Óleo essencial para ansiedade: 5 opções para aliviar os sintomas

A aromaterapia envolve o uso de óleos essenciais retirados de fontes vegetais, como flores, folhas, sementes, frutas e raízes. Quando esses óleos são inalados ou absorvidos pela pele, ocorrem efeitos fisiológicos. Descubra qual óleo essencial usar para ansiedade e te ajudar a aliviar o problema.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade. Os sintomas dessa doença acabam prejudicando o desempenho no trabalho e as relações pessoais. Em busca do alívio da ansiedade, alguns tratamentos alternativos surgiram e conquistaram as pessoas que querem diminuir os sintomas.

O que é aromaterapia?

É a técnica de inalar o ar do óleo essencial a fim de obter um benefício. Além da ansiedade, o uso do óleo essencial ajuda também a combater a depressão, auxilia no tratamento da insônia, asma e auxilia no sistema imunológico, aumentando a imunidade. Apesar de ser simples o uso e ser um produto completamente natural, é importante uma consulta com naturopata, que irá te auxiliar e te ensinar o uso correto dos óleos essenciais.

(Foto: Unsplash)

Quais são os melhores óleos para ansiedade?

Conheça agora os óleos mais indicados para aliviar os sintomas da ansiedade e te ajudar a acalmar:

Óleo de laranja doce

Seu nome cientifico é Citrus aurantium dulcis e é um tipo de óleo muito usado para afastar os sintomas mais comuns da ansiedade. Além disso, é um poderoso antidepressivo, ansiolítico e atua no sistema imunológico, aumentando a imunidade.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Alecrim

Conhecido cientificamente como rosmarinus officinalis, o alecrim também é um aliado para pessoas que sofrem com ansiedade e depressão por causa das suas propriedades analgésicas e estimulantes. E não é só com a ansiedade que o alecrim ajuda, alivia também dores de cabeça, alivia os sintomas da má digestão e melhora a memória.

Limão

O oléo essencial de limão é um dos mais usados e um dos seus benefícios é o controle dos sintomas da ansiedade. Além de acalmar a pessoa que está sofrendo com uma crise, auxilia também na concentração e ajuda a melhorar a memória. Não pode aplicar o óleo essencial de limão direto na pele para não causar manchas ou queimaduras.

Sândalo

Conhecido cientificamente como amyris Balsamifera, o sândalo é um ótimo aliado para o combate da ansiedade. Esse óleo essencial tem propriedades sedativas, ideal para ajudar a controlar os sintomas da ansiedade e também combater insônia. O uso durante o dia pode te deixar sonolento, portanto, utilize-o próximo do horário de deitar.

Lavanda (Alfazema)

Um dos mais populares no combate à ansiedade e depressão. O seu aroma delicioso, contém outros benefícios para a saúde, diminuindo dores de cabeça, cólicas menstruais, náuseas e auxilia no combate à insônia, promovendo uma noite de sono reparadora.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

(Foto: Unsplash)

Como utilizar óleo essencial para ansiedade?

Para que você obtenha os benefícios do óleo essencial para a ansiedade, é necessário fazer o uso correto. Descubra agora algumas formas do uso:

Aromatizador – É uma das formas mais comuns e simples de obter os benefícios desses óleos acima. Para isso, você irá precisar de um difusor. Aplique três gotas do óleo essencial de sua preferência, junto com a água (cada difusor tem uma quantidade, verifique a sua) e o difusor faz todo o trabalho de espalhar pela casa o aroma do óleo.

Óleo essencial no banho – Existem algumas formas de aproveitar os benefícios dos óleos durante o banho. No shampoo ou condicionador, você pode colocar duas gotas, no sabonete uma gota e usá-los normalmente. Evite a área dos olhos. Assim você irá inalando enquanto toma o seu banho normal.

Evaporação – Outra duas formas de usar o óleo é com a evaporação. A primeira forma é a mais simples e funciona como o difusor. Misture meio litro de água para duas gotas de óleo essencial em um canecão e coloque para ferver no fogão, a fumaça que irá subir, irá trazer os benefícios do óleo.

A outra forma é ainda mais simples, aplique em uma toalha ou algodão, três gotinhas do óleo essencial desejado, com a evaporação natural e o aroma você irá obter os benefícios. Se o cheiro está forte, poderá deixar a toalha mais longe de você, por exemplo, tire da cabeceira da cama e coloque nós pés.

Borrifador – Outra maneira simples de usar o óleo essencial em casa e bem baratinho, é usar um borrifador. Misture três gotas no recipiente com água e borrife nos cômodos que deseja inalar o óleo. Se quiser, poderá borrifar em cima de edredom, roupas e entre outros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em massagens – Nesse caso específico, é ideal usar apenas com a supervisão de um profissional qualificado, para não causar nenhum tipo de reação adversa, tanto na inalação quanto na pele. Os profissionais misturam um óleo comum, com o de coco, junto com a quantidade certa de óleo essencial e aplica na pele durante a massagem. Faça em casa apenas com recomendação de aromaterapeuta.

Quais as contraindicações da aromaterapia?

Em primeiro lugar, antes de inserir o óleo essencial na sua rotina, é importante se consultar com um aromaterapeuta, ele irá indicar as melhores opções para você. Além disso, algumas pessoas não podem fazer o uso sem uma recomendação:

  • Crianças
  • Gestantes
  • Lactantes
  • Pessoas com problemas cardíacos
  • Problemas respiratórios
  • E histórico de alergias das propriedades citadas

Além disso, se após o uso algum efeito adverso surgir, interrompa imediatamente o uso e procure a ajuda de um profissional.

Comentários (0)
Comentar