Lista de Festa Junina comidas Doces e Salgadas para a festa

Uma das festas mais esperadas pelo brasileiro é a Festa Junina. Essa celebração conta com diversos itens típicos, como fogueiras, quadrilha, trajes, decoração, brincadeiras e não pode faltar as comidas típicas que fazem tudo ser ainda melhor. Confira uma lista de festa junina comidas salgadas e doces simples e complete essa festança com o que há de melhor!

Lista de Festa Junina comidas Doces

Começando pela sobremesa para não perder tempo, afinal, a comilança é liberada na festa junina e não tem hora para comer doce ou salgado. Confira receitas para montar seu cardápio e adoçar a vida da galera:

1- Bolo de fubá – Lista de Festa Junina comidas Doces

O milho é um dos ingredientes mais tradicionais nas festas juninas e o fubá é uma farinha feita com ele. Foi trazida pelos portugueses ao Brasil e logo se incorporou no dia a dia dos brasileiros. Está no dia a dia e também nessa celebração cheia de gostosura.

Um bolo de fubá fofinho e delicioso porque esse clássico não pode ficar de fora da sua festa. Você vai precisar de 03 ovos, 3/4 xícara (chá) de óleo, 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 e 1/2 xícara (chá) de fubá, 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 500ml de leite e 01 colher (sopa) de fermento em pó.

2- Amendoim doce

Esse alimento é popular em todas as regiões do Brasil e não pode ficar de fora das festas juninas. O amendoim é consumido o ano todo e nesse época, a procura por doces feitos com ele aumentam muito.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tudo o que é feito com amendoim é a cara da festa junina, não é mesmo? Esse doce tem a crocância do amendoim e a doçura do chocolate. Perfeito para comer de mão cheia!

3- Paçoca – Lista de Festa Junina comidas Doces

Muito popular no estado de São Paulo, principalmente na região do Vale do Paraíba, a paçoca costuma ser consumida o ano todo, mas a procura é maior durante as festas juninas.

Essa paçoca rolha leva apenas 3 ingredientes e vai ser mais fácil fazer do que sair de casa para comprar. Com 500g de Amendoim Torrado, Sem Pele e Sem Sal, 270g de Açúcar Refinado (Em média 1 e 1/2 Xícara) e 1/2 Colher (Chá Rasa) de Sal, sua paçoca ficará pronta.

4- Pé-de-moleque – Lista de Festa Junina comidas Doces

O pé-de-moleque surgiu no século 16, com a chegada da cana-de-açúcar. É muito popular em Minas Gerais, o doce começou a ser produzido artesanalmente em 1930, mas todo o Brasil ama essa delícia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse é um clássico das Festas Juninas e não podia estar fora da lista. Usando apenas 1 lata de leite condensado, 500g de amendoim, 12 colheres rasas de açúcar e 2 colheres de manteiga você repete essa maravilha em casa.

5- Bolo de milho

O protagonista da festa junina vem com mais uma receita deliciosa para deixar seu arraiá mais saboroso. Como o amendoim, o milho é outro ingrediente facilmente associado a Festa Junina.

Um bolo fofinho e feito com milho de caixinha, é simples e perfeito para incrementar a sua lista. Com 4 ovos, 2 colheres (sopa) manteiga, 3 colheres (sopa) farinha de trigo, 1 lata de milho verde, 2 xícaras e meia de açúcar, 1 xícara de farinha de milho, 50 g de queijo parmesão, 1 litro de leite comum e 1 colher (sopa) fermento químico, você tem o sabor e maciez desse bolo.

6- Arroz-doce – Lista de Festa Junina comidas Doces

Trazido pelos portugueses, o arroz-doce se tornou muito popular nas famílias brasileiras. E para ficar com a cara do Brasil, ele ganhou a adição de leite condensado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As sobremesas do dia a dia também tem espaço na festa junina. Esse arroz-doce tem aquele gostinho especial de canela e vai deixar todo mundo aquecido na época mais fria do ano. Você vai precisar de: 1 Xícara de chá de arroz, 2 xícaras de chá de água quente, 4 xícaras de chá de leite, 1 vidro de leite de coco, 1 caixinha de creme de leite, 1 caixinha de leite condensado e canela em pó.

7- Pamonha doce assada – Lista de Festa Junina comidas Doces

A origem da pamonha é indígena e é um quitute mega tradicional nas casas brasileiras e nas festas juninas.

E tem como facilitar um dos doces mais trabalhosos que existem, a pamonha. Essa versão assada é feita no liquidificador e leva poucos processos para ficar pronta. Os ingredientes necessários são: 5 espigas de milho verde (+ou- 500g), 1 xícara ou 170g de açúcar, 1 xícara de leite (220ml), 1 colher (café) de sal, 2 colheres (sopa) ou 90g de manteiga ou margarina, 150g de queijo ralado, 1 refratário untado e forno pré aquecido a 200°.

8- Doce de abóbora

Uma mesa de festa junina precisa ser colorida, não é mesmo? E deixe que o doce de abóbora ajude nesse quesito.

Não é tão difícil como parece, o doce de abóbora vai 2,5kg de abóbora descascada, 1,5kg de açúcar cristal ou refinado, 1 pacote de coco ralado e cravo da índia a gosto. Perfeito para uma festa junina com muitos convidados. Não fica em formato de coração, mas vai ganhar o seu.

9- Canjica ou mungunzá – Lista de Festa Junina comidas Doces

Mais um prato indígena que se tornou parte das casas brasileiras e é ótima para a festa junina porque se come quentinha e aquece o estômago nos dias frios.

O mês junino pede por esse doce, então não pode faltar na sua festa. Com milho branco, você faz essa maravilha que é de dar água na boca. Você vai precisar de: 1 xícara (chá) de canjica de milho branca ou mugunzá 190 gramas, 2 xícaras (chá) de água fervendo 420 ml, 6 xícaras (chá) de água 1.260 ml, 1/2 xícara de coco ralado 40 gramas, 3/4 xícara (chá) de açúcar 135 gramas, 1 xícara (chá) de água 210 ml, 2 paus de canela, 10 cravinhos, 1 vidro de leite de coco 200 ml, 1 caixinha de creme de leite 200 gramas.

10- Curau – Lista de Festa Junina comidas Doces

Festa de São João não está completa se faltar curau, esse doce típico e que é feito com milho.

Para facilitar a receita do curão, essa versão é feita com milho de latinha. Não deixe esse doce típico de fora da sua festa junina. Você vai precisar de: 2 latas de milho verde, 340 gramas (170 gramas cada lata peso líquido), 1 xícara (chá) de leite condensado (280g), 1/2 xícara (chá) de creme de leite (110g), 1/2 xícara (chá) de água (110ml) e canela para polvilhar (opcional).

Lista de Festa Junina comidas Salgadas

Mas nem só de doce vive quem está se divertindo na festa junina. É preciso umas comidas salgadas para dar energia para dançar quadrilha. Confira algumas receitas que precisam estar na sua lista.

1- Milho cozido

O milho se tornou a estrela da Festa Junina desde seu começo no Brasil e além de ser gostoso comido cozido, também é a base dos mais diferentes preparos.

O que essa receita tem de fácil, ela tem de gostosa. E não dá pra imaginar uma festa junina sem milho cozido, não é mesmo? Você vai precisar de: 5 espigas de milho verde, 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher sopa de sal. Para prepará-lo, basta limpar e lavar as espigas, cortar ao meio e colocar na panela de pressão com os temperos. Deixar ferver por 15 minutos depois que começar a pressão.

2- Cachorro quente

Nas barracas do sul e sudeste, o cachorro quente é um quitute que marca presença e não pode faltar de jeito nenhum. O molho de cachorro quente é outra delícia que vem imediatamente na mente quando se pensa em festa junina. E para render mais e ficar mais gostoso, vale a pena cortar a salsicha em rodelas pequenas.

Para fazer o molho, você vai precisar de 13 salsichas cozidas, 2 colheres (sopa) de óleo de soja, 1 dente de alho, 1 cebola média, 1 tomate grande, 1 colher (sopa) de cheiro verde, 1 colher (sopa) de cebolinha, 1 sachê de molho de tomate, 1 sachê de água (340ml,) 1 colher (sopa) de mostarda e 1 colher (sopa) de ketchup.

 

3- Pipoca

Mais uma vez que o milho entra em cena e traz um preparo delicioso para abrilhantar sua festa.

Pipoca tem tudo a ver com festa junina porque é fácil, gostosa e ainda dá para decorar parecendo um milho. Essa receita é super gostosa porque dá um toque a mais de sabor a pipoca. Os ingrediantes são: 6 colheres sopa milho de pipoca estourado, 1 colher chá óleo, 4 colheres sopa manteiga, 1 colher sopa açúcar, 2 colheres chá curry e 1 colher chá sal.

4- Amendoim cozido

Talvez não seja muito comum em todos os lugares, mas o amendoim cozido é um patrimônio do estado de Sergipe e pode ser um diferencial na sua Festa Junina!

Uma forma diferente de comer amendoim e que fica uma delícia. Cozido e sequinho para deixar seus convidados no clima da festança. Cozinhe o amendoim com casca, limão e sal na pressão

5- Canjica salgada com calabresa

Nessa festa tem canjica salgada? Tem sim, sinhô! Confira essa receita deliciosa e que dá sustança pra galera dançar quadrilha até o sol raiar. Separe: 250 g de canjica,  um fio de óleo, 100g de bacon picado, 1 linguiça e meia de calabresa picada, 1 cebola picada, 4 dentes de alho picado, uma pitada de orégano, pimenta-do-reino, carne de porco a gosto, molho de tomate a gosto, água, uma pitada de sal, salsinha e cebolinha a gosto.

6- Pinhão cozido

No sul do país, o pinhão é muito tradicional e perfeito para comer nos dias frios.

E uma comida que só dá nessa época do ano, não pode ficar de fora da sua lista. Veja como fazer um pinhão molinho e sem muito trabalho para comer enquanto curte. Feito na panela de pressão, essa receita tem um truque com uma colher de açúcar.

7- Pamonha salgada

Aposte na variação da pamonha fazendo-a salgada e recheada.

Inove na pamonha salgada fazendo essa versão de liquidificador que é recheada e deliciosa. Você vai precisar de: 8 espigas de milho (1kg), 3 ovos, ½ xícara (chá) de leite, ½ xícara (chá) de óleo, 1 colher (chá) de sal, ½ xícara (chá) de farinha de trigo, salsinha a gosto, 1 gomo de linguiça calabresa em cubos, 100g de queijo parmesão ralado e 150g de queijo muçarela em cubos

8- Cuscuz

O cuscuz é um alimento que tem variações em todo Brasil e representa uma transformação de uma comida tipica africana.

Cuscuz é comida de São João, menine! Esse lanche de sucesso é feito com uma massa de base e você pode rechear do jeito que quiser. Uma maravilha, né? Para fazer seu cuscuz, utilize 2 xícaras de chá de flocão, 1 colher de chá de sal, 1 xícara de chá de água, carne de sol cozida e desfiada ou frango cozido e desfiado, queijo ralado e 1 ovo.

9- Caldo verde

E o frio que faz na época festa junina merece uma comidinha quente e saborosa.

Veja como fazer esse caldo verde de batata que vai ser perfeito para aquecer o estômago e o coração. Separe 2 colheres (sopa) de óleo,  2 dentes de alho, ½ cebola, 1kg de batata, 1 colher (chá) de sal, água suficiente para cobrir as batatas, ½ linguiça calabresa e 3 folhas de couve.

10- Enroladinho de salsicha com massa de pastel

Unindo duas coisas deliciosas: pastel e salscicha, você consegue um quitute simples e saboroso.

Mais uma receita com salsicha que é mega fácil e tem a cara dessa celebração. Além de óleo, você vai precisar de salsicha e massa de pastel. Fácil demais, né?

 

Agora que você já tem o cardápio da sua festa junina, só precisa se preocupar em cuidar da decoração e escolher seu traje para dançar quadrilha e curtir. Aprenda a montar um look perfeito que mistura ideias tradicionais e modernas e vai te deixar no clima da festança.

Comentários (0)
Comentar