Chá de carqueja: aprenda a preparar essa bebida diurética e saudável

0

O chá de carqueja é um poderoso diurético, que ainda possui diversas outras propriedades emocionais. Descubra todos os benefícios da planta e aprenda a preparar a bebida em casa:

 

O que é carqueja?

o que é carqueja
Reprodução

 

Primeiramente, a Carqueja (Baccharis trimera) é uma planta nativa encontrada em toda a América do Sul que ficou conhecida pelo seu poder diurético.

Além disso, diversos estudos demonstraram que essa planta possui atividade antioxidante, bem como propriedades antidiabéticas, anti-inflamatórias, analgésicas, anti-hepatotóxicas e antimutagênicas. (1)

A atividade antioxidante da carqueja tem sido relacionada aos seus vários compostos fenólicos, incluindo os polifenóis quercetina e rutina, além de ácidos fenólicos, como os ácidos cafeoilquínicos.

Pra que serve o chá de carqueja?

folhas secas de carqueja
Reprodução

O chá de carqueja é usado para tratar dor, indigestão, inchaço, retenção de água e constipação. Também é usado para proteger o fígado, prevenir úlceras, purificar o sangue, ajudar na digestão e reduzir a febre.

Outros usos incluem ainda o tratamento de dor no peito (angina), diabetes, obesidade, doença renal, vermes intestinais, infecções virais e má circulação sanguínea.

A carqueja também é usada para aumentar a libido e, por fim, algumas pessoas relatam que a aplicação tópica serve para tratar feridas.

 

Benefícios do chá de carqueja

pra que serve chá de carqueja
Times Of India

 

  • Reduz a retenção e desintoxica o fígado;
  • É diurético certamente ajuda a reduzir o apetite;
  • Contém antioxidantes capazes de fortalecer o sistema imunológico;
  • Também auxilia na redução do colesterol e diminui a pressão arteriam em hipertensos;
  • Possui propriedades que controlam a absorção de açúcares, portanto ajuda no controle da diabetes.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

Como preparar chá de carqueja?

como preparar Chá de carqueja
Benefícios do chá

 

Agora que você já conhece todos os benefícios da carqueja, é hora de incluir essa erva medicinal em sua rotina. Seja para acelerar o emagrecimento, reduzir o inchaço ou, ainda, trazer benefícios gerais para a saúde, vale apostar nesse chá para consumo diário.

Ingredientes

  • 250 ml de água;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de carqueja;

 

Modo de preparo

  1. Adicione todos os ingredientes em um bule e leve para o fogo;
  2. Após levantar fervura, conte 5 minutos e desligue;
  3. Coe e beba em seguida. .
  4. Para obter todos os benefícios, beba até 3 xícaras por dia.

 

Se a ideia é emagrecer e acelerar o metabolismo, vale ainda alternar entre a carqueja, chá verde, chá de cavalinha e até mesmo o chá de louro. Todos eles possuem propriedades interessantes para esse objetivo e trazem muito resultado, desde que associados à uma dieta saudável e exercícios físicos regulares.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy