoo:
  2. Na sequência, com ajuda de um funil ou uma colher menor, adicione o café dentro do frasco.
  3. Depois, agite bem e deixe a mistura descansar por 1 dia, pelo menos.
  4. Você pode também deixar essa mistura descansar no escuro por no mínimo uma semana e depois coar para retirar os grânulos de café.

 

 

Se você prefere evitar receitas caseiras, pode apostar em um shampoo de farmácia com concentrado de cafeína. Como já explicamos anteriormente, ele é mais recomendado pela ciência do que a mistura feita em casa. Marcas como Skala, Oficial Farma e Magic Science. A seguir, você confere a resenha da linha SOS Café da Saloon Opus:

 

O shampoo bomba de Anis Estrelado promete turbinar o crescimento dos fios, além de auxiliar no brilho e no combate à queda e oleosidade. Aprenda a fazer essa receita caseira:

Anis Estrelado: Descubra Como Fazer O Cabelo Crescer Muito!

Quanto tempo deixar o shampoo bomba de cafe no cabelo?

shampoo bomba de café
Deixe o shampoo bomba agir para ter maiores resultados! Imagem: Instagram / Reprodução

 

Em geral, é consenso entre os tricologistas que nós não deixamos o shampoo agir o suficiente nos cabelos. Como já indicamos por aqui anteriormente, é interessante você diluir o shampoo em um pouquinho de água antes da aplicação.

No que se refere ao shampoo de café, o ideal é deixar ele agir nos fios por cerca de três a cinco minutos. Depois, é só enxaguar e condicionar normalmente.

Qual o melhor shampoo para fazer o shampoo bomba de café?

café no shampoo funciona
A cafeína certamente traz benefícios para os cabelos. Imagem: Instagram / Reprodução

 

Independente do shampoo bomba caseiro que você quiser fazer, o mais indicado é sempre utilizar um shampoo neutro transparente como base. Isso evita que outros ingredientes, corantes e componentes presentes no shampoo acabem alterando a fórmula e os benefícios da receita caseira.

No entanto, é claro que isso fica a seu critério. Você pode, também, apenas adicionar o café ao seu shampoo preferido.

E aí, gostou da receita polêmica? Você já experimentou? Conta pra gente!

 

Comentários