6 chás para te ajudar a dormir melhor e afastar a insônia

0

Os chás são usados há milénios como fins terapêuticos pelos seres humanos. São diversos chás existentes e cada um deles contém um benefício diferente para a saúde. Segundo pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem com insônia ou não têm um sono de qualidade. Além dos tratamentos convencionais, existem chás para ajudar a dormir melhor.

O sono é importante para a saúde e precisa ser reparador. O recomendado é dormir pelo menos 6 horas por noite e o ideal recomendado por especialista são 8 horas. Com isso, dormir bem ajuda a diminuir o risco de doenças, diminuí os sintomas do estresse e da ansiedade, aumenta a imunidade e auxilia na concentração.

Para conseguir dormir melhor e ter uma noite de sono dos deuses, conte com a ajuda de alguns chás que auxiliam nesse fator. Confira posteriormente quais são os chás que proporcionam esse benefícios, aprenda a preparar e saiba mais sobre o consumo de cada um.

Chás para dormir melhor 1
Chás para dormir melhor (Foto: Pexels/Reprodução)

Chá de Mulungu

Esse chá tem propriedades calmantes, por isso, é amplamente usado para ajudar quem sofre de insônia e também para quem está sofrendo com ansiedade. Este chá também é poderoso para combater dores leves e febres.

Como preparar?

Ingredientes

  • 6 g de casca de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 10 minutos;
  2. Quando ferver, coe e deixe descansar;
  3. Quando estiver morno, já pode consumir.

Pode tomar até três vezes ao dia. O ideal é sempre tomar no final de tarde para não atrapalhar a sua produtividade e te ajudar no sono. Não é recomendado tomar por mais de três dias seguidos.

Chá de Melissa ( erva-cidreira e capim-limão)

Outro chá que é poderoso no combate à insônia, a Melissa é conhecida também como erva-cidreira ou capim-limão). Esse chá é conhecido por ajudar a regular o sono, combater o estresse e a ansiedade. Esta bebida contém anti-inflamatórios, auxiliando em dores causadas por inflamações e aumenta a imunidade.

Como preparar?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de erva-cidreira desidratada;
  • 200 ml de água.

Modo de preparar

  1. Em primeiro lugar, coloque a água para esquentar;
  2. Quando ferver, adicione a melissa e apague o fogo;
  3. Tampe com um pirex e deixe descansar por 15 minutos;
  4. Coe e sirva em seguida.

Pode tomar de duas a três xícaras por dia e sua única reação adversa é a sonolência, por isso, consuma próximo da hora de dormir para obter esse benefício.

chá para ajudar a dormir
Aprenda a preparar chás para combater a insônia e dormir melhor (Foto: Freepik/Reprodução)

Chá de camomila

É um dos chás mais populares para tratar esse problema e seus benefícios jus à fama que recebe. A camomila tem propriedades calmantes, combatendo a insônia e sintomas como estresse, ansiedade e até ameniza os sintomas da TPM.

Como preparar?

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de camomila;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, ferva a água;
  2. Quando levantar fervura, adicione as folhas de camomila ou o sachê e tampe;
  3. Deixe descansar por 10 minutos, após coe e sirva.

Pode consumir de 2 a três xícaras do chá por dia. Mas consuma em horários estratégicos, pois causa sonolência e deixa o corpo mais relaxado.

Chá de centella asiática

Esse chá é conhecido pelo seu poder em acelerar a cicatrização de machucados e prevenir varizes. Mas também é um ótimo aliado para quem busca ter um sono melhor e afastar a insônia. Além disso, também combate os sintomas da ansiedade.

Como preparar?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa da erva;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, ferva a água;
  2. Quando levantar fervura, adicione a colher de centella e tampe;
  3. Deixe descansar por 10 minutos, após coe e sirva.

Não é recomendado tomar mais do que duas xícaras por dia. Evite tomar pouco tempo antes de dormir, pois é diurético e com isso aumenta a frequência urinária. Tome pelo menos 1h30 antes de dormir para aproveitar os benefícios.

Chá de erva de São João

Erva de São João é conhecida também como hipericão e faz parte da medicina natural. É usada no combate a depressão, ansiedade e outros transtornos. Suas propriedades acalmam a mente e com isso, também ajuda pessoas que sofrem com insônia.

Como preparar?

Ingredientes

  • 1 colher de chá  de erva-de-são-joão;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, ferva a água;
  2. Quando levantar fervura, adicione as ervas e tampe;
  3. Deixe descansar por 10 minutos, após esse período coe e sirva.

Pode ser tomado até três xícaras por dia desse chá e o recomendado é tomar sempre próximo da hora de dormir para que os efeitos relaxantes não atrapalhem suas tarefas rotineiras.

chá para ajudar a dormir
Saiba como preparar chás para dormir melhor (Foto: Freepik/Reprodução)

Folha de maracujá

Conhecida também como chá de passiflora, a folha do maracujá também tem propriedades calmantes como a própria fruta. Com isso, afaste a insônia e tenha um sono reparador consumindo o chá da folha de maracujá. Além disso, é um ótimo aliado para combater ansiedade e o estresse.

Como preparar?

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas frescas ou secas;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, ferva a água;
  2. Quando levantar fervura, adicione as folhas e tampe;
  3. Deixe descansar por 10 minutos, após esse período coe e sirva.

Pode ingerir até duas xícaras do chá e não é recomendado passar dessa quantidade. Assim como os chás citados anteriormente, evite tomar durante o dia para não atrapalhar suas atividades.

Contraindicações de chás para dormir melhor

Em primeiro lugar, antes de adicionar chás na sua rotina alimentar, é importante se consultar com um nutricionista e assim saber qual é o indicado para você. Mas esses chás para dormir melhor, não são indicado para algumas pessoas, saiba se você está na lista:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Crianças de até 5 anos;
  • Pessoas que usam remédios controlados.

Outro ponto importante para destacar é que, se os sintomas como insônia, sono ruim (acordando diversas vezes) ou estresse ainda são frequentes, o melhor é procurar um médico para saber qual é a causa e assim, receber um tratamento adequado. Além disso, em qualquer efeito adverso com os chás, suspenda o consumo no mesmo momento e procure um posto de saúde.

Leia também: 5 dicas para combater ansiedade e insônia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy