Meditação e yoga online: 5 canais gratuitos para você começar a praticar

3

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. O mais interessante é que é possível fazer isso sem sair de casa, com aulas de meditação e yoga online, por exemplo. Aliadas, as duas práticas ajudam a manter a calma, a concentração, reduzir sintomas de ansiedade e estresse e, ainda, colaboram no emagrecimento e no fortalecimento do sistema imunológico.

Por que praticar meditação e yoga online?

Essas duas atividades têm sido cada vez mais difundidas mundo afora. Com foco no autoconhecimento, elas podem auxiliar, inclusive, no tratamento de doenças. Sem sair de casa, é possível obter os inúmeros benefícios de praticar meditação e yoga online, como o alívio de tensões, consciência corporal e controle de emoções por meio da respiração.

Afinal de contas, as práticas estão disponíveis para todo mundo. Em outras palavras, basta um dispositivo (computador ou celular) com acesso à internet e um pouco de dedicação. Falta de tempo não é uma desculpa: existem práticas que podem ser feitas em 10 ou 15 minutos, por exemplo. Sendo assim, que tal ter mais qualidade de vida? Com tantas possibilidades, vale conhecer e, quem sabe, começar a praticar.

Yoga e meditação online
Foto: Medium

O que eu preciso para começar?

Nada. Para praticar meditação e yoga online, seu celular é suficiente. Algumas pessoas compram o tapete de yoga (chamado yoga mat). Porém, esse item não é obrigatório, especialmente se você é iniciante. Pode começar utilizando uma toalha ou edredom dobrado e, depois de um tempo, adquirir um tapete específico. Não saia fazendo investimentos sem antes ter certeza que vai se adaptar à prática. Isso porque, quando falamos em tapete de yoga, é bom ter em mente que a durabilidade é imprescindível. Se puder, vale investir um pouco mais em um que dure bastante tempo e que seja específico para a prática. No caso da meditação, sua cama, uma cadeira, o sofá e até mesmo o chão da sala resolvem.

Como praticar meditação e yoga online?

Em primeiro lugar, saiba que na internet é possível encontrar aulas desde o nível iniciante até o avançado, de graça ou pagando uma pequena quantia por mês. Para praticar yoga e meditação online, escolha um ambiente sem distrações ou circulação de pessoas e coloque uma roupa confortável e confira nossas dicas.

Yoga - em casa
Foto: Popsugar

5 canais gratuitos para você começar a praticar

Yoga Mudra

No Youtube, a professora de yoga e meditação Raíssa Zoccal disponibiliza aulas de yoga e meditações guiadas no canal Yoga Mudra. Além disso, ela aborda temas relacionados à saúde mental e física com bastante leveza. Com vídeos que duram de 2 a 30 minutos, o canal já tem mais de 670 mil inscritos.

Fernanda Yoga

Bem humorada, a professora Fernanda Cunha Yoga também disponibiliza práticas de meditação e yoga online em seu canal no Youtube. Ela propõe desafios, explica detalhes sobre as práticas e os fundamentos e benefícios de cada uma. Quem é iniciante ou intermediário pode acessar o canal, que tem mais de 250 mil inscritos, e mergulhar no universo yogi.

Yoga em Casa

O site yogaemcasa.online é uma plataforma que estimula a prática pessoal para quem quer fazer meditação e yoga online. Yoga para iniciantes, atividades terapêuticas, técnicas respiratórias, meditações guiadas e outras práticas, algumas com menos de 10 minutos, estão disponíveis lá. O canal ainda oferece cursos pagos e aulas particulares.

Pri Leite Yoga

Com 735 mil inscritos no Youtube, Priscilla oferece práticas rápidas, com cerca de 20 minutos, para quem quer ter mais qualidade de vida. Em outras palavras, Pri Leite, como prefere ser chamada, ensina a focar no momento presente, aliviar dores, aumentar a flexibilidade e até dormir melhor aliando as duas técnicas.

Meditação Brasil

O portal online gratuito meditacaobrasil.com oferece cursos gratuitos e aulas de meditação e yoga online. Além disso, aborda temas ligados à espiritualidade e ao vegetarianismo. Boa parte dos textos disponíveis no canal são do indiano Sri Chinmoy, uma autoridade quando se fala em paz interior e harmonia.

Meditação online
Foto: The Compassion Center
Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy