Como usar vinagre de maçã do jeito certo para emagrecer

O vinagre está no mundo há muito tempo, segundo um artigo publicado pela ANAV (Associação Nacional das Indústrias de Vinagre), o vinagre surgiu no Antigo Egito e era usado principalmente na medicina. O nome vem do francês, vinaigre, que significa em tradução literal ‘vinho azedo’. Existem diversos tipos de vinagres e entre eles está o vinagre de maçã, que é conhecido por seus benefícios para a saúde e até sendo usado para emagrecer.

Como já citado, antigamente, o vinagre era usado para obter benefícios para a saúde por causa da sua propriedade  anti-inflamatórias. Segundo a ANAV, o vinagre chegou a ser usado em guerras para desinfetar machucados dos soldados para não causar nenhum tipo de infecção e contaminações.

Na culinária, no começo da sua existência, ainda de acordo com a publicação, o vinagre era usado para ajudar na conservação dos alimentos, visto que, não existia outras formas de conservação. Atualmente, é usado para temperar saladas e fazer molhos. O vinagre de maçã é muito utilizado na gastronomia por causa do seu gosto adocicado e ter menos propriedades ácidas.

+ 11 receitas de comidas saudáveis comer sem culpa

Benefícios e como usar o vinagre de maçã para emagrecer (Foto: Freepik)

Quais são os benefícios do vinagre de maçã?

Antes de entender como usar para emagrecer, é importante conhecer os benefícios proporcionado por esse tipo de vinagre. Conheça agora quais sãos:

Previne diabetes

O vinagre de maçã ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, que é importante para prevenir diabetes e ajudar a diminuir os sintomas de quem sofre com a doença. Isso acontece por causa do ácido acético, em que o vinagre é rico. Esse ácido inibe as ações das enzimas de açúcares e sem o acético, a absolvição de açúcar é ainda maior.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Diminui sintomas da azia e má digestão

Após comer algum alimento que não caiu muito bem no estômago, conte com a ajuda do vinagre de maçã, que irá aliviar os sintomas gastroesofágico. O vinagre ajuda a controlar o PH do estômago, que ajuda a controlar a acidez e assim, diminuindo sintomas como azia e má digestão.

Reduz colesterol ruim

Esse tipo de vinagre ajuda a controlar o LDL (colesterol ruim), triglicerídeos e ajuda a controlar a pressão arterial. Com isso, previne doenças cardiovasculares, trazendo mais qualidade de vida. Segundo o site Tua Saúde, isso acontece por causa das propriedades antioxidante e anti-inflamatória.

+ Açafrão na pele: previne o envelhecimento e reduz olheiras

Protege o fígado

Segundo um artigo publicado no site da UNIMED Fortaleza, o vinagre de maçã ajuda o fígado a eliminar as toxinas de forma mais eficiente. Isso acontece por causa dos ácidos málicos, lático e cítrico, que esse tipo de vinagre é rico.

Previne o envelhecimento precoce

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como já citado anteriormente, o vinagre de maçã contém propriedades antioxidante, que são importantes para combater o envelhecimento precoce e eliminar as toxinas do corpo (radicais livres que são causados pela poluição ou má alimentação) , que causam rugas e linhas finas.

Como usar vinagre de maçã para emagrecer?

Como usar vinagre de maçã para emagrecer (Foto: Pexels)

O vinagre de maçã ajuda no emagrecimento pois é rico em pectina, um tipo de fibra que promove uma maior saciedade. Com isso, a fome irá reduzir e sua ingestão de calorias, e consequentemente emagreça. Entretanto, vale ressaltar que, para um emagrecimento ideal e com saúde, deve-se consultar um nutricionista. Só o profissional conseguirá promover um déficit calórico e calcular quantas calorias cada indivíduo precisa.

  1. Existem duas formas de consumir o vinagre, a primeira e mais comum é usar para temperar saladas e outros alimentos. Pode-se usar em todas as refeições. Contudo, a ingestão desse método é menor e por isso o resultado pode demorar para aparecer.
  2. Já a outra forma é ingerir o vinagre. Para isso, misture 2 colheres de sopa de vinagre em 200 ml de água ou suco (o que preferir), e consumir pelo menos 10 minutos antes das principais refeições, como o almoço e jantar. Pode combinar as duas formas, a ingestão e para temperar seus alimentos. 

+ Salada: 5 receitas deliciosas para fugir do tradicional

Quantos quilos emagrece com vinagre?

Não é possível mensurar quantos quilos irá emagrecer consumindo o vinagre, já que para emagrecer deve-se estar em um déficit calórico. Para auxiliar no seu processo de emagrecimento e ver os resultados mais rápidos, além de se consultar com um profissional da área, evite o consumo de frituras, gorduras saturadas, refrigerantes e entre outros. Além disso, inclua na sua rotina exercícios físicos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Contraindicação

Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância de buscar um profissional da área da nutrição antes de fazer qualquer mudança na alimentação. Dito isso, algumas pessoas devem evitar o consumo do vinagre de maçã diluído na água, para temperar saladas por exemplo, não é necessário excluir da sua dieta sem ter uma recomendação médica para isso. Veja se está na lista:

  • Pessoas com gastrite
  • Pessoas com úlceras
  • Pessoas com refluxo

Lembrando que, se algum sintoma como queimação, cólicas ou qualquer coisa parecida, apareça após a ingestão do vinagre, suspender imediatamente o uso.

Comentários (0)
Comentar