Banho frio faz bem? Conheça todos os benefícios da prática
Para alguns o banho gelado é uma loucura, já para outros, os benefícios falam mais alto. A crioterapia, ou a banheira de gelo, é usado por muitos atletas para recuperar as lesões mais rápido, entre os adeptos estão Cristiano Ronaldo e o ator brasileiro Cauã Reymond. Mas será que tomar banho frio pode proporcionar os mesmo benefícios, aliás, existem algum benefício?
Sim, o banho frio pode trazer diversos benefícios para a saúde, mas o tratamento com gelo deve ser feito apenas com um especialista supervisionando. Entretanto, você não precisa imergir em uma banheira com muito gelo e passar muito frio para obter os benefícios. Entenda mais sobre o assunto e tire suas principais dúvidas.
+ Como usar vinagre de maçã do jeito certo para emagrecer
Faz mal tomar banho frio?
Benefícios do banho frio
Melhora a circulação
Diminui inchaço
A má circulação causa inchaço, principalmente nas pernas, nos pés e nas mãos. A água gelada do banho frio pode te auxiliar nesse problema. Além disso, o banho gelado tira inchaço comuns, como dos olhos de quando acabou de acordar, de picadas de insetos como pernilongos e alergias.
+ Chá de casca da abacaxi melhora a pele e fortalece a imunidade
Melhora a pele e o cabelo
A água quente costuma deixar o cabelo mais seco ainda mais ressecado e o oleoso ainda mais oleoso. O mesmo acontece com a pele, que com a água quente costuma abrir os poros e piorar a acne. A água gelada ajuda na hidratação capilar, controla a oleosidade e deixa o cabelo mais saudável. O mesmo acontece com a pele, que além de ter os poros fechados pela água gelada, ajuda a controlar a oleosidade.
Ajuda na imunidade
Ainda de acordo com o portal americano, segundo estudos feitos nos Estados Unidos, o banho gelado mostrou-se um aliado da melhora da imunidade. Isso acontece porque a água gelada estimula os leucócitos, responsáveis pelo sistema imunológico. Portanto, ajuda a manter longe as gripes e os resfriados.
+ Aprenda a identificar a acne hormonal e os melhores tratamentos
Aumenta endorfina
Pessoas que sofrem com ansiedade e depressão poderão se beneficiar do banho gelado. A endorfina além de ser liberada por atividades físicas, também é liberada durante o banho gelado. Além disso, poderá te auxiliar em um momento de crises, em que seu corpo ficará em alerta com a água fria, aumentará a endorfina (hormônio da “felicidade”) e você irá se concentrar em manter o corpo aquecido. Segundo o site Healthline, enquanto seu cérebro trabalha para manter seu corpo quente, sua mente consegue ter uma clareza e aumenta a energia.
Ajuda recuperar lesões
O banho frio ajuda o músculo a recuperar lesões, entretanto, não é tão eficiente como aplicar o gelo no local ou emergir em uma banheira de gelo. Além disso, a água gelada ajuda a aliviar a dor, seja após um treino pesado na academia ou alguma pancada que acabou dando sem querer em algum lugar. Por isso, aproveite desse benefício.
Quantas vezes pode tomar banho gelado por dia?
O recomendado é apenas um banho por dia gelado e evitar durante à noite. Como citado, o banho gelado libera endorfina e aumenta a energia do corpo, e isso pode acabar desregulando o sono. Por esse motivo, o melhor horário para se tomar banho gelado é pela manhã, que ajuda a manter o corpo em alerta e afasta o sono.
+ 6 chás para te ajudar a dormir melhor e afastar a insônia
Cuidados e contraindicação do banho frio
O banho não precisa ser extremamente gelado para que obtenha todos os benefícios citados acima. A temperatura entre 20º a 25º graus são ideais. Banho extremamente gelado ou o uso da banheira de gelo sem supervisão poderá levar a hipotermia.
Apesar de não haver uma contraindicação no banho frio, é recomendável sempre consultar um especialista antes de experimentar os benefícios da prática. Além disso, não testar o banho gelado em crianças antes de falar com um pediatra, mesmo em dias quentes. Se após o banho, qualquer sintoma surgir, busque imediatamente auxílio médico.