5 rituais de sono para combater a insônia e dormir tranquilamente

0

Muitas pessoas têm dificuldade em pegar no sono, e a famosa insônia tem sido cada vez mais frequente na nossa rotina, principalmente nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Relaxar e dormir bem tem sido um desafio quase impossível para a grande maioria, seja pelas nossas almas estarem angustiadas ou nossa saúde mental não estar boa. Por isso, se você está sofrendo com esse problema, confira 5 rituais de sono para contar carneirinhos à noite.

 

O que é ritual do sono?

É uma sequência de atividades tranquilas que a gente faz antes de dormir, sendo capaz de mudar o estado do cérebro de ‘alerta’ para ‘sonolento’. Esse ritual inclui banho, músicas relaxantes, bebidas calmantes e muito mais.

Por que a insônia faz mal?

 

  • Diminui a produtividade: se você não tem um sono reparador, sofrerá as consequências no dia seguinte, já que a qualidade de vida fica prejudicada. Alguns sintomas são cansaço, fadiga, sonolência, irritação e dor de cabeça, coisas que levam à baixa produtividade e falta de concentração.
  • Pode causar depressão: esse transtorno psíquico faz com que você durma mal, mas também tem o outro lado, que é quando a insônia crônica leva a depressão.
  • Contribui para aumento de peso: Quem fica mais tempo acordado, acaba comendo mais, então não dormir direito pode fazer com que você aumente de peso. A falta de sono adequado mexe com o sistema endócrino, que é o responsável por regular o metabolismo, fazendo com que a fome aumente durante o dia.
rituais de sono
(Foto: Pexels)

5 rituais de sono

 

1. Tente reduzir a ansiedade

É quase impossível não ficar ansiosa durante esse período tão conturbado, já que nossa cabeça vive cheia de preocupações e angústias, e por causa dessa inquietação, relaxar e desligar a mente para dormir fica difícil. Por isso, é importante fazermos de tudo para diminuir a ansiedade, seja praticando ioga, práticas de relaxamento guiadas e meditação. Essas atividades são certeiras e com certeza te ajudarão a dormir melhor.

2. Beba chás calmantes – rituais de sono

Essa dica de vó pode te ajudar e muito na tarefa de contar carneirinhos. Chás calmantes contribuem para uma boa noite de sono. Aposte na camomila, erva cidreira e erva doce, para dormir melhor. Leite morno também é uma ótima dica de bebida calmante, já que contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina.

rituais de sono
(Foto: Pexels)

3. Deixe o celular longe da cama – rituais de sono

É super comum mexermos no celular ou até colocar algo na TV antes de dormir. Porém, esse hábito pode ser extremamente prejudicial para a qualidade do sono. Se você sofre de insônia e pretende dormir melhor, se afaste dos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar. Mídias sociais e notificações em nosso celular é um gatilho enorme para a ansiedade e angústia, e se desligar disso antes de dormir pode ajudar a relaxar e a deixar a mente leve.

4. Associe a cama ao sono

Tente não praticar outras atividades na cama, como fazer refeições e trabalhar. A cama precisa ser restrita ao sono, pois quando nosso cérebro entende que a cama é o local de dormir, o processo fica bem mais fácil e o sono vem de maneira natural.

5. ASMR

Você já deve ter ouvido falar da ASMR, que significa Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. Se trata de uma sensação prazerosa e relaxante obtida através de vídeos que contém barulhos, sussurros e movimentos leves. Essa prática é conhecida como ‘massagem cerebral’, e cada vez mais as pessoas estão praticando esse método, que tem a intenção de acalmar, melhorar a concentração e dar sono aos telespectadores. Nem todo mundo consegue obter o efeito da ASMT, mas aqueles que conseguem falam que há uma melhora imensa na insônia e na qualidade de sono.

rituais de sono
(Foto: Pexels)

Rituais de sono para o seu bebê

Pode ser uma tarefa difícil para as mamães fazerem seus bebês dormirem. Porém, se você conseguir transformar a massagem em rotina, ajudará a favorecer um sono tranquilo e profundo para o seu filho. Utilize óleos e hidratantes para peles sensíveis, se preferir.

 

Encontrando o momento adequado

 

  • Se ele estiver com fome ou se ele tiver acabado de se alimentar, esse não é o horário ideal para colocar o bebê para dormir. Faça a massagem relaxante no intervalo entre as refeições.
  • Após dar banho no bebê, você verá como ele ficará mais relaxado. Afinal, ele sentirá prazer em estar em contato com a água, ficando animado e receptivo. Massagens após o banho darão um relaxamento extra.
  • Se notar que o bebê está ficando irritado, durante uma brincadeira tranquila, esse é o momento ideal para massageá-lo, ajudando a baixar a intensa estimulação do seu sistema nervoso.

 

Fonte: Claudia, Huggies e Steal the look

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy