Como dormir bem: dicas naturais para garantir noites de sono melhores

3

 

Para quem sofre com a insônia, dormir bem parece uma realidade distante. No entanto, com as dicas desse artigo você verá como uma boa noite de sono pode estar a seu alcance:

 

Qual a importância de dormir bem?

Como dormir bem e combater a insônia
Imagem: Onceit

Dormir bem é essencial por muitos aspectos.  Uma boa noite de sono é tão importante para a saúde quanto exercícios regulares e uma dieta saudável. De acordo com pesquisas conceituadas, o sono ruim tem efeitos negativos imediatos em seus hormônios, desempenho no exercício e função cerebral. Além disso, dormir mal também pode causar ganho de peso e aumentar o risco de doença em adultos e crianças.

No entanto, sabemos que uma boa noite de descanso pode ser difícil. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mais de 1/4 da população dos EUA relata que não dorme o suficiente. Também é sabido que a exposição constante a telas reduz a produção de melatonina, o hormônio natural do sono.

O que fazer para dormir bem?

Foto de cama confortável para dormir bem
Imagem: Pinterest

Agora que você já sabe da importância de uma boa noite de sono, hora de partir para a ação. A seguir, reunimos algumas dicas comprovadas pela ciência que vão garantir muitas horas bem dormidas:

Desenvolva uma rotina antes de dormir

 

O primeiro passo é fazer um esforço para criar uma rotina. Segundo a Clínica Mayo, alterar frequentemente os horários em que você dorme e acorda acaba por confundir o relógio biológico do corpo. Portanto, seguir uma programação regular, mesmo nos finais de semana e feriados, pode ajudá-lo a descansar tudo o que precisa.

Para criar uma rotina que funcione de fato, é fundamental preparar sua mente e corpo para dormir. Nesses casos, vale apostar em uma rotina relaxante para dormir que começa na mesma hora todas as noites. Por exemplo: tome um banho quente, ouça música suave, leia um livro ou faça outras atividades que o ajudem a relaxar. Isso indicará ao seu corpo que a hora de dormir está chegando e o ajudará a adormecer mais rapidamente e facilmente.

Aposte em remédios naturais para dormir bem e combater a insônia

 

Além disso, vale utilizar alguns truques como o óleo essencial de Lavanda. Devido às suas propriedades calmantes, ele é excelente para dormir melhor e deixa um cheirinho delicioso no quarto.

Se você é fã de chás, pode adicionar à sua rotina alguns calmantes naturais como a passiflora e também a camomila. Basta tomar uma xícara antes de ir para a cama e você logo sentirá os efeitos. Alguns fitoterápicos como Seakalm e Maracugina também prometem bons resultados no combate à insônia causada pela ansiedade.

No entanto, o suplemento natural mais famoso de todos é mesmo a melatonina. Hoje em dia é fácil encontrar as cápsulas na internet. Sem efeitos colaterais, a melatonina é a versão sintética do hormônio do sono produzido pelo nosso corpo. O indicado, por fim, é utilizar menores dosagens no começo.

Máscara de tecido para dormir bem
Grace Frank

Reduza a exposição à luz azul das telas de computadores e celulares

 

A exposição à luz durante o dia é benéfica, mas a exposição à luz noturna tem o efeito oposto. Novamente, isso se deve ao seu efeito no ritmo circadiano, fazendo com que seu cérebro pense que ainda é dia.

Por isso, expor-se constantemente as telas reduz os níveis de hormônios como a melatonina, que ajudam a relaxar e dormir profundamente. A luz azul – que dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores emitem em grandes quantidades – é a pior nesse sentido.

Hoje em dia os celulares já vem com a opção modo noturno, que deixa a tela mais amarelada. No computador, você pode instalar o programa gratuito F.Lux. Ele faz com que a cor da tela se adapte à hora do dia, quente à noite e brilhante como a luz do sol durante o dia.

Além dessas dicas, também vale a pena investir em um óculos que bloqueie a luz azul, em especial se você costuma usar eletrônicos para trabalho. A indicação, por fim, é eliminar qualquer exposição à luz azul por, no mínimo, 2 horas antes de dormir.

Meditação para dormir bem

como dormir bem 0000 Camada 5
Adairs 

Tanto a meditação quanto a oração são práticas muito difundidas para acalmar a mente e relaxar o corpo. Além disso, elas são especialmente benéficas para quem sofre com a insônia devido a ansiedade ou mesmo as preocupações excessivas.

De acordo com os especialistas, ambas atuam de modo semelhante no cérebro, pois focam a sua atenção para o momento presente. Enquanto na meditação você repousa a atenção na respiração, durante a oração você concentra todo o seu foco na repetição das palavras. Desse modo, a ansiedade se dissipa, uma vez que a atenção está focada.

Confira a meditação guiada para dormir bem, de autoria da Juliana Tamietti do canal Meditando.

 

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy