7 alimentos que aumentam a imunidade; veja como consumir

A alimentação balanceada é importante para manter o bom funcionamento do sistema imunológico

O sistema imunológico é importante para a saúde do seres humanos, é com ela que combatemos todas as doenças e minimizamos os riscos de contrair alguma doença. Segundo uma cartilha do Ministério da Saúde sobre imunidade, o governo destaca a importante do consumo dos alimentos corretos para aumentar a imunidade, e assim, prevenir uma séries de doenças.

Ainda de acordo com a cartilha, as células de defesa do corpo precisam de diversos minerais, vitaminas e aminoácidos para se manterem saudáveis e eficientes. Com isso, se o consumo desses nutrientes não forem adequados, o sistema imunológico fica fragilizado e acaba deixando a pessoa suscetível à doenças, como gripes, resfriados e entre outros.

Para que a imunidade se mantenha em um padrão normal, além de comer saudável, é importante uma variedade no cardápio para que consiga todos os nutrientes necessários para o corpo. Portanto, faça uma combinação dos alimentos que aumentam a imunidade, para um melhor resultado. E se você não conhece quais são esses alimentos, veja abaixo uma lista com os melhores para incluir na sua alimentação.

+ Lábios ressecados no frio: o que fazer para deixar a boca hidratada

Salmão

O salmão é um alimento rico em Ômega 3, um nutriente importantíssimo para o sistema imunológico. Outros peixes também são ricos neste nutriente, mas o salmão costuma ser mais saudável e por isso, é o mais indicado. Além disso, possuí propriedades propriedades anti-inflamatórias, que é importante também para combater doenças.

Castanhas

Se você é vegetariano ou vegano e está em busca de uma boa fonte de ômega 3 para aumentar sua imunidade, pode apostar nas castanhas. Nozes, castanha do Brasil e caju, são uma ótima fonte desse nutriente, além disso, contém vitaminas do tipo E, complexo B e minerais como zinco, potássio, manganês, ferro e selênio. Um combo de saúde para a sua alimentação.

Folhas verdes escuras

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As folhas verdes escuras são ótimas para a saúde do corpo. São ricas em diversos minerais como, magnésio, cálcio e ferro, rica em antioxidantes, carotenoides e entre outros nutrientes importantes para aumentar a imunidade. As folhas verdes mais comuns são:

  • Agrião;
  • Acelga;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Chicória;
  • Coentro;
  • Espinafre;
  • Escarola;
  • Rúcula;
  • Repolho.

Batata-doce

É um alimento muito conhecido por pessoas que gostam de academia, mas os benefícios da batata-doce vai além de ajudar a ter um corpo musculoso. É rica em diversos nutrientes que ajudam a manter a imunidade alta, como betacaroteno, vitamina A, C, E, K e do complexo B. Não para por aí, além disso, é rica em diversos minerais como cálcio, ferro, zinco,  magnésio e potássio.

+ Bolo saudável: 10 receitas deliciosos para fazer hoje mesmo

Alho

Nas diversas receitas de sopas e sucos de imunidade, o alho está sempre presente e é um dos alimentos mais queridos para o aumento da imunidade. Tudo isso por ser rico em alicina, que contém ação antimicrobiana. O alho também é usado em chás para ajudar aliviar os sintomas da gripo e resfriados.

Gengibre

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outro alimento que está sempre presente nas receitas para aumentar a imunidade. O gengibre possuí propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que são importantes para o sistema imunológico. Além disso, é ótimo para melhor a tosse e coriza, já que contém propriedades expectorantes.

Cúrcuma

Mais uma raiz importante para o sistema imunológico. Além de poder ser consumida na alimentação, graças aos seus benefícios para a saúde, a cúrcuma também é vendida em cápsula nas farmácias. A cúrcuma é um ótimo antioxidante e por isso, ajuda aumentar a imunidade.

Foto: Unsplash

Qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade?

Algumas vitaminas são excelentes para aumentar a imunidade e manter o sistema imunológico saudável, conheça as melhores e em quais alimentos encontrar:

Vitamina A (Retinol)

Veja abaixo uma lista dos alimentos rico nesta vitamina:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Fígado;
  • Gema de ovo;
  • Leite;
  • Folhas verdes;
  • Abóbora;
  • Cenoura;
  • Manga;
  • Caju;
  • Goiaba,
  • Mamão;
  • Caqui;
  • Pupunha;
  • Dendê;
  • Pequi.

Vitamina B

Veja os alimentos que contém vitamina B:

  • Levedo de cerveja;
  • Lentilha;
  • Nozes;
  • Gengibre;
  • Semente de girassol;
  • Soja;
  • Arroz integral;
  • Verduras verdes;
  • Abacate;
  • Banana;
  • Galinha;
  • Peixe;
  • Gema de ovo.

Vitamina C

Uma vitamina muito conhecida por aumentar a imunidade:

  • Acerola;
  • Abacaxi;
  • Limão;
  • Laranja;
  • Lima;
  • Mamão;
  • Kiwi;
  • Caju;
  • Tomates;
  • Morangos;
  • Melância;
  • Folhas verdes escuras;
  • Pimentão verde;
  • Batata-doce.

+ Sopa de legumes: 10 receitas fáceis e práticas

Como aumentar imunidade rápido?

A alimentação é fundamental para aumentar a sua imunidade com saúde e rápido. Para que seja mais eficiente, é indicado o consumo da maioria dos alimentos in natura. Por exemplo, ao invés do suco de laranja, chupar a laranja, para que não perca as fibras e nutrientes. E os de origem animal, é importante que sejam consumidos sem gorduras e temperos industrializados. E claro, além disso, varie o cardápio, quanto mais colorido estiver seu prato, melhor será.

Além da alimentação, veja algumas dicas que irão aumentar a sua imunidade em qualquer época do ano:

  • Atividade física;
  • Consumo de água adequado;
  • Tomar sol todos os dias (antes das 10h e depois das 16h) para aumentar a vitamina D;
  • Evite o consumo de álcool e cigarro;
  • Evite o consumo de produtos industrializados e ultraprocessados;
  • Regule o seu sono e durma pelo menos 8 horas por noite.

Para finalizar, é importante ressaltar a importância de um médico para verificar a sua imunidade e se necessário, entrar com uma suplementação. Além disso, é importante se consultar com um nutricionista para ter uma dieta mais equilibrada baseado nos seus gostos alimentares.

+ Receitas pré-treino leve: 10 pratos leves, mas que sustentam

Siga-nos no 
Comentários (0)
Comentar