Banho frio faz bem? Conheça todos os benefícios da prática

Para alguns o banho gelado é uma loucura, já para outros, os benefícios falam mais alto. A crioterapia, ou a banheira de gelo, é usado por muitos atletas para recuperar as lesões mais rápido, entre os adeptos estão Cristiano Ronaldo e o ator brasileiro Cauã Reymond. Mas será que tomar banho frio pode proporcionar os mesmo benefícios, aliás, existem algum benefício?

Sim, o banho frio pode trazer diversos benefícios para a saúde, mas o tratamento com gelo deve ser feito apenas com um especialista supervisionando. Entretanto, você não precisa imergir em uma banheira com muito gelo e passar muito frio para obter os benefícios. Entenda mais sobre o assunto e tire suas principais dúvidas.

+ Como usar vinagre de maçã do jeito certo para emagrecer

Faz mal tomar banho frio?

Não. Muitas pessoas acreditam que tomar banho frio possa causar gripes e resfriados. Mas essas doenças são causadas apenas por vírus, ou seja, o banho gelado não irá fazer você ficar resfriada. Entretanto, em dias muito frios, tomar banho muito gelado por causar hipotermia, portanto, é importante dosar o frio do seu chuveiro e em dias com temperaturas muito baixas, o morno entre 21º é o ideal.

Benefícios do banho frio

Melhora a circulação

Segundo um artigo publicado no portal americano Healthline, o banho gelado ajuda na circulação sanguínea. Isso acontece porque o corpo tenta manter a temperatura ideal mesmo com a água mais fria. Esse trabalho de regular a temperatura do corpo auxilia na circulação. Portanto, se você sofre com problemas de circulação, adote o banho gelado.

Diminui inchaço

A má circulação causa inchaço, principalmente nas pernas, nos pés e nas mãos. A água gelada do banho frio pode te auxiliar nesse problema. Além disso, o banho gelado tira inchaço comuns, como dos olhos de quando acabou de acordar, de picadas de insetos como pernilongos e alergias.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

+ Chá de casca da abacaxi melhora a pele e fortalece a imunidade

Melhora a pele e o cabelo

A água quente costuma deixar o cabelo mais seco ainda mais ressecado e o oleoso ainda mais oleoso. O mesmo acontece com a pele, que com a água quente costuma abrir os poros e piorar a acne. A água gelada ajuda na hidratação capilar, controla a oleosidade e deixa o cabelo mais saudável. O mesmo acontece com a pele, que além de ter os poros fechados pela água gelada, ajuda a controlar a oleosidade.

Ajuda na imunidade

Ainda de acordo com o portal americano, segundo estudos feitos nos Estados Unidos, o banho gelado mostrou-se um aliado da melhora da imunidade. Isso acontece porque a água gelada estimula os leucócitos, responsáveis pelo sistema imunológico. Portanto, ajuda a manter longe as gripes e os resfriados.

+ Aprenda a identificar a acne hormonal e os melhores tratamentos

Aumenta endorfina

Pessoas que sofrem com ansiedade e depressão poderão se beneficiar do banho gelado. A endorfina além de ser liberada por atividades físicas, também é liberada durante o banho gelado. Além disso, poderá te auxiliar em um momento de crises, em que seu corpo ficará em alerta com a água fria, aumentará a endorfina (hormônio da “felicidade”) e você irá se concentrar em manter o corpo aquecido. Segundo o site Healthline, enquanto seu cérebro trabalha para manter seu corpo quente, sua mente consegue ter uma clareza e aumenta a energia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ajuda recuperar lesões

O banho frio ajuda o músculo a recuperar lesões, entretanto, não é tão eficiente como aplicar o gelo no local ou emergir em uma banheira de gelo. Além disso, a água gelada ajuda a aliviar a dor, seja após um treino pesado na academia ou alguma pancada que acabou dando sem querer em algum lugar. Por isso, aproveite desse benefício.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Quantas vezes pode tomar banho gelado por dia?

O recomendado é apenas um banho por dia gelado e evitar durante à noite. Como citado, o banho gelado libera endorfina e aumenta a energia do corpo, e isso pode acabar desregulando o sono. Por esse motivo, o melhor horário para se tomar banho gelado é pela manhã, que ajuda a manter o corpo em alerta e afasta o sono.

+ 6 chás para te ajudar a dormir melhor e afastar a insônia

Cuidados e contraindicação do banho frio

O banho não precisa ser extremamente gelado para que obtenha todos os benefícios citados acima. A temperatura entre 20º a 25º graus são ideais. Banho extremamente gelado ou o uso da banheira de gelo sem supervisão poderá levar a hipotermia.

Apesar de não haver uma contraindicação no banho frio, é recomendável sempre consultar um especialista antes de experimentar os benefícios da prática. Além disso, não testar o banho gelado em crianças antes de falar com um pediatra, mesmo em dias quentes. Se após o banho, qualquer sintoma surgir, busque imediatamente auxílio médico.

Comentários (0)
Comentar