Mulungu: descubra os benefícios do chá que promete combater a ansiedade

Descubra todos os benefícios da planta medicinal e aprenda como consumir

1

Erythrina velutina, popularmente conhecido como mulungu ou canivete ou bico-de-papagaio se tornou popular por sua fama de combater a ansiedade e o estresse. É uma planta que serve tanto para fazer chá quanto na confecção de tamancos e brinquedos.

A árvore do mulungu é encontrada principalmente na caatinga, além disso, é vista em três estados São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É uma planta fácil de ser reconhecida, primeiro por sua altura, que pode chegar até 15 metros e por suas flores de cor vermelhas coral.

Árvore de mulungu
Árvore de mulungu (Foto: Giselda Person/G1)

Como consumir?

Em primeiro lugar, antes de consumir qualquer chá é importante consultar um médico e um nutricionista.

No entanto, há duas formas para o consumo, a mais comum, o chá que é feito a partir da casca da árvore. Mas também é consumida em cápsulas. A casca encontra-se em mercados ou casas de produtos naturais. Já a cápsula  em farmácias de manipulação.

Pode ser consumido até duas vezes ao dia, contudo, não beber o chá por mais de três dias seguidores. Já a capsula, confira as instruções do fabricante.

Atenção: As sementes da planta não devem ser consumidas por ser tóxica, dependendo da quantidade pode levar à morte.

Chá de mulungu
(Foto: Unsplash)

Benefícios

Como dissemos anteriormente, a planta tem fama de calmante e faz jus à reputação. Suas propriedades são: calmante, analgésica, anti-inflamatória e hipotensiva. Portanto, descubra posteriormente todos os benefícios que o consumo pode trazer.

  • Combate e alivia o estresse e a ansiedade;
  • Combate insônia e ajuda na qualidade do sono;
  • Reduz os sintomas de estresse pós-traumático;
  • Reduz a enxaqueca;
  • Ajuda no controle da pressão, por causa da sua propriedade hipotensiva;
  • Diminuí os sintomas de febre baixa.
Chá de mulungu
Chá de mulungu – Como consumir (Foto: Unsplash)

Contraindicação

Apesar de já termos comentado da importância de procurar um profissional da saúde para iniciar o consumo do chá, vale reforçar: não consuma a planta sem indicação médica. Além disso, há pessoas em que o consumo do mulungu não é indicado. Saiba se você está na lista.

  • Mulheres grávidas;
  • Lactantes;
  • Crianças;
  • Pessoas que tomam anti-hipertensivos ou antidepressivos.

Efeitos colaterais

O efeito colateral da planta é bem raro, mas pode ocorrer. Todavia, se sentir alguns desses sintomas, suspenda imediatamente o uso e procure um médico. O consumo pode causar sonolência, paralisias musculares e sedação.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Receitas

De antemão, a preparação do chá dessa planta medicinal é feito como qualquer outro chá comum. No entanto, se você não sabe como preparar, confira o passa a passo posteriormente.

Chá de mulungu como preparar
Chá de mulungu – aprenda o passo a passo da preparação (Foto: Unsplash)

Ingredientes

  • 6g de casca (se preferir mais fraco, coloque apenas 4g);
  • 150ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Primeiramente, coloque a água filtrada e a casca em um canecão. Deixe ferver por 15 minutos. Logo após o tempo indicado, apague o fogo e deixe descansar até ficar morno. Por fim, é só coar e consumir. Prefira não adoçar.

Outros chás

Existem inúmeros chás no mercado e cada um com um benefício diferente. Conheça alguns e descubra suas propriedades. Primeiramente conheça o Feno-grego. É um chá que aumenta a libido do homem, ajuda no tratamento da caspa e além disso, regula o intestino.

Outro bastante conhecido por sua capacidade de regular o intestino é o chá de sene. Entretanto, engana-se quem pensa que ele tem apenas esse benefício. O consumo do sene ajuda quem sofre com retenção de líquido e auxilia no emagrecimento.

Por fim, se você sofre com ansiedade, não deixe de conferir a seleção de chás que diminuem os sintomas. Entre eles estão: camomila, lavanda, melissa, valeriana e passiflora.

Fonte: G1 / Tua Saúde / R7

+ Água com limão: Descubra os benefícios desse shot poderoso

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy