5 dicas para combater ansiedade e insônia  

1 3.736

Aprender a combater ansiedade e insônia tem sido cada vez mais importante. Isso porque há uma quantidade enorme de brasileiros que sofrem com esses dois problemas. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira do Sono, ao menos uma em cada três pessoas tem distúrbios do sono. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que o país tem o maior número de ansiosos do mundo: mais de 9% da população. 

Então, se você também tem ansiedade e insônia, preste atenção neste artigo. Aqui, você confere dicas e sugestões para te ajudar a levar uma vida com mais qualidade. 

 

O que são ansiedade e insônia? 

combater ansiedade e insônia
Imagem: reprodução / Unsplash

 

De acordo com a psicóloga e coach Carolina Soares, a ansiedade ocorre, em geral, por conta da antecipação de uma ameaça ou preocupação relacionadas ao futuro. “É comum se sentir ansioso em diversas situações cotidianas: encontros, apresentações importantes, reuniões de trabalho e falar em público, por exemplo. A mente está, assim, tentando te proteger, avisar de coisas que podem estar erradas”, avalia.   

A ansiedade deve, entretanto, ser um fenômeno passageiro. Mas é preciso ficar atento quanto à intensidade, duração ou frequência. Afinal, quando os sintomas são constantes ou comprometem as atividades diárias, então pode se tratar de algo mais sério, como o transtorno de ansiedade.   

Ansiedade e insônia, muitas vezes, andam juntas, pois distúrbios no sono são um dos sintomas que os ansiosos sentem. Além disso, podem ocorrer também palpitações, coração acelerado, taquicardia, sensação de falta de ar, tensão muscular, entre outros. 

Enquanto isso, a insônia provoca alterações no humor, raciocínio, concentração e produtividade. Ademais, dificulta funções do organismo que só acontecem à noite, o que pode aumentar o risco de doenças. 

Entre as causas da insônia podemos citar problemas hormonais, estresse, alimentação desequilibrada e consumo de álcool e cigarro. 

 

5 dicas para combater ansiedade e insônia 

 

Meditação e yoga 

Gisele Bündchen meditando
Imagem: Gisele Bündchen / Instagram

 

Em primeiro lugar, temos como sugestão o yoga. Essa prática trabalha o corpo e a mente de forma holística a partir de exercícios físicos. Ajuda a combater ansiedade e insônia. Mais que isso, reduz o estresse e dores no corpo, melhora o equilíbrio e promove bem-estar. Para sentir os resultados, no entanto, é importante praticar por, pelo menos, três meses. 

Outra técnica potente é a meditação. Desenvolve habilidades como concentração, tranquilidade e foco no presente. Assim, é possível acalmar a mente e aprender a lidar com o estresse da rotina. Ademais, equilibra a mente e as emoções. 

Então, tente incluir no seu cotidiano essas duas ferramentas. Você pode, aliás, contar com a ajuda da tecnologia para isso. O app Asana Rebel, por exemplo, tem posturas de yoga e está disponível para Android e iOS. Já o Calm oferece meditação guiada, exercícios de alongamento e respiração. Funciona em Android e iOS 

Para dormir, a dica é o app Sleepo. Ele tem uma coleção de barulhinhos gostosos para relaxar. Tem som de chuva, da floresta e da cidade e instrumentos musicais. Além disso, funciona off-line e você pode programar o timer para que ele pare automaticamente. Está disponível para aparelhos Android. 

 

Aromaterapia 

aromaterapia para ansiedade e insônia
Imagem: reprodução / Instagram

 

Outra dica interessante para combater ansiedade e insônia é apostar no poder da aromaterapia. Essa prática terapêutica é milenar e tem muitos pontos positivos.  “Elementos tão simples, como ervas ou óleos essenciais, podem melhorar a energia externa e, assim, as energias internas se elevam”, revela o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada. E a explicação é fisiológica, pois pequenas moléculas presentes nas ervas e óleos essenciais penetram na parte do cérebro que influencia sensações e atitudes, o sistema límbico. 

Por isso, dê preferência a óleos essenciais com efeito calmante, como lavanda, cânfora e rosa. O incenso natural e os chás, como valeriana e camomila, por exemplo, são outras opções interessantes. 

 

Acupuntura para combater ansiedade e insônia

acupuntura
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Quer melhorar a ansiedade e a insônia? Então, que tal investir em sessões de acupuntura? “O tratamento milenar consiste em inserir agulhas em pontos específicos do corpo. Eles ficam, principalmente, em meridianos, que são canais de energia que promovem equilíbrio energético e saúde”, explica a acupunturista Lorena Crispim. 

Ao inserir as agulhas nesses pontos, ocorre o estímulo de terminações nervosas. E também uma série de benefícios para o bem-estar físico e emocional. Como resultado, há melhora nos sintomas de ansiedade e dos distúrbios do sono. 

 

Atividades físicas 

Isis Valverde yoga
Imagem: Isis Valverde / Instagram

 

Alimentação equilibrada e atividades físicas são essenciais para uma vida mais feliz. Além disso, ajudam a combater ansiedade e insônia. Isso porque o corpo é um só e seu bem-estar geral depende de cuidados em todos os sentidos.  

Você não precisa, no entanto, se matar na academia todos os dias. Mas é vital encontrar uma atividade que te proporcione prazer. Pode ser musculação, dança, corrida ou pilates, por exemplo. O importante é se mexer. 

Para dormir melhor, o ideal é praticar a atividade no fim da tarde ou à noite. Só não pode ser muito perto do horário de se deitar. Faça uma refeição leve e saudável depois. 

 

Horários certos 

organização para ansiedade e insônia
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Ter uma rotina certinha é importante para deixar sua mente tranquila e seu corpo descansado. Com isso, você se prepara para combater ansiedade e insônia 

Desse modo, estabeleça um ciclo regular para dormir e acordar. E para fazer as refeições também. Seu organismo vai se ajustar às suas atividades e, assim, ficar mais calmo e entrar em um ritmo sonolento no horário certo.  

Para isso, a rotina deve ser igual ao longo de toda a semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Além disso, para não ficar se preocupando demais, vale se organizar bem. Por isso, anote, na véspera, tudo o que você precisa fazer no dia seguinte. Essa é uma forma de deixar sua mente mais tranquila em relação aos compromissos futuros. 

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy