Chá de espinheira-santa: conheça seus benefícios para a saúde

Tem sentindo dores no estômago e quer confiar em uma solução mais caseira e econômica para resolver? A espinheira-santa é uma das mais conhecidas plantas medicinais que contribuem com o bom funcionamento de nosso sistema gástrico, tudo graças às suas propriedades antioxidantes, cicatrizantes e protetoras, sendo uma boa pedida para o tratamento de úlcera gástrica, azia, gastrite, entre outros problemas. O chá de espinheira-santa é feito normalmente com as folhas da planta, sendo dessa parte onde as substâncias se localizam, podendo ser encontradas geralmente em cápsulas ou até mesmo diretamente embaladas como chá.

Vamos nos aprofundar mais sobre os benefícios do chá de espinheira-santa e como ele pode contribuir um pouco para o bem-estar do seu corpo? Vem com a gente!

Quais são os benefícios do chá de espinheira-santa?

Antes de consumir o chá de espinheira-santa é importante conhecermos seus benefícios e para que situações ele pode ser útil, além de também entender seus efeitos em nosso corpo e de que maneiras ele provoca o bem-estar. Por isso, confira agora alguns tópicos sobre suas características.

Auxiliar no bem-estar do estômago

Entre todos os benefícios do chá de espinheira-santa a contribuição com o bem-estar do estômago é de longe a característica que mais o marca. A planta é repleta de taninos com forte ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a melhorar diversos problemas gástricos como úlcera, gastrite, azia e outros problemas que podem se manifestar nessa região do corpo.

Contribuir com o tratamento do câncer

A espinheira-santa vem se provando em estudos que suas substâncias podem diminuir a proliferações de células cancerosas, devido à presença do triterpenoide pristemerina em sua composição. Porém, ainda será necessário mais testes para confirmar a efetividade da planta por mais que os resultados atuais veem se provando positivos.

Ajuda com o funcionamento intestinal

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A planta possui uma leve função laxativa que contribui com o funcionamento intestinal, ajudando a combater prisão de ventre das mais leves ou até mesmo moderas, além de outros problemas não tão graves que podem fazer bom uso do chá para aliviar o mal-estar.

Ação diurética

A espinheira-santa possui uma leve ação diurética após seu consumo, eliminando o excesso de líquidos do corpo e auxiliando em tratamentos da retenção de líquidos ou até mesmo na infecção urinária.

Auxilia na cicatrização da pele

A composição da planta possui ação analgésica e cicatrizante que auxilia no tratamento de problemas como cicatrizes, acne, entre outros.

Combater infecções bacterianas

A espinheira-santa pode combater infecções bacterianas de acordo com alguns estudos, tudo graças as substâncias com ação antimicrobiana como maitenina e friedelina. A planta pode ser efetiva em infecções pulmonares, urinária, entre mais algumas. Além disso, ela também possui ação contra alguns tipos de fungos.

Como preparar o chá de espinheira-santa?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Reprodução/pixabay

Existem diferentes formas de preparar o chá de espinheira-santa e nós vamos te mostrar uma dessas formas para que você já possa provar essa bebida que ajuda tanto com diversos problemas do nosso corpo. Lembrando que a espinheira-santa pode ser encontrada em lojas naturais ou até mesmo diretamente incorporada em embalagens de chás, porém vamos te ensinar a maneira mais caseira de preparo.

O chá deve ser preparado com folhas secas da espinheira-santa e usado por aproximadamente 6 meses de tratamento, podendo variar de acordo com a orientação do seu médico, estendendo ou diminuindo esse prazo.

Ingredientes:
• 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa;
• 1 xícara de água.

Como preparar:
Adicione as folhas secas da planta e a água em uma vasilha e deixe ferver por 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo, tampe e deixe repousar por cerca de 15 minutos. Após isso, coe e tome a bebida morna por até 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de 30 minutos antes de qualquer refeição.

Soluções caseiras podem nos ajudar a combater alguns problemas de saúde de forma mais imediata, gerando bem-estar em nós e nos preparando para algum diagnóstico mais completo com algum profissional. Porém, como qualquer remédio caseiro, o uso desse método, por mais que tenha bons resultados para a saúde, não substitui um tratamento médico ou uma consulta, pois apenas com eles podemos chegar a explicações conclusivas.

Conheça alguns remédios caseiros que vão te ajudar a evitar futuros problemas e tornar a sua rotina mais saudável, tranquila e deliciosa!

Comentários (0)
Comentar