Yoga para dormir pode te ajudar a ter uma noite de sono reparadora

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Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, não está tendo boas noites de sono. Mas, nesse post vamos mostrar como a yoga para dormir pode te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e, consequentemente, a sua saúde e produtividade durante o dia

Um estudo mostrou que durante a pandemia, os casos de insônia aumentaram muito. É claro que isso é totalmente normal, já que o momento que estamos vivendo pode causar incertezas, frustrações e ansiedade. Esse fenômeno, inclusive, ganhou um nome: “covid-sonia”. Pensando nisso, a prática da yoga para dormir pode ajudar muito!

A prática de yoga oferece muitos benefícios à saúde, tanto para o corpo físico, quanto para o mental. Isso porque, não só o corpo físico se mostra mais saudável e tonificado, como ficamos mais tranquilos e leves mental e emocionalmente. Além disso, existem os melhores momentos para praticar yoga, já que de manhã, o treino energiza e revigora. Enquanto a prática noturna procura desacelerar e relaxar a mente e os músculos.

 

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Vantagens da yoga para dormir

yoga para dormir
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Praticar a yoga para dormir pode trazer:

  • Concentração
  • Equilíbrio
  • Alongamento do corpo
  • Aliviar tensões da nuca, pescoço, ombros, coluna, etc.
  • Noites de sono mais revigorantes
  • Redução do estresse e ansiedade
  • Ajuda pessoas com insônia a dormir por mais tempo, adormecer mais rápido e voltar a dormir mais rapidamente, quando acordam no meio da noite.

 

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Como praticar yoga para dormir

Você sabia que alguns poucos minutos de prática já podem melhorar a qualidade do seu sono? Pois é! Por isso, não tem desculpa para não tirar um tempinho antes de dormir para praticar. Veja cinco posições da yoga para dormir para testar já!

Vaparita Karani – postura com as pernas na parede

yoga do sono
Imagem: Reprodução / Rakesh Yoga.

 

Em primeiro lugar, para relaxar o corpo e melhorar a circulação sanguínea, a postura Vaparita Karani é perfeita. Além disso, ela também ajuda com o inchaço de pernas cansadas, que causam desconforto e podem interferir no sono.

Para fazê-la, basta colocar as pernas levantadas e apoiadas em uma parede. Se preferir, pode colocar uma almofada sob a pélvis, ajudando a relaxar ainda mais. Permaneça na postura por algumas respirações profundas, ou durante um minuto completo.

Supta Matsyendrasana – torção deitada

Supta Matsyendrasana torção deitada
Imagem: Reprodução / AstroVed.

 

Em segundo lugar, essa postura da yoga para dormir ajuda a massagear os órgãos internos e a aliviar algumas dores nas costas.

Deite-se de costas e dobre os joelhos. Em seguida, inspire e, ao expirar, leve os dois joelhos para o lado direito. Mantenha os braços abertos na altura dos ombros. Lembre-se, também, de olhar para o lado oposto. Fique na postura por algumas respirações profundas e depois, repita do outro lado.

 

Balasana – postura da criança

balasana postura da criança
Imagem: Reprodução / Fitsri.

 

Apesar de ser super simples, a postura da criança ajuda a liberar a tensão dos ombros, costas e cabeça. Além disso, relaxa o sistema nervoso, ombros, barriga e a mente. Porém, se você tem problemas no joelho, essa posição não é indicada.

Para fazer a Balasana, basta sentar sob os joelhos e abri-los na distância dos ombros. Em seguida, caminhe suas mãos para a frente e, se possível, encoste a testa no chão. Fique durante algumas respirações. Se preferir, pode fechar os olhos.

Apanasana – joelho no peito

Apanasana
Imagem: Reprodução / Seasons Agency.

 

Essa posição é perfeita para massagear as costas e aliviar tensões. Para isso, basta deitar de barriga para cima, levar os joelhos em direção ao peito e abraçar as pernas. Deixe os pés, pernas e ombros relaxados e balance, lentamente, de um lado para o outro. Lembre-se de respirar profundamente e repita algumas vezes.

Savasana – postura do cadáver

savasana
Imagem: Reprodução / Well+Good.

 

Apesar do nome um pouco esquisito, essa postura não pode faltar na sua prática de yoga para dormir. Deite de barriga para cima, abra as pernas em uma distância um pouco maior que os ombros. Em seguida, mantenha os braços abertos e esticados ao lado do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Nesse momento, tire alguns minutos para observar a sua respiração e os efeitos da sua prática. Aliás, se quiser, pode aliar uma meditação nesse último momento da prática da sua yoga para dormir.

 

Melhores vídeos para praticar a yoga para dormir

Qual o melhor lugar para praticar a yoga do sono se não a sua cama? Por isso, todas as práticas sugeridas podem ser feitas nesse lugar confortável!

Camila Zen

Para quem procura uma prática simples e muito relaxante, este é o vídeo perfeito para você. Deite na sua cama, pegue um travesseiro e prepare-se para relaxar!

Pri Leite Yoga – yoga para dormir

 

Quem é mamãe sabe que as noites mal dormidas são frequentes. Essa prática simples e rápida pode te ajudar bastante a melhorar a qualidade do seu sono e, consequentemente, melhorar sua relação com seu bebê. Mesmo para quem não é mãe, essa prática de yoga do sono pode ajudar muito a aliviar a ansiedade.

Fernanda Yoga

Para quem procura uma prática de yoga do sono mais rapidinha, essa pode ajudar! Ela promete relaxar, ajudar a dormir mais rapidamente e oferecer um sono mais reparador. Por fim, ainda pode aliviar tensões e ansiedade.

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