Aprenda a montar looks de festa junina para aproveitar em 2021

Inspire-se em ideias tradicionais e básicas para o São João

A festa junina e a festa de São João acontecem no mês de junho, com início no dia 13 de junho e fim no dia 24, no dia do santo São João Batista. É uma festa tradicional brasileira e a maior comemoração acontece em Campina Grande, na Paraíba. Na festa junina, é comum roupas, comidas e brincadeiras típicas. Se você vai comorar a festa junina e está sem ideias de looks, veja as melhores inspirações para 2021.

Algumas peças são chaves para montar seu look junino, para as mulheres, o tradicional vestido de chita ganha espaço nas festas, noivas caipiras surgem e o xadrez toma conta da maioria dos looks usados no São João. Veja cada uma dessas peças e aprenda a montar o seu look, desde um tradicional até o básico.

Se você quer arrasar e se jogar com tudo na festa, opte pelas roupas tradicionais de festa junina, que são vestidos juninos. Inspire-se em algumas ideias:

Leia também: 28 ideias de maquiagem de São João feminina em 2021

Vestido de chita adulto e vestido de quadrilha

O vestido de quadrilha é chamado de chita e o nome deve-se ao fato do tecido que era usado antigamente para fabricar esse estilo de roupa. Segundo o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal, a chita é um tecido europeu, mas que demorou para ser introduzido no Brasil e era usado pela classe mais baixa, desde escravos e camponeses. Entretanto, se popularizou e é usado até hoje, para fazer vestido junino, cortinas e toalhas de mesa.

A chita é um tecido estampado com xadrez, flores pequenas, grandes e bem coloridas. É usado como retalho também para transformar looks comuns em looks de festa junina. Confira algumas ideias do vestido de chita e também vestido de quadrilha com outros tecidos, para se inspirar:

+ Bolo de festa junina: 10 receitas tradicionais e deliciosas

@sheilatuds

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

@larissamagalhaesfantasias
@larissamagalhaesfantasias
@larissamagalhaesfantasias
@vivimodaeacessorio
@larissamagalhaesfantasias
@japonesamt

Noiva junina

O vestido de noiva junino também é um sucesso para essa época do ano. Segundo o portal Brasil Escola, o casamento caipira é uma sátira ao casamento tradicional. Em que a moça engravidou e o pai dela foi atrás do rapaz e o fez casar obrigado. O rapaz que estava bêbado, se casa e juntos puxam a quadrilha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Com isso, virou uma tradição das festas juninas eleger um casal o posto de noivos.  E se você foi a escolhida ou será a noiva da festa junina, inspire-se em ideias de looks para aproveitar a festa de 2021:

@beatrizdsbraga
@juliamenino
@fabricade_fantasias
@silviagiacobbe
@camiss_oliveir
@isafantasias
@siilasmelo

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Looks de festa junina em 2021: cropped e saia

O cropped se tornou uma peça bem popular nos últimos dez anos. O que antes era usado no dia a dia apenas pelas celebridades, tomou conta das ruas e dos armários das mulheres, incluindo em looks de festa junina. O conjunto pode ser xadrez e ser de chita. O cropped é geralmente de mangas bufantes e a saia é rodada. Inspire-se em algumas ideias:

@fantasiasdeluxoatelie
@elannevanessa
@fantasiasdeluxoatelie
@fantasiasdeluxoatelie
@fantasiasdeluxoatelie

Como se vestir para uma festa junina simples?

Se você não quer usar os vestidos tradicionais e quer apostar em looks mais simples para a festa junina de 2021, esse tópico é para você. Nesse caso, usar peça xadrez no look já faz toda a diferença e você entrará no clima. O xadrez é um estampa tradicional do tecido de chita, que faz parte da tradição junina. Veja algumas ideias:

Vestido xadrez simples para festa junina:

@upmodasmg

Um vestido xadrez com sobreposição:

@fe.sramos

Se quiser, pode usar apenas uma peça com essa estampa:

@lojaninavalentina

Outra inspiração usando a saia xadrez:

@cedita_moda

Um cropped com sobreposição é simples e lindo:

@marcia.lcordeiro

O conjunto xadrez também faz sucesso nas festas juninas:

@befashion_06

Mais uma inspiração usando um vestidinho básico:

@camilafariasloja

Como se vestir para festa junina com blusa xadrez?

O xadrez é clássico e é uma estampa sem erro para curtir a festa junina. Portanto, se você tem essa peça no seu armário, saiba que não precisa de mais nada para entrar no clima de São João. Duas formas são as mais tradicionais do uso do xadrez na festa junina, com short e saia.

Se na cidade onde mora está muito frio nesta época, opte por colocar uma bota de cano alto ou abuse da meia-calça. Além disso, para deixar ainda mais caipira o look, você pode fazer amarrações diferentes e combinar com maquiagem típica da festa junina. Veja algumas ideias para se inspirar:

@gleicewislley
@closet_dasmariass
@charmosinhavm

@juliacurveloj
@gurgelconceito
@arielas_moda

Onde encontrar looks juninos?

Os vestidos de quadrilha são vendidos na internet em sites como Mercado Livre, mas você também pode encontrar para aluguel em loja de fantasias. O tecido de chita é barato, custando apenas 10 reais o metro, ou seja, se não encontrar o modelo que deseja, pode mandar para uma costureira fazer. Além de ser mais barato, ficará sob medida. Agora, se quiser colocar a mão na massa, veja esse vídeo tutorial que irá te ensinar a fazer sem muito esforço – e sem costura:

Comentários (0)
Comentar