Feno-grego: Descubra os benefícios e saiba como consumir

1

Feno-grego é uma planta medicinal e também é popularmente conhecida como fenacho ou alforvas, entretanto, seu nome científico é Trigonella foenum-graecum. As sementes dessa planta têm inúmeros benefícios e encontra-se em três formas: pó, cápsula e semente.

Apesar de ser usado como medicinal, antigamente, a erva que é de origem árabe, era usada como especiarias para temperar alimentos.

Feno-grego semente
Semente de feno-grego (Foto: Pixabay) 

Propriedades e benefícios

É anti-inflamatória, antioxidante, digestiva, laxativa e afrodisíaca. Ou seja, suas propriedades contém diversos benefícios. Conheça posteriormente, tudo o que essa semente pode proporcionar.

Aumento da testosterona em homens – Libido

Nos homens, a erva ajuda no aumento da testosterona, que é o principal hormônio sexual masculino. Ou seja, auxilia no aumento da libido e melhora na performance sexual.

Sistema digestivo

Por melhorar o funcionamento digestivo, a erva pode auxilar no emagrecimento, já que elimina e previne o acumulo de impurezas no organismo. Além disso, é um inibidor de apetite. No entanto, também alivia os sintomas da gastrite e má digestão.

Auxilia no funcionamento do intestino 

Assim como ajuda no emagrecimento, a erva também ajuda quem sofre com intestino preso. Isso acontece por causa do seu poder laxativo.

Diminui o colesterol e glicose no sangue

A planta reduz os níveis do colesterol ruim, prevenindo diversas doenças cardíacas. Isso acontece devido a presença de galactomanana na erva. Além disso, por causa dessa fibra citada anteriormente, a planta auxilia na prevenção de diabetes, pois reduz o açúcar no sangue.

Tratamento capilar

Por fim, a erva também pode ser utilizada no tratamento capilar. Ela auxilia no controle das capas, quedas de cabelo e calvície.

Como usar

Agora que você já descobriu todos os benefícios que o feno-grego pode proporcionar, aprenda a usar.

Feno-grego chá
(Foto: Unsplash)

 

 

Chá de feno-grego

Em primeiro lugar, saiba que pode ser utilizado tanto a semente moída para o chá, quanto a folha. Além disso, pode ser consumido até duas vezes ao dia, mas em dias alternados.

  • Com a semente: Utilize uma xícara de água fria para duas colheres de chá de sementes. Reserve a mistura por três horas. Posteriormente, ferva a mistura e quando estiver morno, é só coar e por fim, consumir.
  • Com a folha: Utilize 400 ml de água para uma colher de sopa da folha. Ferva por 10 minutos. Logo depois tampe e deixe descansar por três minutos. Por fim, só consumir.

No cabelo

Como já citamos anteriormente, o chá do feno-grego trás benefícios ao cabelo. Ferva duas colheres de chá das sementes em uma xícara de água. Deixe ferver por 10 minutos. Por fim, quando estiver morno, faça compressa no couro cabeludo.

Na comida

No início, quando descoberta, usava-se para fazer comida. Ou seja, pode usar na preparação de pratos. Para isso, toste as sementes para retirar o gosto amargo, posteriormente moa. Se preferir, utilize no moedor igual de pimenta do reino, e é só moer na hora em que for usar. Pode temperar diversos pratos e é a gosto.

Em capsula

Por fim, se deseja consumir a capsula do feno-grego, siga as instruções do fabricante.

Quem pode consumir?

Se o seu intestino já é solto, evite o consumo, pois ele tem efeito laxante. Ou seja, pode causar gases e diarreia. Grávidas e lactantes e pessoas que tomam insulina, não consumir. Além disso, se tiver alguma reação adversa, suspender o consumo.

Para um melhor aproveitamento dos benefícios consulte um médico antes do consumo, mantenha uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos.

Fontes: Tua Saúde / Minha Vida / Loja Real Verde

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy