Chá de camomila contra a insônia e má digestão. Aprenda como preparar!

0

O chá de camomila é fácil de preparar e, graças ao seu sabor suave, uma delícia para consumir diariamente. Apesar de ser conhecido principalmente como um calmante natural, ele oferece diversos outros benefícios para a saúde. Descubra porque você deve inserir essa bebida na sua rotina:

 

Pra que serve o chá de camomila?

pra que serve chá de camomila
Little Green Dot

 

A camomila é uma erva com flores semelhantes às margaridas da família de plantas Asteraceae. Ele é consumido há séculos como remédio natural para diversas condições de saúde. Além disso, possui compostos químicos ricos em propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antiespasmódicas.

Suas flores contém apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores do cérebro que podem promover a sonolência e reduzir a insônia (ou a incapacidade crônica de dormir).

Além disso, evidências limitadas sugerem que a camomila pode ser eficaz para promover uma melhor digestão, reduzindo o risco de certas condições gastrointestinais. Assim, o chá de camomila pode proteger contra diarréia, úlceras estomacais, náuseas e gases, provavelmente devido a seus efeitos anti-inflamatórios.

Suas propriedades anti-inflamatórias podem impedir danos às células do pâncreas, o que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue são cronicamente elevados. Observe que a saúde do pâncreas é extremamente importante, pois produz insulina, o hormônio responsável pela remoção de açúcar do sangue.

Por fim, os efeitos anti-inflamatórios do chá de camomila podem promover o controle do açúcar no sangue, especialmente quando consumido junto com as refeições.

Benefícios da camomila para a saúde

camomila benefícios
Reprodução
  • Melhora a qualidade do sono e pode ajudar no tratamento da insônia;
  • Ajuda a reduzir o estresse, acalma e relaxa profundamente;
  • Auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Também reduz espasmos musculares e dores menstruais;
  • Quando aplicada de modo tópico, trata cortes, feridas e condições da pele.
  • Alivia a dor de estômago e auxilia na digestão.

Para que serve o banho de camomila?

banho de camomila pra que serve
Pinterest

 

Além do chá, outra forma muito comum de utilizar as flores de camomila é em banhos calmantes. Eles são, inclusive, recomendados para bebês inquietos. Nesse caso, antes de começar a incluir os banhos na rotina é melhor sempre conversar com o pediatra, afinal ele irá ajudar a decidir o que é melhor para a criança.

De modo geral, o banho de camomila em crianças é relaxante e calmante. Ajuda a promover um sono mais tranquilo e pode auxiliar no alívio das cólicas. Como as flores possuem efeito cicatrizante, pode ajudar em casos de assadura e também alergias.

 

 

Já para os adultos, o banho de camomila serve tanto como um ritual de limpeza e proteção quanto para garantir uma boa noite de sono. Para isso, você pode colocar as folhas dentro de um pedaço de pano e amarrá-lo no chuveiro antes de um banho quente. Assim, conforme a água corre, a camomila vai liberando seu aroma e propriedades incríveis.

Por fim, no caso de banhos ritualísticos, é recomendado ferver a água e as flores como se fosse preparar um chá. Depois de esfriar até uma temperatura agradável, tome seu banho higiênico e só depois despeje o banho de camomila, mentalizando boas energias e proteção.

Qual o melhor horário para tomar chá de camomila?

como tomar chá de camomila
Reprodução

 

Depende do seu objetivo. O recomendado é ingerir até 3 xícaras por dia. Vale tomar logo após as refeições, distribuir ao longo do dia ou, ainda, reservar uma xícara de chá quentinho e calmante para tomar à noite.

Como a camomila possui inúmeros benefícios, você pode incluir o chá na rotina sem medo algum. De fato, basta observar os limites do seu corpo e não exagerar, pois a bebida pode causar sonolência.

Além disso, assim como na nutrição em geral a recomendação é de variar alimentos, vale fazer o mesmo com o chá. Você pode, portanto, tomar chás diversos em diferentes horários do dia, para obter todos os benefícios dessas bebidas.

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Receitas de chá de camomila

receitas de chá de camomila
Reprodução

 

A seguir, você irá aprender algumas receitas incríveis com camomila e outros ingredientes naturais. Combinar propriedades é muito interessante na hora de preparar chás, ja que um ingrediente potencializa o outro.

Para fazer o chá de camomila puro, você precisa apenas ferver 300 ml de água, desligar e acrescentar 1 colher de chá rasa de flores. Abafe por 5 minutos, coe e beba.

Na sequência, confira outras combinações interessantes com suas respectivas receitas:

 

Chá de louro e camomila

 

Em primeiro lugar, a combinação de duas plantas medicinais que acalma, trata a gripe e ainda ajuda a aumentar a imunidade. O chá de louro com camomila trata problemas digestivos, promove uma boa noite de sono e ainda ajuda a amenizar aqueles sintomas chatos de resfriados.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de camomila
  • 2 folhas de louro secas
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Para começar, ferva 300 ml de água com as folhas de louro por 10 minutos.
  2. Depois desligue, acrescente a camomila e abafe por mais 10 minutos.
  3. Em seguida, é só coar e adoçar à vontade.

 

chá de louro com camomila receita
Reprodução

 

Receita de chá de camomila com gengibre

 

Na sequência, uma receita que pode ser bebida tanto quente quanto gelada. A mistura de gengibre com camomila é calmante, auxilia no combate à insônia e ainda alivia náuseas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de chá de camomila;
  • 1/2 xícara de gengibre in natura ralado ou picado, sem casca;
  • 9 xícaras de água

 

Modo de preparo:

  1. Primeiramente, ferva 1 xícara de água até borbulhar;
  2. Nesse momento, retire do fogo, adicione o gengibre e abafe por 10 minutos.
  3. Em paralelo, adicione as 8 demais xícaras de água em uma panela e leve para ferver.
  4. Quando levantar fervura, adicione a camomila, desligue o fogo e tampe por 5 minutos.
  5. Por fim, coe e misture os chás. Se preferir, adoce e beba gelado.

chás com camomila receitas
Reprodução

 

Chá de erva-doce com camomila

 

Em terceiro lugar, uma mistura perfeita para combater a má digestão, acalmar o estômago, tratar a acidez e aliviar gases. Tanto a camomila quanto a erva-doce são calmantes, por isso a mistura também é excelente para quem está sofrendo com a ansiedade.

 

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce;
  • 1 colher de chá de flores de camomila seca;
  • 300 ml de água.

 

Modo de preparo:

  1. Comece fervendo a água.
  2. Quando borbulhar, desligue o fogo e acrescente as ervas.
  3. Tampe e abafe por 5 minutos.
  4. Por fim, é só coar e beber.
  5. A recomendação é beber 3 xícaras ao longo do dia enquanto persistirem os sintomas.

 

Chá de camomila com canela

 

Para finalizar, um chá natural recomendado para quem precisa controlar os níveis de açúcar no sangue. A combinação de canela e camomila ajuda a controlar a glicemia, uma vez que ambos os ingredientes possuem propriedades que auxiliam no tratamento da diabetes. Além disso, os compostos ativos dessas plantas podem atuar de forma direta no tratamento de outros problemas como indigestão.

 

Ingredientes:

  • 300 ml de água,
  • 1 colher de sopa de camomila,
  • 1 a 2 paus de canela.

 

Modo de preparo:

  1. Para começar, ferva a água com canela por cerca de 10 minutos.
  2. Desligue o fogo, adicione as flores de camomila e abafe por mais 5 minutos. D
  3. epois é só coar e beber, evite adoçar.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy