Chá verde acelera o metabolismo e é rico em antioxidantes. Aprenda a preparar!

O chá verde é um poderoso aliado para quem quer emagrecer, acelerar o metabolismo e adicionar mais antioxidantes na dieta.

Além de ser rico em polifenóis e vitamina C, o chá é também apontado como um aliado da memória e da concentração. Descubra tudo sobre esse elixir da saúde:

 

Quais são os benefícios do chá verde?

O chá verde é considerado uma das bebidas mais saudáveis do planeta. Assim como falamos anteriormente, ele é turbinado com antioxidantes que têm muitos benefícios para a saúde. Entre eles:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Melhora a função cerebral;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Reduz inflamações no organismo e pode auxiliar na proteção contra o câncer;
  • Reduz  o risco de doença cardíaca;
  • Tem propriedades calmantes, apesar de possuir cafeína.

 

Lista de benefícios do chá verde. Salve para ler sempre!

 

Outra boa notícia é que o chá verde pode auxiliar na concentração e foco, devido à união de dois compostos. O chá verde contém menos cafeína que o café, porém já é o suficiente para produzir efeito. Ele também contém o aminoácido L-teanina, que pode funcionar em sinergia com a cafeína para melhorar a função cerebral.

De acordo com o site Healthline, estudos mostram que a cafeína e a L-teanina podem ter efeitos sinérgicos. Isso significa que a combinação dos dois pode ter efeitos particularmente poderosos na melhoria da função cerebral.

 

É verdade que o chá verde emagrece?

 

Sim, isso ocorre porque o chá auxilia a queimar gordura e acelerar o metabolismo.  Em outras palavras, os compostos no chá verde aumentam os níveis de hormônios que dizem para as células adiposas quebrarem a gordura. Isso libera gordura na corrente sanguínea e a disponibiliza como energia.

Para queimar gordura, seu corpo deve primeiro quebrá-lo na célula adiposa e movê-lo para a corrente sanguínea. Estudos em animais sugerem que os compostos ativos do chá verde podem auxiliar esse processo, aumentando os efeitos de alguns hormônios queimadores de gordura, como a noradrenalina.

O principal antioxidante do chá, o EGCG, pode ajudar a inibir uma enzima que quebra o hormônio noradrenalina. Quando essa enzima é inibida, a quantidade de noradrenalina aumenta, promovendo a quebra de gordura, conforme apontam os estudos elencados pelo site Healthline.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De fato, a cafeína e o EGCG – ambos encontrados naturalmente no chá verde – podem ter um efeito sinérgico. No entanto, lembre-se que ingredientes sozinhos não fazem milagre. Por isso, mesmo apesar do chá ser eficiente, é preciso combiná-lo com uma dieta saudável e exercícios físicos regulares para obter resultados consistentes e duradouros.

 

 

Quem deve evitar o chá verde?

Apesar dos seus benefícios, também existem alguns riscos associados ao consumo do chá verde. Quem sofre com a insônia, por exemplo, deve ter cuidado ao tomar a bebida. Isso ocorre porque o chá contém doses de cafeína. Assim, quem for sensível à substância deve evitá-lo ou, então, procurar por chás verdes descafeinados.

Além disso, o consumo do chá em excesso pode ser prejudicial para quem sofre de gastrite, uma vez que ele pode aumentar a secreção gástrica.

Por fim, gestantes e lactantes precisam ter sempre atenção redobrada antes de incluir qualquer alimento novo na dieta. Sempre consulte um médico de confiança.

Receitas de chá emagrecedor para acelerar o metabolismo

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Agora que você já sabe todos os benefícios desse elixir saudável, chegou a hora de aprender como prepará-lo. Muitas pessoas desistem do chá verde por considerá-lo amargo. No entanto, isso não é inteiramente verdade.

O sabor desse chá é delicado e suave, desde que preparado corretamente. Por isso, uma dica é se atentar ao tempo de preparo e nunca colocar o chá diretamente para ferver.  O ideal é ferver a água separadamente e depois cobrir as folhas com a água em um bule.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

Leia mais:

+ Chá de folha de abacate: descubra os benefícios e aprenda a preparar

Como tirar o amargor do chá verde?

 

Aqui vai o primeiro segredo do preparo desse chá: quanto mais tempo você deixar as folhas na água, mais amargo ele fica.

Por isso, o ideal é colocar as folhas do chá na água por cerca de dois a três minutos. Isso extrai cerca de 60% das catequinas, 75% da cafeína e 80% da L-teanina.

Quanto mais tempo na água, mais bioativos serão obtidos. No entanto, o sabor também tende a ficar mais forte. Em ambos os casos, é interessante combinar com outros ingredientes que suavizam o amargor.

 

Receita de chá verde com hibisco, cravo e canela

Mistura de chá verde com hibisco, cravo e canela acelera o metabolismo e é uma delícia.

 

Ingredientes:
  • 3 colheres (sopa) de flor de hibisco desidratad;
  • 1 colher (sopa) de chá verde;
  • 2 cravos;
  • 2 a 3 paus de canela;
  • 1 litro de água.
Como fazer:
  1. Ferva a água até borbulhar;
  2. Misture os ingredientes em um bule ou jarra e despeje a água fervente;
  3. Abafe por cerca de 2 a 3 minutos. Caso deixe mais do que isso, o chá emagrecedor pode amargar.
  4. Coe e beba ao longo do dia. É possível, ainda, adicionar algum adoçante natural como stevia
Contraindicações:

Tanto o chá verde quanto o chá de hibisco podem irritar a mucosa gástrica. Por isso, quem sofre com gastrite deve ter cuidado com a ingestão desses compostos.

Receita de chá verde com gengibre, limão e hortelã

Ingredientes:
  • 1 litro de chá verde pronto;
  • 1 limão espremido;
  • Cerca de 5 centímetros de gengibre fresco;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1/2 copo de água.
Como fazer:
  1. Prepare o chá verde e deixe gelar;
  2. Em um liquidificador, misture todos os ingredientes e bata bem.
  3. Coe e sirva bem gelado.
  4. Se preferir, adoce com um adoçante natural.

Qual melhor horário para tomar chá verde?

Isso depende bastante da sua sensibilidade a cafeína. Uma vez que esse é um bioativo do chá, ele deve ser levado em consideração. Quem tem insônia, por exemplo, deve preferir tomar a bebida de manhã, assim ela não irá impactar no sono noturno.

Por outro lado, quem quer aproveitar ao máximo seus benefícios pode preparar o chá diversas vezes ao longo do dia. Ainda é possível, por fim, fazer alguma das receitas anteriores pela manhã, em quantidade, e beber o chá emagrecedor ao longo do dia.

Isso ajuda a aumentar o consumo de água, que também é essencial para auxiliar na perda de peso.

 

Siga-nos no 
Comentários (5)
Comentar