Como dormir bem: dicas naturais para garantir noites de sono melhores
Para quem sofre com a insônia, dormir bem parece uma realidade distante. No entanto, com as dicas desse artigo você verá como uma boa noite de sono pode estar a seu alcance:
Qual a importância de dormir bem?
Dormir bem é essencial por muitos aspectos. Uma boa noite de sono é tão importante para a saúde quanto exercícios regulares e uma dieta saudável. De acordo com pesquisas conceituadas, o sono ruim tem efeitos negativos imediatos em seus hormônios, desempenho no exercício e função cerebral. Além disso, dormir mal também pode causar ganho de peso e aumentar o risco de doença em adultos e crianças.
No entanto, sabemos que uma boa noite de descanso pode ser difícil. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), mais de 1/4 da população dos EUA relata que não dorme o suficiente. Também é sabido que a exposição constante a telas reduz a produção de melatonina, o hormônio natural do sono.
O que fazer para dormir bem?
Agora que você já sabe da importância de uma boa noite de sono, hora de partir para a ação. A seguir, reunimos algumas dicas comprovadas pela ciência que vão garantir muitas horas bem dormidas:
Desenvolva uma rotina antes de dormir
O primeiro passo é fazer um esforço para criar uma rotina. Segundo a Clínica Mayo, alterar frequentemente os horários em que você dorme e acorda acaba por confundir o relógio biológico do corpo. Portanto, seguir uma programação regular, mesmo nos finais de semana e feriados, pode ajudá-lo a descansar tudo o que precisa.
Para criar uma rotina que funcione de fato, é fundamental preparar sua mente e corpo para dormir. Nesses casos, vale apostar em uma rotina relaxante para dormir que começa na mesma hora todas as noites. Por exemplo: tome um banho quente, ouça música suave, leia um livro ou faça outras atividades que o ajudem a relaxar. Isso indicará ao seu corpo que a hora de dormir está chegando e o ajudará a adormecer mais rapidamente e facilmente.
Aposte em remédios naturais para dormir bem e combater a insônia
Além disso, vale utilizar alguns truques como o óleo essencial de Lavanda. Devido às suas propriedades calmantes, ele é excelente para dormir melhor e deixa um cheirinho delicioso no quarto.
Se você é fã de chás, pode adicionar à sua rotina alguns calmantes naturais como a passiflora e também a camomila. Basta tomar uma xícara antes de ir para a cama e você logo sentirá os efeitos. Alguns fitoterápicos como Seakalm e Maracugina também prometem bons resultados no combate à insônia causada pela ansiedade.
No entanto, o suplemento natural mais famoso de todos é mesmo a melatonina. Hoje em dia é fácil encontrar as cápsulas na internet. Sem efeitos colaterais, a melatonina é a versão sintética do hormônio do sono produzido pelo nosso corpo. O indicado, por fim, é utilizar menores dosagens no começo.
Reduza a exposição à luz azul das telas de computadores e celulares
A exposição à luz durante o dia é benéfica, mas a exposição à luz noturna tem o efeito oposto. Novamente, isso se deve ao seu efeito no ritmo circadiano, fazendo com que seu cérebro pense que ainda é dia.
Por isso, expor-se constantemente as telas reduz os níveis de hormônios como a melatonina, que ajudam a relaxar e dormir profundamente. A luz azul – que dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores emitem em grandes quantidades – é a pior nesse sentido.
Hoje em dia os celulares já vem com a opção modo noturno, que deixa a tela mais amarelada. No computador, você pode instalar o programa gratuito F.Lux. Ele faz com que a cor da tela se adapte à hora do dia, quente à noite e brilhante como a luz do sol durante o dia.
Além dessas dicas, também vale a pena investir em um óculos que bloqueie a luz azul, em especial se você costuma usar eletrônicos para trabalho. A indicação, por fim, é eliminar qualquer exposição à luz azul por, no mínimo, 2 horas antes de dormir.
Meditação para dormir bem
Tanto a meditação quanto a oração são práticas muito difundidas para acalmar a mente e relaxar o corpo. Além disso, elas são especialmente benéficas para quem sofre com a insônia devido a ansiedade ou mesmo as preocupações excessivas.
De acordo com os especialistas, ambas atuam de modo semelhante no cérebro, pois focam a sua atenção para o momento presente. Enquanto na meditação você repousa a atenção na respiração, durante a oração você concentra todo o seu foco na repetição das palavras. Desse modo, a ansiedade se dissipa, uma vez que a atenção está focada.
Confira a meditação guiada para dormir bem, de autoria da Juliana Tamietti do canal Meditando.