5 rituais de sono para combater a insônia e dormir tranquilamente

0 129

Muitas pessoas têm dificuldade em pegar no sono, e a famosa insônia tem sido cada vez mais frequente na nossa rotina, principalmente nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Relaxar e dormir bem tem sido um desafio quase impossível para a grande maioria, seja pelas nossas almas estarem angustiadas ou nossa saúde mental não estar boa. Por isso, se você está sofrendo com esse problema, confira 5 rituais de sono para contar carneirinhos à noite.

 

O que é ritual do sono?

É uma sequência de atividades tranquilas que a gente faz antes de dormir, sendo capaz de mudar o estado do cérebro de ‘alerta’ para ‘sonolento’. Esse ritual inclui banho, músicas relaxantes, bebidas calmantes e muito mais.

Por que a insônia faz mal?

 

  • Diminui a produtividade: se você não tem um sono reparador, sofrerá as consequências no dia seguinte, já que a qualidade de vida fica prejudicada. Alguns sintomas são cansaço, fadiga, sonolência, irritação e dor de cabeça, coisas que levam à baixa produtividade e falta de concentração.
  • Pode causar depressão: esse transtorno psíquico faz com que você durma mal, mas também tem o outro lado, que é quando a insônia crônica leva a depressão.
  • Contribui para aumento de peso: Quem fica mais tempo acordado, acaba comendo mais, então não dormir direito pode fazer com que você aumente de peso. A falta de sono adequado mexe com o sistema endócrino, que é o responsável por regular o metabolismo, fazendo com que a fome aumente durante o dia.
rituais de sono
(Foto: Pexels)

5 rituais de sono

 

1. Tente reduzir a ansiedade

É quase impossível não ficar ansiosa durante esse período tão conturbado, já que nossa cabeça vive cheia de preocupações e angústias, e por causa dessa inquietação, relaxar e desligar a mente para dormir fica difícil. Por isso, é importante fazermos de tudo para diminuir a ansiedade, seja praticando ioga, práticas de relaxamento guiadas e meditação. Essas atividades são certeiras e com certeza te ajudarão a dormir melhor.

2. Beba chás calmantes – rituais de sono

Essa dica de vó pode te ajudar e muito na tarefa de contar carneirinhos. Chás calmantes contribuem para uma boa noite de sono. Aposte na camomila, erva cidreira e erva doce, para dormir melhor. Leite morno também é uma ótima dica de bebida calmante, já que contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina.

rituais de sono
(Foto: Pexels)

3. Deixe o celular longe da cama – rituais de sono

É super comum mexermos no celular ou até colocar algo na TV antes de dormir. Porém, esse hábito pode ser extremamente prejudicial para a qualidade do sono. Se você sofre de insônia e pretende dormir melhor, se afaste dos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar. Mídias sociais e notificações em nosso celular é um gatilho enorme para a ansiedade e angústia, e se desligar disso antes de dormir pode ajudar a relaxar e a deixar a mente leve.

4. Associe a cama ao sono

Tente não praticar outras atividades na cama, como fazer refeições e trabalhar. A cama precisa ser restrita ao sono, pois quando nosso cérebro entende que a cama é o local de dormir, o processo fica bem mais fácil e o sono vem de maneira natural.

5. ASMR

Você já deve ter ouvido falar da ASMR, que significa Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. Se trata de uma sensação prazerosa e relaxante obtida através de vídeos que contém barulhos, sussurros e movimentos leves. Essa prática é conhecida como ‘massagem cerebral’, e cada vez mais as pessoas estão praticando esse método, que tem a intenção de acalmar, melhorar a concentração e dar sono aos telespectadores. Nem todo mundo consegue obter o efeito da ASMT, mas aqueles que conseguem falam que há uma melhora imensa na insônia e na qualidade de sono.

rituais de sono
(Foto: Pexels)

Rituais de sono para o seu bebê

Pode ser uma tarefa difícil para as mamães fazerem seus bebês dormirem. Porém, se você conseguir transformar a massagem em rotina, ajudará a favorecer um sono tranquilo e profundo para o seu filho. Utilize óleos e hidratantes para peles sensíveis, se preferir.

 

Encontrando o momento adequado

 

  • Se ele estiver com fome ou se ele tiver acabado de se alimentar, esse não é o horário ideal para colocar o bebê para dormir. Faça a massagem relaxante no intervalo entre as refeições.
  • Após dar banho no bebê, você verá como ele ficará mais relaxado. Afinal, ele sentirá prazer em estar em contato com a água, ficando animado e receptivo. Massagens após o banho darão um relaxamento extra.
  • Se notar que o bebê está ficando irritado, durante uma brincadeira tranquila, esse é o momento ideal para massageá-lo, ajudando a baixar a intensa estimulação do seu sistema nervoso.

 

Fonte: Claudia, Huggies e Steal the look

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy