Mulungu: descubra os benefícios do chá que promete combater a ansiedade

Descubra todos os benefícios da planta medicinal e aprenda como consumir

1 1.460

Erythrina velutina, popularmente conhecido como mulungu ou canivete ou bico-de-papagaio se tornou popular por sua fama de combater a ansiedade e o estresse. É uma planta que serve tanto para fazer chá quanto na confecção de tamancos e brinquedos.

A árvore do mulungu é encontrada principalmente na caatinga, além disso, é vista em três estados São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É uma planta fácil de ser reconhecida, primeiro por sua altura, que pode chegar até 15 metros e por suas flores de cor vermelhas coral.

Árvore de mulungu
Árvore de mulungu (Foto: Giselda Person/G1)

Como consumir?

Em primeiro lugar, antes de consumir qualquer chá é importante consultar um médico e um nutricionista.

No entanto, há duas formas para o consumo, a mais comum, o chá que é feito a partir da casca da árvore. Mas também é consumida em cápsulas. A casca encontra-se em mercados ou casas de produtos naturais. Já a cápsula  em farmácias de manipulação.

Pode ser consumido até duas vezes ao dia, contudo, não beber o chá por mais de três dias seguidores. Já a capsula, confira as instruções do fabricante.

Atenção: As sementes da planta não devem ser consumidas por ser tóxica, dependendo da quantidade pode levar à morte.

Chá de mulungu
(Foto: Unsplash)

Benefícios

Como dissemos anteriormente, a planta tem fama de calmante e faz jus à reputação. Suas propriedades são: calmante, analgésica, anti-inflamatória e hipotensiva. Portanto, descubra posteriormente todos os benefícios que o consumo pode trazer.

  • Combate e alivia o estresse e a ansiedade;
  • Combate insônia e ajuda na qualidade do sono;
  • Reduz os sintomas de estresse pós-traumático;
  • Reduz a enxaqueca;
  • Ajuda no controle da pressão, por causa da sua propriedade hipotensiva;
  • Diminuí os sintomas de febre baixa.
Chá de mulungu
Chá de mulungu – Como consumir (Foto: Unsplash)

Contraindicação

Apesar de já termos comentado da importância de procurar um profissional da saúde para iniciar o consumo do chá, vale reforçar: não consuma a planta sem indicação médica. Além disso, há pessoas em que o consumo do mulungu não é indicado. Saiba se você está na lista.

  • Mulheres grávidas;
  • Lactantes;
  • Crianças;
  • Pessoas que tomam anti-hipertensivos ou antidepressivos.

Efeitos colaterais

O efeito colateral da planta é bem raro, mas pode ocorrer. Todavia, se sentir alguns desses sintomas, suspenda imediatamente o uso e procure um médico. O consumo pode causar sonolência, paralisias musculares e sedação.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Receitas

De antemão, a preparação do chá dessa planta medicinal é feito como qualquer outro chá comum. No entanto, se você não sabe como preparar, confira o passa a passo posteriormente.

Chá de mulungu como preparar
Chá de mulungu – aprenda o passo a passo da preparação (Foto: Unsplash)

Ingredientes

  • 6g de casca (se preferir mais fraco, coloque apenas 4g);
  • 150ml de água filtrada.

Modo de preparo

  • Primeiramente, coloque a água filtrada e a casca em um canecão. Deixe ferver por 15 minutos. Logo após o tempo indicado, apague o fogo e deixe descansar até ficar morno. Por fim, é só coar e consumir. Prefira não adoçar.

Outros chás

Existem inúmeros chás no mercado e cada um com um benefício diferente. Conheça alguns e descubra suas propriedades. Primeiramente conheça o Feno-grego. É um chá que aumenta a libido do homem, ajuda no tratamento da caspa e além disso, regula o intestino.

Outro bastante conhecido por sua capacidade de regular o intestino é o chá de sene. Entretanto, engana-se quem pensa que ele tem apenas esse benefício. O consumo do sene ajuda quem sofre com retenção de líquido e auxilia no emagrecimento.

Por fim, se você sofre com ansiedade, não deixe de conferir a seleção de chás que diminuem os sintomas. Entre eles estão: camomila, lavanda, melissa, valeriana e passiflora.

Fonte: G1 / Tua Saúde / R7

+ Água com limão: Descubra os benefícios desse shot poderoso

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy