Como dormir melhor: 6 passos simples para afastar a insônia

0 46

Uma tarefa natural dos seres humanos é dormir, contudo, não são todas as pessoas que conseguem descansar à noite e ter uma boa noite de sono. São diversos fatores que causam a insônia e independente do que esteja causando esse problema, existem maneiras de prevenir e recuperar o sono. Além disso, não dormir direito pode causar diversos problemas, como falta de concentração e estresse.

Mas vale ressaltar que, se você já tentou de tudo e sua insônia não foi embora, é importante se consultar com um especialista. Às vezes pode estar tendo alguma desregulação no seu corpo e precisa ser diagnosticado para um tratamento correto. Se você está sofrendo com insônia e está com dificuldades para dormir, veja agora dicas simples que irão te ajudar a dormir melhor.

O que pode causar a insônia?

Segundo um artigo divulgado pela Pfizer, existem quatro motivos principais causadores da insônia. Conheça cada um deles e identifique o que está tirando o seu sono.

como dormir melhor e driblar a insônia
Dicas para driblar a insônia (Foto: Reprodução/Freepik)

Estresse e ansiedade

Um fator muito comum e que tira o sono de muita gente, o estresse é um dos principais motivos da insônia. Diversos fatores desencadeiam o estresse e a ansiedade. Para melhorar esses sintomas, principalmente a ansiedade, é importante fazer terapia, para que o seu sono seja regulado.

Problemas de saúde

Algumas doenças podem desencadear a insônia, como por exemplo, apneia do sono. Nesse caso, como já citado, é importante buscar ajuda médica para descobrir o que está causando esse sintoma. Só um médico irá conseguir identificar a causa e indicar um tratamento correto.

Uso de medicamentos

Se você está fazendo o uso contínuo de algum medicamento, essa pode ser a causa da sua insônia. Alguns remédios são à base de cafeína, um estimulante e isso pode estar atrapalhando sua noite de sono. Se você percebeu a insônia após começar um medicamento, converse com o seu médico e explique a situação, assim, com uma autorização médica, conseguirá adequar melhor o seu tratamento.

Maus hábitos

Assim como diversas áreas do corpo são afetadas por maus hábitos, o sono também é. O consumo excessivo de cafeína, não ter uma rotina para dormir, alimentação, uso de telas na hora de descansar e entre outros, são alguns dos hábitos que pode estarem atrapalhando o seu sono e causando a insônia.

O que fazer para acabar com a insônia?

como dormir melhor e driblar a insônia
Dicas para driblar a insônia (Foto: Reprodução/Freepik)

A insônia pode ser tratada naturalmente ou com uso de remédios indicado por um especialista. Mas é possível melhorar o sono e dormir melhor com dicas simples e fáceis. Aprenda agora como transformar a sua noite e ter um sono dos deuses.

Cuidado com a cafeína

À noite, evite o consumo de produtos com cafeína, como café e chás. Assim, seu sono não sofrerá às consequência. Se tem o costume de consumir chá à noite, mude para chás aliados do sono, como o de camomila. Fique atento às embalagens de alimentos, alguns podem conter cafeína e isso ser a causa da sua insônia.

Exercícios físicos

A atividade física irá ajudar a diminuir a insônia, principalmente em pessoas que esse problema é causado pelo estresse e ansiedade. Os exercícios liberam um hormônio chamado endorfina, que traz uma sensação de bem-estar ao corpo. Mas atenção, não faça exercícios próximos da hora de dormir, isso também pode atrapalhar o seu sono e te deixar “elétrico” na hora de dormir.

Estabeleça uma rotina

É importante ter uma rotina para dormir. Vá para a cama todos os dias no mesmo horário, após 15 dias o seu corpo já estará acostumado e saberá a hora correta de descansar. Não esqueça do horário de se levantar, é importante dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, incluindo aos finais de semana para que o corpo se acostume.

Técnicas de relaxamento

Se está com dificuldades de dormir, procure fazer atividades e técnicas relaxantes. Assim, quando se deitar, irá dormir sem dificuldade.

  • Tome um banho morno, a água mais quentinha irá ajudar os músculos a relaxarem e assim, estará preparada para dormir;
  • Invista em bebidas que ajudam o sono chegar, como leite quente, que contém triptofano, que induz o corpo ao sono. Além de chás como camomila, erva-doce e erva-cidreira;
  • Desapegue do celular. É tentar dar uma olhadinha nas redes sociais antes de dormir, contudo, pelo menos 1 hora antes de dormir, deixe o celular longe. A luz da tela afasta o sono;
  • Meditação e yoga: existem meditações e posturas de yoga para fazer antes de dormir e que ajudam a relaxar o corpo;
  • Deite na cama somente quando estiver com sono, evite ficar conversando ou lendo.

Relações sexuais

Segundo um artigo sobre insônia publicado no site do médico Dráuzio Varella, o orgasmo é um ótimo aliado para as pessoas que têm dificuldades para dormir. Após o clímax, o corpo entre em um estado de relaxamento, proporcionando assim uma melhor noite de sono.

Não consigo dormir, e agora?

Se você está deitado na cama e após 30 minutos ainda não dormir, o melhor a se fazer é levantar. O motivo é simples, se você ficar rolando de um lado para o outro, se forçando a dormir, pode piorar a ansiedade e assim, agravar a insônia. Por isso, o melhor a se fazer, ainda segundo o artigo de Dráuzio Varella, é se levantar da cama e fazer atividades relaxantes.

As atividades que deverão ser feitas foram citadas anteriormente, como tomar um banho morno, tomar bebidas que ajudam o corpo a relaxar, meditar e entre outras opções. Só volte para cama quando se sentir com sono e cansado, assim, seu corpo irá descansar sem muito esforço.

Leia também: Conheça três simpatias para dormir melhor

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy