Shampoo bomba de café faz o cabelo crescer? Saiba os mitos e verdades

0

Para quem ama cabelão, o shampoo bomba de café vem sendo cada vez mais indicado. A alegação é  a cafeína faz o cabelo crescer rapidamente, portanto, a receita caseira pode ser uma aliada. Investigamos tudo sobre essa febre, confira:

 

Shampoo bomba de café funciona?

shampoo bomba de café 0006 Camada 2
Imagem: Reprodução

 

Nos últimos anos, misturar café no shampoo virou uma febre polêmica na internet. De acordo com as adeptas, essa misturinha milagrosa leva apenas dois ingredientes e faz o cabelo crescer até cinco vezes mais do que normal. Mas será que é verdade? O shampoo bomba de café funciona mesmo?

De acordo com o estudo da Universidade Lübeck , da Alemanha, a cafeína concentrada pode, de fato, auxiliar no tratamento da queda capilar. Isso ocorre porque a substância ajuda a estimular o crescimento de novos fios. A análise de laboratório comprovou que a solução de cafeína aplicada diretamente nos folículos capilares fragilizados aumentou o crescimento do cabelo em 25%, de fato.

Apesar disso, os tricologistas alertam que, para obter esse resultado, é preciso utilizar a cafeína concentrada e anidra (ou seja, sem água na molécula, mas são puras sintetizada e diferente do pó).  Desse modo, eles afirmam que o café sozinho não possui tanto efeito, embora as defensoras do shampoo bomba de café digam que de fato, ele traz muitos resultados.

Como você confere no vídeo a seguir, a Youtuber Anny Gabrielly relata que o cabelo cresceu incríveis 9 centímetros usando o shampoo de café:

 

 

Quais os benefícios do café para o cabelo?

shampoo bomba de café
De fato, a cafeína faz o cabelo crescer. Imagem: Reprodução

 

O principal benefício da cafeína (componente principal do café) é promover o crescimento do cabelo atuando diretamente na raiz e logo nas fases iniciais. Isso é feito através do direcionamento de um hormônio chamado ‘DHT’, que causa queda de cabelo.

O DHT pode impedir que vitaminas, proteínas e minerais penetrem nos folículos capilares, limitando o crescimento do cabelo. A cafeína atua combatendo o DHT e, com isso, faz com que as células ciliadas produzam mais ‘ATP’, que é uma forma de energia que incentiva o crescimento de novos fios.

Além disso, a cafeína é conhecida por aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que promove folículos capilares saudáveis. Quando você massageia produtos para o cabelo  a base de café diretamente no couro cabeludo,  essa substância ajuda a circulação sanguínea e estimula as raízes.

Por fim, os folículos capilares estimulados crescerão mais rápido, mais saudáveis e mais fortes, graças à obtenção de todos os nutrientes e minerais certos do seu corpo.

 

shampoo bomba de café
De fato, o café pode fazer o cabelo crescer. Imagem: Reprodução.

 

Leia mais:

Como fazer o cabelo crescer rapidamente com dicas caseiras e saudáveis

Óleo essencial de alecrim: auxilia no crescimento capilar e elimina a celulite!

Receita do shampoo bomba de café

shampoo bomba de café
Imagem: Reprodução

 

A receita do shampoo de café é muito simples e bem baratinho. Para fazer em casa, você só precisa do café em pó e de um shampoo neutro, de preferência transparente. A indicação é utilizar normalmente, de modo que a cafeína presente na mistura estimule o crescimento dos cabelos.

 

Ingredientes:
  • 250 ml de shampoo neutro transparente;
  • Três colheres de sopa de  café em pó.

 

Como fazer:
  1. Primeiro, abra o recipiente do shampoo:
  2. Na sequência, com ajuda de um funil ou uma colher menor, adicione o café dentro do frasco.
  3. Depois, agite bem e deixe a mistura descansar por 1 dia, pelo menos.
  4. Você pode também deixar essa mistura descansar no escuro por no mínimo uma semana e depois coar para retirar os grânulos de café.

 

 

Se você prefere evitar receitas caseiras, pode apostar em um shampoo de farmácia com concentrado de cafeína. Como já explicamos anteriormente, ele é mais recomendado pela ciência do que a mistura feita em casa. Marcas como Skala, Oficial Farma e Magic Science. A seguir, você confere a resenha da linha SOS Café da Saloon Opus:

 

O shampoo bomba de Anis Estrelado promete turbinar o crescimento dos fios, além de auxiliar no brilho e no combate à queda e oleosidade. Aprenda a fazer essa receita caseira:

Anis Estrelado: Descubra Como Fazer O Cabelo Crescer Muito!

Quanto tempo deixar o shampoo bomba de cafe no cabelo?

shampoo bomba de café
Deixe o shampoo bomba agir para ter maiores resultados! Imagem: Instagram / Reprodução

 

Em geral, é consenso entre os tricologistas que nós não deixamos o shampoo agir o suficiente nos cabelos. Como já indicamos por aqui anteriormente, é interessante você diluir o shampoo em um pouquinho de água antes da aplicação.

No que se refere ao shampoo de café, o ideal é deixar ele agir nos fios por cerca de três a cinco minutos. Depois, é só enxaguar e condicionar normalmente.

Qual o melhor shampoo para fazer o shampoo bomba de café?

café no shampoo funciona
A cafeína certamente traz benefícios para os cabelos. Imagem: Instagram / Reprodução

 

Independente do shampoo bomba caseiro que você quiser fazer, o mais indicado é sempre utilizar um shampoo neutro transparente como base. Isso evita que outros ingredientes, corantes e componentes presentes no shampoo acabem alterando a fórmula e os benefícios da receita caseira.

No entanto, é claro que isso fica a seu critério. Você pode, também, apenas adicionar o café ao seu shampoo preferido.

E aí, gostou da receita polêmica? Você já experimentou? Conta pra gente!

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy